Artigo

Espetacularização da violência e a resistência na contística de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu

This article analyzes the spectacularization of violence and resistance found in Brazilian short stories produced after 1964, in two short stories A lingua do “P”, (1974) by Clarice Lispector, and Terça-feira Gorda (1982), by Caio Fernando Abreu. These productions come closer as they serve as an imp...

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Autor principal: FERREIRA, Rennan Willian Vasconcelos
Outros Autores: SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14068
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spelling ir-2011-140682023-08-29T14:52:28Z Espetacularização da violência e a resistência na contística de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu Spectacularization of violence and resistance in the contistic of Clarice Lispector and Caio Fernando Abreu FERREIRA, Rennan Willian Vasconcelos SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento Espetacularização da violência Resistência Conto Clarice Lispector Caio Fernando Abreu Spectacularization of violence Resistance Tale This article analyzes the spectacularization of violence and resistance found in Brazilian short stories produced after 1964, in two short stories A lingua do “P”, (1974) by Clarice Lispector, and Terça-feira Gorda (1982), by Caio Fernando Abreu. These productions come closer as they serve as an important mechanism for contesting, directly and/or indirectly, the dictatorial regime established in the country. We will take as theoretical foundation the studies of Alfredo Bosi (2002), Augusto Sarmento-Pantoja (2013) and Sandra Pesavento (2006), in an attempt to assimilate how the tales of such decades are intrinsically linked to a will to resist, conceiving the voices to the silenced by oppression and providing reflections on the coercive practices that led the individual to rethink their human condition. Este artigo analisa a espetacularização da violência e resistência encontrados na contística brasileira produzida pós-64, em dois contos A língua do “P”, (1974) de Clarice Lispector, e Terça-feira gorda (1982), de Caio Fernando Abreu,. Essas produções, se aproximam por servirem como um importante mecanismo de contestação, de forma direta e/ou indireta, ao regime ditatorial instaurado no país. Tomaremos como fundamentação teórica os estudos de Alfredo Bosi (2002), Augusto Sarmento-Pantoja (2013) e Sandra Pesavento (2006), na tentativa de assimilar como os contos de tais décadas estão atrelados intrinsicamente a uma vontade de resistir, concebendo as vozes aos silenciados pela opressão e proporcionando reflexões a respeito das práticas coercivas que levaram o indivíduo a repensar sua condição humana. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-03-28T14:29:51Z 2022-03-28T14:29:51Z 2021-06 Artigo de Periódico FERREIRA Rennan Willian Vasconcelos; SARMENTO-PANTOJA, Augusto. Espetacularização da violência e a resistência na contística de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu. Margens, online, v. 15, n. 24, p. 293-313, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10719. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14068. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14068 10.18542/mri.v15i24.10719 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10719
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
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