/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar”
The current study was carried in the Marajoara Amazon, starting from the realization of the extension project “Literate to free”, from the Professor Ricardo Teixeira de Barros Library, from Marajó University Campus - Soure (UFPA), which proposed to develop reading as a literacy action for Young p...
Autor principal: | BRITO, Camila de Cássia |
---|---|
Outros Autores: | RIBEIRO, Karley dos Reis, NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13636 |
id |
ir-2011-13636 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-136362023-11-23T17:19:19Z A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar” BRITO, Camila de Cássia RIBEIRO, Karley dos Reis NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos Alfabetização Jovens e adultos Biblioteca – leitura Projetos de extensão Literacy Youth and adults Library - reading Extension projects The current study was carried in the Marajoara Amazon, starting from the realization of the extension project “Literate to free”, from the Professor Ricardo Teixeira de Barros Library, from Marajó University Campus - Soure (UFPA), which proposed to develop reading as a literacy action for Young people and adults away from school life. Reading can be understood as a technique for improving the individual cognitive capacity, being worked based on culture, daily life, memories and experiences and individual and collective experiences. Theoretically, this study is based on the ideas of Freire (1987,1989,1996,1997); Schwartz (2010); Loyal; Albuquerque and Morais (2010), Giubilei (2005); Leite (2013) and Gadotti; Romao (2011). Thus, questionnaire and observation were used as data collection techniques. Study is characterized as action research. The results showed that of the 27 participants in the project, 25 of them improved the practice of reading combined with the practice of 1 Mestranda – PPLSA (UFPA - 2019). Especialista em Gestão de Unidades de Informação (IPGC – 2017). Graduada em Biblioteconomia (UFPA – 2013). Bibliotecária – Documentalista (UFPA – Biblioteca Central) Help Desk do Portal de Periódicos da Capes - Região Norte. E-mail: camilacbrito@ufpa.br. 2 Mestrando – PPLSA (UFPA - 2019). Especialista em Tradução e interpretação do Inglês (FIBRA - 2015) Graduado em Pedagogia (FAEL - 2019). Graduado em Letras (UFPA-2012). Professor de Língua inglesa da Secretaria Municipal de Educação do Município de Salvaterra (Marajó – PA) e Coordenador do Curso de Idiomas na Marajó English School (MES). E-mail: karley@ufpa.br. 3 Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia e professora Adjunta da Universidade Federal do Pará Campus de BragançaPa. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia. E-mail:jdneves@ufpa.br. 174 NOVA REVISTA AMAZÔNICA - VOLUME IX - Nº 02 - JUNHO 2021 - ISSN: 2318-1346 writing and 2 of those, learned to read and write. Every action taken in favor of the community is extremely important for the educational scientific field as a whole and extension projects in different educational spaces are welcome as a practice of integration between the University and the academic and external community, providing significant experiences in the lives of these individuals. O presente estudo se constrói numa realidade amazônica marajoara, partindo da realização do Projeto de extensão “Alfabetizar para Libertar”, da Biblioteca Professor Ricardo Teixeira de Barros, do Campus Universitário do Marajó – Soure (UFPA), que propôs desenvolver a leitura como ação alfabetizadora para Jovens e Adultos afastados do cotidiano escolar. A leitura pode ser compreendida como técnica de aperfeiçoamento da capacidade cognitiva do indivíduo, sendo trabalhada com base na cultura, cotidiano, memórias e vivências e experiências individuais e coletivas. Teoricamente, este estudo se baseia nas ideias de Freire (1987,1989,1996,1997); Schwartz (2010); Leal; Albuquerque e Morais (2010), Giubilei (2005); Leite (2013) e Gadotti; Romao (2011). Por conseguinte, utilizam-se como técnicas de coleta de dados o questionário e a observação caracterizando este estudo como pesquisa- ação. Os resultados identificam que dos 27 participantes do projeto, 25 destes aperfeiçoaram seus conhecimentos de leitura aliada a prática da escrita e 2 daqueles, aprenderam a ler e a escrever. Toda ação praticada em prol da comunidade possui suma importância para o campo cientifico educacional como um todo e projetos de extensão em espaços educativos diferenciados, são bem vindos como prática de integração da Universidade com a comunidade acadêmica e externa proporcionando experiências significativas na vida desses indivíduos. UFPA - Universidade Federal do Pará 2021-10-20T16:38:24Z 2021-10-20T16:38:24Z 2021-06 Artigo de Periódico BRITO, Camila de Cássia; RIBEIRO, Karley dos Reis; NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos. A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar”. