/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré
The present work brings in its context the discussion about educating professors in the perspective of building teaching knowledge, which indicates the reflection about the pedagogical practice that nowadays needs to educate citizens with critical thinking, ready to assume their role in accord...
Autor principal: | RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13000 |
id |
ir-2011-13000 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-130002021-03-15T20:57:42Z OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho VELOSO, José Miguel Martins http://lattes.cnpq.br/3550143585946842 Metodologias ativas Formação de professores Ensino superior Oficina Active teaching-learning methodologies Professor training Higher education Workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM The present work brings in its context the discussion about educating professors in the perspective of building teaching knowledge, which indicates the reflection about the pedagogical practice that nowadays needs to educate citizens with critical thinking, ready to assume their role in accord with the needs of society. In this context, there are teaching practices based on different processes, entitled active methodologies, which aim to put students as the protagonists of their learning process, favoring autonomy development and collaborative learning. We therefore describe the steps taken to answer the focus-question that guided this dissertation: how can professors’ training, with an emphasis on active methodologies, contribute to reframe pedagogical practices of professors of the Amazonas State University (Universidade do Estado do Amazonas – UEA), in the Manicoré municipality? To do so, we elaborated the general objective of the research, which consisted in developing a professors’ training workshop to foster reflection on the teaching practice based on the principles of active methodologies in the Amazonas State University in Manicoré. To reach this goal, the theoretical basis of this work is based on the studies of Moran (2015), Freire (2006), Almeida (2005), Berbel (2011), Lucarelli (2000), and Zabalza (2004). The empirical basis, on the other hand, has a qualitative and exploratory approach, built with methodological procedures such as bibliographical research, participant observation (PERUZZO, 2017), specialists’ panel (PINHEIRO; FARIAS, ABE LIMA, 2013), data gathering, opinion analysis, product materialization and validation by the OficinAtiva: ways to innovate in class. Through the data collected, it became evident that professors did not yet know active teaching-learning methodologies and showed great interest in using them in their classes. Participating in the OficinAtiva allowed them to comprehend in practice the principles that guide these methodologies, which is a determining factor for them to give new meanings to their pedagogical actions and build knowledge in a diverse way. O presente trabalho traz em seu contexto a discussão sobre a formação de professores na perspectiva da construção dos saberes docentes, o que remete a reflexão sobre a prática pedagógica que na contemporaneidade educacional precisa formar cidadãos críticos que assumam seu papel em consonância com as exigências da sociedade. Nesse entendimento, temos práticas docentes embasadas em processos diferenciados, denominadas de metodologias ativas, que têm como objetivo principal colocar o aluno como protagonista de seu aprendizado, ao favorecer o desenvolvimento da autonomia e aquisição de conhecimento de forma colaborativa. Desse modo, descreveremos as etapas desenvolvidas para responder à questão-foco que norteou esta dissertação: como a formação de professores, com ênfase nas metodologias ativas, pode contribuir para ressignificar as práticas pedagógicas de docentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no município de Manicoré? Para tanto, elaboramos o objetivo geral, que consistia em desenvolver uma oficina de formação de professores voltada para a reflexão da prática docente a partir dos princípios das metodologias ativas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no município de Manicoré. No sentido de atingir o objetivo, o construto teórico foi referenciado em Moran (2015), Freire (2006), Almeida (2005), Berbel (2011), Lucarelli (2000) e Zabalza (2004). Por sua vez, o construto empírico, apresenta uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, a partir de procedimentos metodológicos que envolveram: pesquisa bibliográfica, participação observante (PERUZZO, 2017), painel de especialistas (PINHEIRO; FARIAS, ABE LIMA, 2013), coleta de dados, análise dos pareceres, materialização do produto e sua validação, por meio da realização da OficinAtiva: caminhos para inovar em sala de aula. A partir dos dados coletados percebemos que os docentes ainda não conheciam as metodologias ativas, bem como demonstraram grande interesse em utilizá-las em suas aulas. A participação na OficinAtiva lhes possibilitou a compreensão prática dos princípios que as norteiam, fator determinante para que ressignifiquem suas ações pedagógicas e possam construir saberes de maneira diversificada. 2021-03-15T20:54:57Z 2021-03-15T20:54:57Z 2020-03-12 Dissertação RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho. OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré. Orientador: José Miguel Martins Veloso. 2020. 256 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13000. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13000 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Metodologias ativas Formação de professores Ensino superior Oficina Active teaching-learning methodologies Professor training Higher education Workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Metodologias ativas Formação de professores Ensino superior Oficina Active teaching-learning methodologies Professor training Higher education Workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré |
topic_facet |
Metodologias ativas Formação de professores Ensino superior Oficina Active teaching-learning methodologies Professor training Higher education Workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The present work brings in its context the discussion about educating
professors in the perspective of building teaching knowledge, which indicates
the reflection about the pedagogical practice that nowadays needs to educate
citizens with critical thinking, ready to assume their role in accord with the
needs of society. In this context, there are teaching practices based on
different processes, entitled active methodologies, which aim to put students
as the protagonists of their learning process, favoring autonomy development
and collaborative learning. We therefore describe the steps taken to answer
the focus-question that guided this dissertation: how can professors’ training,
with an emphasis on active methodologies, contribute to reframe pedagogical
practices of professors of the Amazonas State University (Universidade do
Estado do Amazonas – UEA), in the Manicoré municipality? To do so, we
elaborated the general objective of the research, which consisted in developing
a professors’ training workshop to foster reflection on the teaching practice
based on the principles of active methodologies in the Amazonas State
University in Manicoré. To reach this goal, the theoretical basis of this work is
based on the studies of Moran (2015), Freire (2006), Almeida (2005), Berbel
(2011), Lucarelli (2000), and Zabalza (2004). The empirical basis, on the other
hand, has a qualitative and exploratory approach, built with methodological
procedures such as bibliographical research, participant observation
(PERUZZO, 2017), specialists’ panel (PINHEIRO; FARIAS, ABE LIMA, 2013), data
gathering, opinion analysis, product materialization and validation by the
OficinAtiva: ways to innovate in class. Through the data collected, it became
evident that professors did not yet know active teaching-learning
methodologies and showed great interest in using them in their classes.
Participating in the OficinAtiva allowed them to comprehend in practice the
principles that guide these methodologies, which is a determining factor for
them to give new meanings to their pedagogical actions and build knowledge
in a diverse way. |
author_additional |
VELOSO, José Miguel Martins |
author_additionalStr |
VELOSO, José Miguel Martins |
format |
Dissertação |
author |
RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho |
title |
OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré |
title_short |
OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré |
title_full |
OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré |
title_fullStr |
OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré |
title_full_unstemmed |
OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré |
title_sort |
oficinativa: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (uea), no município de manicoré |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13000 |
_version_ |
1832603857964761088 |
score |
11.755432 |