Artigo

Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem

The present study investigated the perception of students with a Degree in Mathematics about the use of Plickersapplication as a learning assessment tool from qualitative research configured as a participant, using questionnaires and participant observation as research techniques. The 11...

ver descrição completa

Autor principal: MARINHO, Karem Keyth de Oliveira
Outros Autores: NICOT, Yuri Expósito, SALES, Elielson Ribeiro de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Mato Grosso 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14388
id ir-2011-14388
recordtype dspace
spelling ir-2011-143882023-08-16T15:40:33Z Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem Perception of mathematics teachers in initialtraining on using Plickers app as an assessment learning tool MARINHO, Karem Keyth de Oliveira NICOT, Yuri Expósito SALES, Elielson Ribeiro de Educação matemática Tecnologias digitais Plickers Mathematics Education Digital technologies The present study investigated the perception of students with a Degree in Mathematics about the use of Plickersapplication as a learning assessment tool from qualitative research configured as a participant, using questionnaires and participant observation as research techniques. The 11 research subjects performed a formative evaluation using the application and, shortly after, evaluated it technically and pedagogically. The results showed the students' interest in using Plickers, in which they indicated little operational difficulties and, as the task was developed, adopted a critical-reflexive posture. We verified that Plickerscan be a relevant technological tool for Mathematics classes, and we realize that researches like these go beyond resource evaluation, contributing to the initial formation of teachers since they allow a critical look at the task performed,which in this study was focused on aspects about new evaluative possibilities of learning. O presente estudo investigou a percepção delicenciandos emMatemática sobredo uso do aplicativo Plickerscomo ferramenta avaliativa de aprendizagem a partir de uma pesquisa qualitativa configurada como participante, fazendo o uso dequestionários e observação participante. Os 11 sujeitosda pesquisa realizaram uma avaliação formativa utilizandoo aplicativo e, logo após,oavaliaramtécnica e pedagogicamente. Os resultados evidenciaramo interesse dos acadêmicos em utilizar o Plickers, na qual indicarampoucas dificuldades de operacionalização e,na medida em que a tarefa era desenvolvida, adotaram uma postura crítica-reflexiva. Verificamos que o Plickerspode se constituir em uma ferramenta tecnológica relevante para as aulas de Matemáticae percebemos que pesquisas como estasvão além da avaliação do recurso, contribuindo na formação inicial de professores, dado que possibilitam um olhar crítico diante da tarefa realizada, que neste estudo, estava voltadapara os aspectos acerca de novas possibilidades avaliativas da aprendizagem. SALES, E. R. Universidade Federal do Pará 2022-05-30T17:12:00Z 2022-05-30T17:12:00Z 2020-08 Artigo de Periódico MARINHO, Karem Keyth de Oliveira; NICOT, Yuri Expósito; SALES, Elielson Ribeiro de.Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 3, p. 362-381, maio / ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9359. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14388. Acesso em: . 2318-6674 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14388 10.26571/reamec.v7i3.9359 por REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Mato Grosso Brasil UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9359
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação matemática
Tecnologias digitais
Plickers
Mathematics Education
Digital technologies
spellingShingle Educação matemática
Tecnologias digitais
Plickers
Mathematics Education
Digital technologies
MARINHO, Karem Keyth de Oliveira
Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem
topic_facet Educação matemática
Tecnologias digitais
Plickers
Mathematics Education
Digital technologies
description The present study investigated the perception of students with a Degree in Mathematics about the use of Plickersapplication as a learning assessment tool from qualitative research configured as a participant, using questionnaires and participant observation as research techniques. The 11 research subjects performed a formative evaluation using the application and, shortly after, evaluated it technically and pedagogically. The results showed the students' interest in using Plickers, in which they indicated little operational difficulties and, as the task was developed, adopted a critical-reflexive posture. We verified that Plickerscan be a relevant technological tool for Mathematics classes, and we realize that researches like these go beyond resource evaluation, contributing to the initial formation of teachers since they allow a critical look at the task performed,which in this study was focused on aspects about new evaluative possibilities of learning.
format Artigo
author MARINHO, Karem Keyth de Oliveira
author2 NICOT, Yuri Expósito
SALES, Elielson Ribeiro de
author2Str NICOT, Yuri Expósito
SALES, Elielson Ribeiro de
title Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem
title_short Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem
title_full Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem
title_fullStr Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem
title_full_unstemmed Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem
title_sort percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem
publisher Universidade Federal de Mato Grosso
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14388
_version_ 1787147509663006720
score 11.755432