Artigo

As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)

The aim of the research was to identify how teachers position them selves in relation to teacher education policies and whether the training they have makes it possible to develop pedagogical practices that contemplate the reality of the schools in the field. This study occurred through a biblio...

ver descrição completa

Autor principal: MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
Outros Autores: FORMIGOSA, Marcos Marques, SOUZA, Adayane Silva de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14043
id ir-2011-14043
recordtype dspace
spelling ir-2011-140432023-08-29T14:57:18Z As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA) The policies of teacher training and the challenges in pedagogical doing in the school of the field of the municipality of Placas (PA) MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira FORMIGOSA, Marcos Marques SOUZA, Adayane Silva de Educação do campo Escolas multisseriadas Formação inicial Formação continuada Rural education Multiseriated schools Initial training Continuing education The aim of the research was to identify how teachers position them selves in relation to teacher education policies and whether the training they have makes it possible to develop pedagogical practices that contemplate the reality of the schools in the field. This study occurred through a bibliographic review and a field research in a municipal school, located on highway BR 230 – Transa mazônica, km 200, rural area of Placas (PA), where the director, the pedagogical coordinator and three teachers of the said school answered a questionnaire, and the data generated were analyzed from a qualitative perspective. The research points out that due to the lack of offer of courses for teachers in the field that contemplate their different contexts, there is the emergence of numerous obs tacles for this professional to develop a good work, thus affecting not only the professional quality, but the learning of the students of the field. In addition, we believe it is necessary to make some reflections about teacher education policies in the Brazilian scenario, because although we realize that there is a manifestation of intentions regarding the initial and continued training of teachers today, it is necessary to consider, in a special way, those who work in the schools of the field, as a way of having an effectively inclusive education for these subjects. O objetivo da pesquisa foi identificar como os professores se posi cionam em relação às políticas de formação dos docentes e se as formações que possuem possibilitam desenvolver práticas pedagógicas que contemplem a realidade das escolas do campo. Este estudo ocorreu mediante uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo em uma escola municipal, situada na Rodovia BR 230 – Transamazônica, km 200, área rural de Placas (PA), onde a diretora, a coordenadora pedagógica e três docentes da referida escola respon deram a um questionário, e os dados gerados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa aponta que devido à falta de oferta de cursos destina dos aos professores do campo que contemplem seus distintos contextos, há o surgimento de inúmeros entraves para esse profissional desenvolver um bom trabalho, afetando assim, não só a qualidade profissional, mas a aprendizagem dos estudantes do campo. Além disso, acreditamos ser necessário fazer algumas reflexões a respeito das políticas de formação de professores no cenário brasi leiro, pois embora percebamos que haja a manifestação de intenções quanto à formação inicial e continuada dos docentes na atualidade, é preciso considerar, de modo especial, aqueles que atuam nas escolas do campo, como forma de se ter uma educação efetivamente inclusiva para esses sujeitos. MILEO, I. S. O.; FORMIGOSA, M. M. Universidade Federal do Pará 2022-03-17T15:15:11Z 2022-03-17T15:15:11Z 2021-12 Artigo de Periódico MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FORMIGOSA, Marcos Marques; SOUZA, Adayane Silva de. As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA). Educação por Escrito, online, v. 12, n. 1, p. e41254, jan./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41254. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14043. Acesso em:. 2179-8435 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14043 10.15448/2179-8435.2021.1.41254 por Educação por Escrito Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil PUCRS https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/41254
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação do campo
Escolas multisseriadas
Formação inicial
Formação continuada
Rural education
Multiseriated schools
Initial training
Continuing education
spellingShingle Educação do campo
Escolas multisseriadas
Formação inicial
Formação continuada
Rural education
Multiseriated schools
Initial training
Continuing education
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)
topic_facet Educação do campo
Escolas multisseriadas
Formação inicial
Formação continuada
Rural education
Multiseriated schools
Initial training
Continuing education
description The aim of the research was to identify how teachers position them selves in relation to teacher education policies and whether the training they have makes it possible to develop pedagogical practices that contemplate the reality of the schools in the field. This study occurred through a bibliographic review and a field research in a municipal school, located on highway BR 230 – Transa mazônica, km 200, rural area of Placas (PA), where the director, the pedagogical coordinator and three teachers of the said school answered a questionnaire, and the data generated were analyzed from a qualitative perspective. The research points out that due to the lack of offer of courses for teachers in the field that contemplate their different contexts, there is the emergence of numerous obs tacles for this professional to develop a good work, thus affecting not only the professional quality, but the learning of the students of the field. In addition, we believe it is necessary to make some reflections about teacher education policies in the Brazilian scenario, because although we realize that there is a manifestation of intentions regarding the initial and continued training of teachers today, it is necessary to consider, in a special way, those who work in the schools of the field, as a way of having an effectively inclusive education for these subjects.
format Artigo
author MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
author2 FORMIGOSA, Marcos Marques
SOUZA, Adayane Silva de
author2Str FORMIGOSA, Marcos Marques
SOUZA, Adayane Silva de
title As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)
title_short As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)
title_full As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)
title_fullStr As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)
title_full_unstemmed As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)
title_sort as políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de placas (pa)
publisher Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14043
_version_ 1787147947803148288
score 11.753735