Artigo

Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino

The present work analyzes the contributions of disciplines Educational Psychology and Teaching Practice in teacher training courses, especially within the Degree in Computer and Informatics but also present a twining experience of these two disciplines, held from an extension project. The cho...

ver descrição completa

Autor principal: CUNHA, Rafael da Silva da
Outros Autores: RIBEIRO, Cynara Teixeira, SOARES, Alessandra Miranda Mendes
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936
id ir-2011-12936
recordtype dspace
spelling ir-2011-129362023-08-30T14:54:36Z Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino CUNHA, Rafael da Silva da RIBEIRO, Cynara Teixeira SOARES, Alessandra Miranda Mendes Formação docente Interdisciplinaridade TICs Teacher training Interdisciplinarity ICTs The present work analyzes the contributions of disciplines Educational Psychology and Teaching Practice in teacher training courses, especially within the Degree in Computer and Informatics but also present a twining experience of these two disciplines, held from an extension project. The choice of the course is justified because it is recent in Brazil and commit to the training of future teachers for the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational process. The experience was the approach of undergraduates with the reality surrounding schools to the University, focusing on perceptions of how ICTs are articulated to the pedagogical practice for the further development of relevant workshops to institutional demands. Through this experience we glimpse pedagogical practices that contribute to the know-how and learning to teach from the actionreflection-action. O presente trabalho visa analisar as contribuições das disciplinas Psicologia da Educação e Prática de Ensino nos cursos de formação docente, especialmente no âmbito da Licenciatura em Computação e Informática (LCI), como também apresentar uma experiência de entrelaçamento destas duas disciplinas, realizada a partir de um projeto de extensão. A escolha da LCI justifica-se pelo fato de ser recente no Brasil e comprometer-se com a qualificação dos futuros professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo educativo. A experiência consistiu na aproximação de licenciandos com a realidade de escolas circunvizinhas à Universidade, com foco nas percepções de como as TICs estão articuladas à prática pedagógica para a posterior elaboração de oficinas pertinentes às demandas institucionais. Através desta experiência vislumbramos práticas pedagógicas capazes de contribuir para o saber-fazer e o aprender a ensinar a partir da açãoreflexão-ação. 2021-03-04T00:30:30Z 2021-03-04T00:30:30Z 2016-06 Artigo de Periódico CUNHA, Rafael da Silva da; RIBEIRO, Cynara Teixeira; SOARES, Alessandra Miranda Mendes. Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino. Margens, online, v. 10, n. 14, p. 44-59, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4248. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936 10.18542/rmi.v10i14.4248 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4248
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Formação docente
Interdisciplinaridade
TICs
Teacher training
Interdisciplinarity
ICTs
spellingShingle Formação docente
Interdisciplinaridade
TICs
Teacher training
Interdisciplinarity
ICTs
CUNHA, Rafael da Silva da
Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino
topic_facet Formação docente
Interdisciplinaridade
TICs
Teacher training
Interdisciplinarity
ICTs
description The present work analyzes the contributions of disciplines Educational Psychology and Teaching Practice in teacher training courses, especially within the Degree in Computer and Informatics but also present a twining experience of these two disciplines, held from an extension project. The choice of the course is justified because it is recent in Brazil and commit to the training of future teachers for the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational process. The experience was the approach of undergraduates with the reality surrounding schools to the University, focusing on perceptions of how ICTs are articulated to the pedagogical practice for the further development of relevant workshops to institutional demands. Through this experience we glimpse pedagogical practices that contribute to the know-how and learning to teach from the actionreflection-action.
format Artigo
author CUNHA, Rafael da Silva da
author2 RIBEIRO, Cynara Teixeira
SOARES, Alessandra Miranda Mendes
author2Str RIBEIRO, Cynara Teixeira
SOARES, Alessandra Miranda Mendes
title Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino
title_short Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino
title_full Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino
title_fullStr Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino
title_full_unstemmed Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino
title_sort reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936
_version_ 1832605059568893952
score 11.755432