Dissertação

OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré

The present work brings in its context the discussion about educating professors in the perspective of building teaching knowledge, which indicates the reflection about the pedagogical practice that nowadays needs to educate citizens with critical thinking, ready to assume their role in accord...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13000
id ir-2011-13000
recordtype dspace
spelling ir-2011-130002021-03-15T20:57:42Z OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho VELOSO, José Miguel Martins http://lattes.cnpq.br/3550143585946842 Metodologias ativas Formação de professores Ensino superior Oficina Active teaching-learning methodologies Professor training Higher education Workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM The present work brings in its context the discussion about educating professors in the perspective of building teaching knowledge, which indicates the reflection about the pedagogical practice that nowadays needs to educate citizens with critical thinking, ready to assume their role in accord with the needs of society. In this context, there are teaching practices based on different processes, entitled active methodologies, which aim to put students as the protagonists of their learning process, favoring autonomy development and collaborative learning. We therefore describe the steps taken to answer the focus-question that guided this dissertation: how can professors’ training, with an emphasis on active methodologies, contribute to reframe pedagogical practices of professors of the Amazonas State University (Universidade do Estado do Amazonas – UEA), in the Manicoré municipality? To do so, we elaborated the general objective of the research, which consisted in developing a professors’ training workshop to foster reflection on the teaching practice based on the principles of active methodologies in the Amazonas State University in Manicoré. To reach this goal, the theoretical basis of this work is based on the studies of Moran (2015), Freire (2006), Almeida (2005), Berbel (2011), Lucarelli (2000), and Zabalza (2004). The empirical basis, on the other hand, has a qualitative and exploratory approach, built with methodological procedures such as bibliographical research, participant observation (PERUZZO, 2017), specialists’ panel (PINHEIRO; FARIAS, ABE LIMA, 2013), data gathering, opinion analysis, product materialization and validation by the OficinAtiva: ways to innovate in class. Through the data collected, it became evident that professors did not yet know active teaching-learning methodologies and showed great interest in using them in their classes. Participating in the OficinAtiva allowed them to comprehend in practice the principles that guide these methodologies, which is a determining factor for them to give new meanings to their pedagogical actions and build knowledge in a diverse way. O presente trabalho traz em seu contexto a discussão sobre a formação de professores na perspectiva da construção dos saberes docentes, o que remete a reflexão sobre a prática pedagógica que na contemporaneidade educacional precisa formar cidadãos críticos que assumam seu papel em consonância com as exigências da sociedade. Nesse entendimento, temos práticas docentes embasadas em processos diferenciados, denominadas de metodologias ativas, que têm como objetivo principal colocar o aluno como protagonista de seu aprendizado, ao favorecer o desenvolvimento da autonomia e aquisição de conhecimento de forma colaborativa. Desse modo, descreveremos as etapas desenvolvidas para responder à questão-foco que norteou esta dissertação: como a formação de professores, com ênfase nas metodologias ativas, pode contribuir para ressignificar as práticas pedagógicas de docentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no município de Manicoré? Para tanto, elaboramos o objetivo geral, que consistia em desenvolver uma oficina de formação de professores voltada para a reflexão da prática docente a partir dos princípios das metodologias ativas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no município de Manicoré. No sentido de atingir o objetivo, o construto teórico foi referenciado em Moran (2015), Freire (2006), Almeida (2005), Berbel (2011), Lucarelli (2000) e Zabalza (2004). Por sua vez, o construto empírico, apresenta uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, a partir de procedimentos metodológicos que envolveram: pesquisa bibliográfica, participação observante (PERUZZO, 2017), painel de especialistas (PINHEIRO; FARIAS, ABE LIMA, 2013), coleta de dados, análise dos pareceres, materialização do produto e sua validação, por meio da realização da OficinAtiva: caminhos para inovar em sala de aula. A partir dos dados coletados percebemos que os docentes ainda não conheciam as metodologias ativas, bem como demonstraram grande interesse em utilizá-las em suas aulas. A participação na OficinAtiva lhes possibilitou a compreensão prática dos princípios que as norteiam, fator determinante para que ressignifiquem suas ações pedagógicas e possam construir saberes de maneira diversificada. 2021-03-15T20:54:57Z 2021-03-15T20:54:57Z 2020-03-12 Dissertação RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho. OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré. Orientador: José Miguel Martins Veloso. 2020. 256 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13000. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13000 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Metodologias ativas
Formação de professores
Ensino superior
Oficina
Active teaching-learning methodologies
Professor training
Higher education
Workshop
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Metodologias ativas
Formação de professores
Ensino superior
Oficina
Active teaching-learning methodologies
Professor training
Higher education
Workshop
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho
OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré
topic_facet Metodologias ativas
Formação de professores
Ensino superior
Oficina
Active teaching-learning methodologies
Professor training
Higher education
Workshop
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
description The present work brings in its context the discussion about educating professors in the perspective of building teaching knowledge, which indicates the reflection about the pedagogical practice that nowadays needs to educate citizens with critical thinking, ready to assume their role in accord with the needs of society. In this context, there are teaching practices based on different processes, entitled active methodologies, which aim to put students as the protagonists of their learning process, favoring autonomy development and collaborative learning. We therefore describe the steps taken to answer the focus-question that guided this dissertation: how can professors’ training, with an emphasis on active methodologies, contribute to reframe pedagogical practices of professors of the Amazonas State University (Universidade do Estado do Amazonas – UEA), in the Manicoré municipality? To do so, we elaborated the general objective of the research, which consisted in developing a professors’ training workshop to foster reflection on the teaching practice based on the principles of active methodologies in the Amazonas State University in Manicoré. To reach this goal, the theoretical basis of this work is based on the studies of Moran (2015), Freire (2006), Almeida (2005), Berbel (2011), Lucarelli (2000), and Zabalza (2004). The empirical basis, on the other hand, has a qualitative and exploratory approach, built with methodological procedures such as bibliographical research, participant observation (PERUZZO, 2017), specialists’ panel (PINHEIRO; FARIAS, ABE LIMA, 2013), data gathering, opinion analysis, product materialization and validation by the OficinAtiva: ways to innovate in class. Through the data collected, it became evident that professors did not yet know active teaching-learning methodologies and showed great interest in using them in their classes. Participating in the OficinAtiva allowed them to comprehend in practice the principles that guide these methodologies, which is a determining factor for them to give new meanings to their pedagogical actions and build knowledge in a diverse way.
author_additional VELOSO, José Miguel Martins
author_additionalStr VELOSO, José Miguel Martins
format Dissertação
author RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho
title OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré
title_short OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré
title_full OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré
title_fullStr OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré
title_full_unstemmed OficinAtiva: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (UEA), no município de Manicoré
title_sort oficinativa: uma experiência formativa a partir dos princípios das metodologias ativas com docentes da universidade do estado do amazonas (uea), no município de manicoré
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13000
_version_ 1832603857964761088
score 11.755432