/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino
The present work analyzes the contributions of disciplines Educational Psychology and Teaching Practice in teacher training courses, especially within the Degree in Computer and Informatics but also present a twining experience of these two disciplines, held from an extension project. The cho...
Autor principal: | CUNHA, Rafael da Silva da |
---|---|
Outros Autores: | RIBEIRO, Cynara Teixeira, SOARES, Alessandra Miranda Mendes |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936 |
id |
ir-2011-12936 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-129362023-08-30T14:54:36Z Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino CUNHA, Rafael da Silva da RIBEIRO, Cynara Teixeira SOARES, Alessandra Miranda Mendes Formação docente Interdisciplinaridade TICs Teacher training Interdisciplinarity ICTs The present work analyzes the contributions of disciplines Educational Psychology and Teaching Practice in teacher training courses, especially within the Degree in Computer and Informatics but also present a twining experience of these two disciplines, held from an extension project. The choice of the course is justified because it is recent in Brazil and commit to the training of future teachers for the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational process. The experience was the approach of undergraduates with the reality surrounding schools to the University, focusing on perceptions of how ICTs are articulated to the pedagogical practice for the further development of relevant workshops to institutional demands. Through this experience we glimpse pedagogical practices that contribute to the know-how and learning to teach from the actionreflection-action. O presente trabalho visa analisar as contribuições das disciplinas Psicologia da Educação e Prática de Ensino nos cursos de formação docente, especialmente no âmbito da Licenciatura em Computação e Informática (LCI), como também apresentar uma experiência de entrelaçamento destas duas disciplinas, realizada a partir de um projeto de extensão. A escolha da LCI justifica-se pelo fato de ser recente no Brasil e comprometer-se com a qualificação dos futuros professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo educativo. A experiência consistiu na aproximação de licenciandos com a realidade de escolas circunvizinhas à Universidade, com foco nas percepções de como as TICs estão articuladas à prática pedagógica para a posterior elaboração de oficinas pertinentes às demandas institucionais. Através desta experiência vislumbramos práticas pedagógicas capazes de contribuir para o saber-fazer e o aprender a ensinar a partir da açãoreflexão-ação. 2021-03-04T00:30:30Z 2021-03-04T00:30:30Z 2016-06 Artigo de Periódico CUNHA, Rafael da Silva da; RIBEIRO, Cynara Teixeira; SOARES, Alessandra Miranda Mendes. Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino. Margens, online, v. 10, n. 14, p. 44-59, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4248. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936 10.18542/rmi.v10i14.4248 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4248 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Formação docente Interdisciplinaridade TICs Teacher training Interdisciplinarity ICTs |
spellingShingle |
Formação docente Interdisciplinaridade TICs Teacher training Interdisciplinarity ICTs CUNHA, Rafael da Silva da Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino |
topic_facet |
Formação docente Interdisciplinaridade TICs Teacher training Interdisciplinarity ICTs |
description |
The present work analyzes the
contributions of disciplines Educational
Psychology and Teaching Practice in
teacher training courses, especially within
the Degree in Computer and Informatics
but also present a twining experience of
these two disciplines, held from an
extension project. The choice of the course
is justified because it is recent in Brazil
and commit to the training of future
teachers for the use of Information and
Communication Technologies (ICT) in the
educational process. The experience was
the approach of undergraduates with the reality surrounding schools to the
University, focusing on perceptions of
how ICTs are articulated to the
pedagogical practice for the further
development of relevant workshops to
institutional demands. Through this
experience we glimpse pedagogical
practices that contribute to the know-how
and learning to teach from the actionreflection-action. |
format |
Artigo |
author |
CUNHA, Rafael da Silva da |
author2 |
RIBEIRO, Cynara Teixeira SOARES, Alessandra Miranda Mendes |
author2Str |
RIBEIRO, Cynara Teixeira SOARES, Alessandra Miranda Mendes |
title |
Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino |
title_short |
Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino |
title_full |
Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino |
title_fullStr |
Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino |
title_full_unstemmed |
Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino |
title_sort |
reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936 |
_version_ |
1832605059568893952 |
score |
11.755432 |