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Dissertação
Gamificação no ensino de ciências : perspectivas e desafios para os professores do ensino fundamental II em escolas públicas no município de Manaus-Am
Na contemporaneidade, o envolvimento com jogos, sejam eles de tabuleiro, cartas, consoles ou digitais, é comum entre as crianças, os jovens e os adultos. A gamificação, que incorpora elementos atrativos dos jogos, tem se destacado na educação. No âmbito escolar, desafios são lançados aos profe...
Autor principal: | Silva, Sávio Oliveira da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9213417924593290, https://orcid.org/0000-0003-3161-0613 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10306 |
Resumo: |
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Na contemporaneidade, o envolvimento com jogos, sejam eles de tabuleiro, cartas, consoles ou
digitais, é comum entre as crianças, os jovens e os adultos. A gamificação, que incorpora
elementos atrativos dos jogos, tem se destacado na educação. No âmbito escolar, desafios são
lançados aos professores para criarem estruturas de jogos em suas metodologias de ensino,
estimulando o interesse e o engajamento dos estudantes. No ensino de Ciências, a gamificação
oferece uma abordagem enriquecedora e dinâmica, promovendo a aprendizagem dos conteúdos
e do pensamento crítico. O objetivo é investigar a percepção dos professores de Ciências nos
Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a gamificação como recurso pedagógico. A pesquisa
apresenta-se como de natureza qualitativa. Como instrumentos utilizamos a revisão
bibliográfica e a aplicação de um questionário a partir da plataforma Google Forms. Na revisão,
foram encontrados 12 estudos, dentre artigos e dissertações, com um levantamento realizado
nas plataformas BDTD e CAPES. Por sua vez, a pesquisa adotou a abordagem de levantamento
(survey), com características descritivas e predominância de elementos qualitativos. O locus
recai sobre a cidade de Manaus, Amazonas, na coleta de respostas de 28 professores que atuam
com os conteúdos de Ciências em escolas públicas A análise dos dados adotou a técnica de
codificação e categorização de Bardin (2016). Nossos resultados enfatizam que o uso da
gamificação nas estratégias de ensino e aprendizagem favorece a motivação dos estudantes,
propiciando oportunidades formativas lúdicas, pautadas no trabalho colaborativo e crítico.
Contudo, muitos desafios estão envoltos nessa articulação, como a falta de estrutura das escolas,
a inexperiência dos docentes ao lidarem com as tecnologias no ensino, a desconcentração,
levando à perda do foco e frustração nas atividades desenvolvidas, dentre outros elementos.
Indicamos a importância da diversificação das metodologias de ensino e aprendizagem, a partir
do aumento dos investimentos públicos para a disponibilização de infraestrutura adequada,
formação continuada para a instrumentalização dos professores e difusão de metodologias
inovadoras na (re)organização dos currículos e avaliação do aproveitamento. A pesquisa
contribui para o entendimento das práticas pedagógicas no contexto de Tecnologias Digital de
Informação e Comunicação (TDIC) e gamificação no ensino de Ciências, favorecendo um
ensino crítico e pautado na mediação docente e na busca pela autonomia dos estudantes. |