/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA
This work deals with gender relations and its interfaces with the land knowledge program, based on the concepts and principles of rural education, the fruit of the struggles of social movements, whose method is the pedagogy of alternation. The qualitative research was developed, in the School...
Autor principal: | CHAVES, Paulo Emil Rodrigues |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, Lucielma Lobato |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116 |
id |
ir-2011-13116 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-131162023-08-29T16:43:46Z As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA CHAVES, Paulo Emil Rodrigues SILVA, Lucielma Lobato Educação do campo Saberes da terra Relações de gênero Field education Land knowledge Gender relations This work deals with gender relations and its interfaces with the land knowledge program, based on the concepts and principles of rural education, the fruit of the struggles of social movements, whose method is the pedagogy of alternation. The qualitative research was developed, in the School Run-By the municipality of IgarapéMiri / Pa. The methodology used was a bibliographical research and the realization of semi-structured interviews with students, teachers of the program, to have a clipping of how such relationships are built in the school and family environment. These interviews showed that at school the same relations of submission and prejudice are reproduced, that over time women are submitted. Este trabalho trata das relações de gênero e suas interfaces com o programa Saberes da terra, fundamentado nos conceitos e princípios da educação do campo, fruto das lutas dos movimentos sociais, que tem como método a pedagogia da alternância. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida na Escola Corre-Mão, município de Igarapé-Miri-Pá. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa bibliográfica e à realização de entrevistas semiestruturadas com alunas, professores do programa, a fim de termos um recorte de como tais relações se constroem no ambiente escolar e familiar. Tais entrevistas mostraram que, na escola, são reproduzidas as mesmas relações de submissão e preconceito, sobre as quais, ao longo do tempo, as mulheres são submetidas 2021-04-07T17:53:49Z 2021-04-07T17:53:49Z 2018-12 Artigo de Periódico CHAVES, Paulo Emil Rodrigues; SILVA, Lucielma Lobato. As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA. Margens, online, v. 12, n. 19, p. 53-69, dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v12i19.7852. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116 10.18542/rmi.v12i19.7852 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/7852 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação do campo Saberes da terra Relações de gênero Field education Land knowledge Gender relations |
spellingShingle |
Educação do campo Saberes da terra Relações de gênero Field education Land knowledge Gender relations CHAVES, Paulo Emil Rodrigues As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA |
topic_facet |
Educação do campo Saberes da terra Relações de gênero Field education Land knowledge Gender relations |
description |
This work deals with gender
relations and its interfaces with the land
knowledge program, based on the concepts
and principles of rural education, the fruit of
the struggles of social movements, whose
method is the pedagogy of alternation. The
qualitative research was developed, in the
School Run-By the municipality of IgarapéMiri / Pa. The methodology used was a
bibliographical research and the realization
of semi-structured interviews with students,
teachers of the program, to have a clipping
of how such relationships are built in the
school and family environment. These
interviews showed that at school the same
relations of submission and prejudice are
reproduced, that over time women are
submitted. |
format |
Artigo |
author |
CHAVES, Paulo Emil Rodrigues |
author2 |
SILVA, Lucielma Lobato |
author2Str |
SILVA, Lucielma Lobato |
title |
As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA |
title_short |
As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA |
title_full |
As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA |
title_fullStr |
As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA |
title_full_unstemmed |
As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA |
title_sort |
as relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na escola corre-mão município de igarapé-miri/pa |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116 |
_version_ |
1832603503820800000 |
score |
11.755432 |