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Artigo
A terra dos meninos pelados e o estado de exceção: um projeto estético graciliânico
Graciliano Ramos, canon author of Brazilian literature, is more recognized for his adult literary productions, such as “Vidas Secas”, “São Bernardo”, “Memórias do Cárcere”. However, Ramos also left to his readers, narratives aimed at children's audiences, such as “Histórias de Alexandre”, “A...
Autor principal: | BORGES, Lilliân Alves |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13111 |
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ir-2011-13111 |
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ir-2011-131112023-08-29T16:45:52Z A terra dos meninos pelados e o estado de exceção: um projeto estético graciliânico BORGES, Lilliân Alves A terra dos meninos pelados Projeto estético Estado de exceção Literatura brasileira Graciliano Ramos Aesthetic project Exception state Brazilian literature Graciliano Ramos, canon author of Brazilian literature, is more recognized for his adult literary productions, such as “Vidas Secas”, “São Bernardo”, “Memórias do Cárcere”. However, Ramos also left to his readers, narratives aimed at children's audiences, such as “Histórias de Alexandre”, “A terra dos meninos pelados”, “Pequena História da República”, and the short stories "Minsk" and "Luciana." Reflecting on how criticism has favored some of Graciliano Ramos' works in his analysis and leaving aside, especially, children's narratives, we have decided to ponder and think about the Graciliano Ramos aesthetic project and how this necessarily pervades all his literary productions and also as the analysis of an Exception State goes beyond the classical concept put forward by some theorists, such as Giorgio Agamben Graciliano Ramos, autor cânone da literatura brasileira, é mais reconhecido por suas produções literárias adultas, como Vidas Secas, São Bernardo, Memórias do Cárcere. Contudo, Ramos também deixou para seus leitores, narrativas destinadas ao público infantil, como Histórias de Alexandre, A terra dos meninos pelados, Pequena História da República, e os contos “Minsk” e “Luciana”. Refletindo sobre como a crítica vem privilegiando algumas obras de Graciliano Ramos em suas análises e deixando à margem, principalmente, as narrativas infantis, resolvemos ponderar e pensar o projeto estético graciliânico e como esse perpassa necessariamente todas as suas produções literárias e também como a análise de um Estado de exceção ultrapassa o conceito clássico exposto por alguns teóricos, como Giorgio Agamben. 2021-04-07T17:48:14Z 2021-04-07T17:48:14Z 2018-06 Artigo de Periódico BORGES, Liliân Alves. A terra dos meninos pelados e o estado de exceção: um projeto estético graciliânico. Margens, online, v. 12, n. 18, p. 26-37, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v12i18.7648. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13111. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13111 10.18542/rmi.v12i18.7648 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/7648 |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
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“Memórias do Cárcere”. However, Ramos
also left to his readers, narratives aimed at
children's audiences, such as “Histórias de
Alexandre”, “A terra dos meninos pelados”,
“Pequena História da República”, and the
short stories "Minsk" and "Luciana."
Reflecting on how criticism has favored
some of Graciliano Ramos' works in his
analysis and leaving aside, especially,
children's narratives, we have decided to
ponder and think about the Graciliano
Ramos aesthetic project and how this
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