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 9, n. 2, p. 173-189, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i2.10677. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13636. Acesso em:. 2318-1346 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13636 10.18542/nra.v9i2.10677 por Nova Revista Amazônica Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/10677 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Alfabetização Jovens e adultos Biblioteca – leitura Projetos de extensão Literacy Youth and adults Library - reading Extension projects |
spellingShingle |
Alfabetização Jovens e adultos Biblioteca – leitura Projetos de extensão Literacy Youth and adults Library - reading Extension projects BRITO, Camila de Cássia A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar” |
topic_facet |
Alfabetização Jovens e adultos Biblioteca – leitura Projetos de extensão Literacy Youth and adults Library - reading Extension projects |
description |
The current study was carried in the Marajoara Amazon, starting from the realization of the extension
project “Literate to free”, from the Professor Ricardo Teixeira de Barros Library, from Marajó
University Campus - Soure (UFPA), which proposed to develop reading as a literacy action for Young
people and adults away from school life. Reading can be understood as a technique for improving the
individual cognitive capacity, being worked based on culture, daily life, memories and experiences and
individual and collective experiences. Theoretically, this study is based on the ideas of Freire
(1987,1989,1996,1997); Schwartz (2010); Loyal; Albuquerque and Morais (2010), Giubilei (2005);
Leite (2013) and Gadotti; Romao (2011). Thus, questionnaire and observation were used as data
collection techniques. Study is characterized as action research. The results showed that of the 27
participants in the project, 25 of them improved the practice of reading combined with the practice of
1 Mestranda – PPLSA (UFPA - 2019). Especialista em Gestão de Unidades de Informação (IPGC – 2017).
Graduada em Biblioteconomia (UFPA – 2013). Bibliotecária – Documentalista (UFPA – Biblioteca Central) Help
Desk do Portal de Periódicos da Capes - Região Norte. E-mail: camilacbrito@ufpa.br.
2 Mestrando – PPLSA (UFPA - 2019). Especialista em Tradução e interpretação do Inglês (FIBRA - 2015)
Graduado em Pedagogia (FAEL - 2019). Graduado em Letras (UFPA-2012). Professor de Língua inglesa da
Secretaria Municipal de Educação do Município de Salvaterra (Marajó – PA) e Coordenador do Curso de Idiomas
na Marajó English School (MES). E-mail: karley@ufpa.br.
3 Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação
Linguagens e Saberes da Amazônia e professora Adjunta da Universidade Federal do Pará Campus de BragançaPa. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa
de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia. E-mail:jdneves@ufpa.br.
174 NOVA REVISTA AMAZÔNICA - VOLUME IX - Nº 02 - JUNHO 2021 - ISSN: 2318-1346
writing and 2 of those, learned to read and write. Every action taken in favor of the community is
extremely important for the educational scientific field as a whole and extension projects in different
educational spaces are welcome as a practice of integration between the University and the academic
and external community, providing significant experiences in the lives of these individuals. |
format |
Artigo |
author |
BRITO, Camila de Cássia |
author2 |
RIBEIRO, Karley dos Reis NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos |
author2Str |
RIBEIRO, Karley dos Reis NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos |
title |
A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar” |
title_short |
A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar” |
title_full |
A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar” |
title_fullStr |
A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar” |
title_full_unstemmed |
A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar” |
title_sort |
biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar” |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13636 |
_version_ |
1787148822392078336 |
score |
11.755432 |