Artigo

As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA

This work deals with gender relations and its interfaces with the land knowledge program, based on the concepts and principles of rural education, the fruit of the struggles of social movements, whose method is the pedagogy of alternation. The qualitative research was developed, in the School...

ver descrição completa

Autor principal: CHAVES, Paulo Emil Rodrigues
Outros Autores: SILVA, Lucielma Lobato
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116
id ir-2011-13116
recordtype dspace
spelling ir-2011-131162023-08-29T16:43:46Z As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA CHAVES, Paulo Emil Rodrigues SILVA, Lucielma Lobato Educação do campo Saberes da terra Relações de gênero Field education Land knowledge Gender relations This work deals with gender relations and its interfaces with the land knowledge program, based on the concepts and principles of rural education, the fruit of the struggles of social movements, whose method is the pedagogy of alternation. The qualitative research was developed, in the School Run-By the municipality of IgarapéMiri / Pa. The methodology used was a bibliographical research and the realization of semi-structured interviews with students, teachers of the program, to have a clipping of how such relationships are built in the school and family environment. These interviews showed that at school the same relations of submission and prejudice are reproduced, that over time women are submitted. Este trabalho trata das relações de gênero e suas interfaces com o programa Saberes da terra, fundamentado nos conceitos e princípios da educação do campo, fruto das lutas dos movimentos sociais, que tem como método a pedagogia da alternância. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida na Escola Corre-Mão, município de Igarapé-Miri-Pá. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa bibliográfica e à realização de entrevistas semiestruturadas com alunas, professores do programa, a fim de termos um recorte de como tais relações se constroem no ambiente escolar e familiar. Tais entrevistas mostraram que, na escola, são reproduzidas as mesmas relações de submissão e preconceito, sobre as quais, ao longo do tempo, as mulheres são submetidas 2021-04-07T17:53:49Z 2021-04-07T17:53:49Z 2018-12 Artigo de Periódico CHAVES, Paulo Emil Rodrigues; SILVA, Lucielma Lobato. As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA. Margens, online, v. 12, n. 19, p. 53-69, dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v12i19.7852. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116 10.18542/rmi.v12i19.7852 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/7852
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação do campo
Saberes da terra
Relações de gênero
Field education
Land knowledge
Gender relations
spellingShingle Educação do campo
Saberes da terra
Relações de gênero
Field education
Land knowledge
Gender relations
CHAVES, Paulo Emil Rodrigues
As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA
topic_facet Educação do campo
Saberes da terra
Relações de gênero
Field education
Land knowledge
Gender relations
description This work deals with gender relations and its interfaces with the land knowledge program, based on the concepts and principles of rural education, the fruit of the struggles of social movements, whose method is the pedagogy of alternation. The qualitative research was developed, in the School Run-By the municipality of IgarapéMiri / Pa. The methodology used was a bibliographical research and the realization of semi-structured interviews with students, teachers of the program, to have a clipping of how such relationships are built in the school and family environment. These interviews showed that at school the same relations of submission and prejudice are reproduced, that over time women are submitted.
format Artigo
author CHAVES, Paulo Emil Rodrigues
author2 SILVA, Lucielma Lobato
author2Str SILVA, Lucielma Lobato
title As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA
title_short As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA
title_full As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA
title_fullStr As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA
title_full_unstemmed As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA
title_sort as relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na escola corre-mão município de igarapé-miri/pa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116
_version_ 1832603503820800000
score 11.755432