Dissertação

Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS

This dissertation presents an action research in the scope of citizen formation, based on the production and use of an educational product. Faced with the need for science education aimed at citizenship and ethical values applied to socio-environmental conflicts where there are influences of scie...

ver descrição completa

Autor principal: REIS JUNIOR, Nixon José da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13838
id ir-2011-13838
recordtype dspace
spelling ir-2011-138382023-08-31T21:51:49Z Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS REIS JUNIOR, Nixon José da Silva PESSOA, Wilton Rabelo http://lattes.cnpq.br/0244057330247829 https://orcid.org/0000-0002-9966-9585 Formação cidadã Material temático Separação de misturas Citizenship education Thematic material Separation of mixtures CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS This dissertation presents an action research in the scope of citizen formation, based on the production and use of an educational product. Faced with the need for science education aimed at citizenship and ethical values applied to socio-environmental conflicts where there are influences of scientific and technological factors, this research has as general objective to verify possible potential for citizenship education and the teaching of processes of separation of related mixtures to water treatment, from the application of thematic material produced by the researcher professor. The research has a qualitative nature and the results were organized from approaches to content analysis of textual productions of students and observations and reflections of the researcher teacher, who mediated the process in a dialogic way. The results show some contributions regarding the general objective, however the emergence of adversities and lack of student interaction during the application of thematic material allowed the emergence of new reflections on the planning, elaboration and application of a thematic material in the STS perspective. Essa dissertação apresenta uma pesquisa ação no âmbito da formação cidadã, baseando-se na produção e utilização de um produto educacional. Frente à necessidadede um ensino de ciências voltado à cidadania e valores éticos aplicados a conflitos socioambientais onde existem influências de fatores científicos e tecnológicos, essa pesquisa tem como objetivo geral verificar possíveis potencialidades para a formação cidadã e o ensino de processos de separação de misturas vinculadas ao tratamento de água, a partir da aplicação do material temático produzido pelo professor pesquisador. A pesquisa possui cunho qualitativo e os resultados foram organizados a partir de aproximações da análise de conteúdo das produções textuais dos alunos e de observações e reflexões do professor pesquisador, que mediou o processo de forma dialógica. Os resultados mostram algumas contribuições no que tange o objetivo geral, todavia o surgimento de adversidades e falta de interação dos alunos durante a aplicação do material temático possibilitou o surgimento de novas reflexões quanto ao planejamento, elaboração e aplicação de um material temático na perspectiva CTS. Colégio Aslan 2022-01-20T18:11:37Z 2022-01-20T18:11:37Z 2021-10-13 Dissertação REIS JUNIOR, Nixon José da Silva. Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS. Orientador: Prof. Dr. Wilton Rabelo Pessoa. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13838. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13838 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Formação cidadã
Material temático
Separação de misturas
Citizenship education
Thematic material
Separation of mixtures
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Formação cidadã
Material temático
Separação de misturas
Citizenship education
Thematic material
Separation of mixtures
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
REIS JUNIOR, Nixon José da Silva
Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS
topic_facet Formação cidadã
Material temático
Separação de misturas
Citizenship education
Thematic material
Separation of mixtures
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description This dissertation presents an action research in the scope of citizen formation, based on the production and use of an educational product. Faced with the need for science education aimed at citizenship and ethical values applied to socio-environmental conflicts where there are influences of scientific and technological factors, this research has as general objective to verify possible potential for citizenship education and the teaching of processes of separation of related mixtures to water treatment, from the application of thematic material produced by the researcher professor. The research has a qualitative nature and the results were organized from approaches to content analysis of textual productions of students and observations and reflections of the researcher teacher, who mediated the process in a dialogic way. The results show some contributions regarding the general objective, however the emergence of adversities and lack of student interaction during the application of thematic material allowed the emergence of new reflections on the planning, elaboration and application of a thematic material in the STS perspective.
author_additional PESSOA, Wilton Rabelo
author_additionalStr PESSOA, Wilton Rabelo
format Dissertação
author REIS JUNIOR, Nixon José da Silva
title Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS
title_short Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS
title_full Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS
title_fullStr Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS
title_full_unstemmed Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS
title_sort qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva cts
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13838
_version_ 1787148714803986432
score 11.674752