Artigo

Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental

The Problem Solving from the official documents and international , comes consolidating as important for the field of Mathematics Education. In this perspective, we aim analyze what are the senses attributed by mathematics teachers to Problem Solving. Regarding the theme, there are several focus...

ver descrição completa

Autor principal: FARIAS, Dione Barros
Outros Autores: LACERDA, Alan Gonçalves, FERREIRA, Robson dos Santos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Mato Grosso 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14559
id ir-2011-14559
recordtype dspace
spelling ir-2011-145592023-08-16T15:30:50Z Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental Problem solving: an analysis of the conceptions of mathematics teachers of fundamental teaching FARIAS, Dione Barros LACERDA, Alan Gonçalves FERREIRA, Robson dos Santos Resolução de problemas Concepções Ensino de Matemática Problem Solving Conceptions Mathematics teaching The Problem Solving from the official documents and international , comes consolidating as important for the field of Mathematics Education. In this perspective, we aim analyze what are the senses attributed by mathematics teachers to Problem Solving. Regarding the theme, there are several focuses and approaches, of which we highlight authors like Polya, Vila and Callejo, Onuchic and Allevato, Schoenfeld, among others, who we resort as theoretical support. An investigation was carried out with seven mathematics teachers from the city of Breves - PA, who responded a semi-structured interview. We observe what conceptions that teachers mobilize in relation to Problem Solving, and as they establish a relationship with knowledge about their pedagogical practices, concepts and ideas, change their professional practices. A Resolução de Problemas tem se mostrado presente nas recomendações de documentos oficiais nacionais e internacionais e se consolidado como fulcral para o campo da Educação Matemática. Nesta perspectiva, objetivamos, por meio desta pesquisa, analisar quais concepções são atribuídas por professores de matemática à Resolução de Problemas. Em relação à temática, vários são seus enfoques e abordagens, dos quais destacamos autores como Polya, Vila e Callejo, Onuchic e Allevato, Schoenfeld, dentre outros que recorremos como suporte teórico. A investigação foi realizada com sete professores de Matemática do município de Breves - PA, que participaram de uma entrevista semiestruturada. Observamos as concepções que os professores mobilizam em relação à Resolução de Problemas estabelecem relação aos seus conhecimentos sobre suas próprias práticas pedagógicas, que incluem crenças, conceitos e ideias, e que refletem e acarretam mudanças em suas práticas profissionais. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-08-01T16:01:09Z 2022-08-01T16:01:09Z 2020-12 Artigo de Periódico FARIAS, Dione Barros; LACERDA, Alan Gonçalves; FERREIRA, Robson dos Santos. Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 8, n. 3, p. 631-649, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10850. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14559. Acesso em:. 2318-6674 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14559 10.26571/reamec.v8i3.10850 por REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf application/epub+zip Universidade Federal de Mato Grosso Brasil UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10850
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Resolução de problemas
Concepções
Ensino de Matemática
Problem Solving
Conceptions
Mathematics teaching
spellingShingle Resolução de problemas
Concepções
Ensino de Matemática
Problem Solving
Conceptions
Mathematics teaching
FARIAS, Dione Barros
Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental
topic_facet Resolução de problemas
Concepções
Ensino de Matemática
Problem Solving
Conceptions
Mathematics teaching
description The Problem Solving from the official documents and international , comes consolidating as important for the field of Mathematics Education. In this perspective, we aim analyze what are the senses attributed by mathematics teachers to Problem Solving. Regarding the theme, there are several focuses and approaches, of which we highlight authors like Polya, Vila and Callejo, Onuchic and Allevato, Schoenfeld, among others, who we resort as theoretical support. An investigation was carried out with seven mathematics teachers from the city of Breves - PA, who responded a semi-structured interview. We observe what conceptions that teachers mobilize in relation to Problem Solving, and as they establish a relationship with knowledge about their pedagogical practices, concepts and ideas, change their professional practices.
format Artigo
author FARIAS, Dione Barros
author2 LACERDA, Alan Gonçalves
FERREIRA, Robson dos Santos
author2Str LACERDA, Alan Gonçalves
FERREIRA, Robson dos Santos
title Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental
title_short Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental
title_full Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental
title_fullStr Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental
title_full_unstemmed Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental
title_sort resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental
publisher Universidade Federal de Mato Grosso
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14559
_version_ 1787148794102546432
score 11.755432