/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental
The Problem Solving from the official documents and international , comes consolidating as important for the field of Mathematics Education. In this perspective, we aim analyze what are the senses attributed by mathematics teachers to Problem Solving. Regarding the theme, there are several focus...
Autor principal: | FARIAS, Dione Barros |
---|---|
Outros Autores: | LACERDA, Alan Gonçalves, FERREIRA, Robson dos Santos |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal de Mato Grosso
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14559 |
id |
ir-2011-14559 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-145592023-08-16T15:30:50Z Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental Problem solving: an analysis of the conceptions of mathematics teachers of fundamental teaching FARIAS, Dione Barros LACERDA, Alan Gonçalves FERREIRA, Robson dos Santos Resolução de problemas Concepções Ensino de Matemática Problem Solving Conceptions Mathematics teaching The Problem Solving from the official documents and international , comes consolidating as important for the field of Mathematics Education. In this perspective, we aim analyze what are the senses attributed by mathematics teachers to Problem Solving. Regarding the theme, there are several focuses and approaches, of which we highlight authors like Polya, Vila and Callejo, Onuchic and Allevato, Schoenfeld, among others, who we resort as theoretical support. An investigation was carried out with seven mathematics teachers from the city of Breves - PA, who responded a semi-structured interview. We observe what conceptions that teachers mobilize in relation to Problem Solving, and as they establish a relationship with knowledge about their pedagogical practices, concepts and ideas, change their professional practices. A Resolução de Problemas tem se mostrado presente nas recomendações de documentos oficiais nacionais e internacionais e se consolidado como fulcral para o campo da Educação Matemática. Nesta perspectiva, objetivamos, por meio desta pesquisa, analisar quais concepções são atribuídas por professores de matemática à Resolução de Problemas. Em relação à temática, vários são seus enfoques e abordagens, dos quais destacamos autores como Polya, Vila e Callejo, Onuchic e Allevato, Schoenfeld, dentre outros que recorremos como suporte teórico. A investigação foi realizada com sete professores de Matemática do município de Breves - PA, que participaram de uma entrevista semiestruturada. Observamos as concepções que os professores mobilizam em relação à Resolução de Problemas estabelecem relação aos seus conhecimentos sobre suas próprias práticas pedagógicas, que incluem crenças, conceitos e ideias, e que refletem e acarretam mudanças em suas práticas profissionais. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-08-01T16:01:09Z 2022-08-01T16:01:09Z 2020-12 Artigo de Periódico FARIAS, Dione Barros; LACERDA, Alan Gonçalves; FERREIRA, Robson dos Santos. Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 8, n. 3, p. 631-649, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10850. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14559. Acesso em:. 2318-6674 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14559 10.26571/reamec.v8i3.10850 por REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf application/epub+zip Universidade Federal de Mato Grosso Brasil UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10850 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Resolução de problemas Concepções Ensino de Matemática Problem Solving Conceptions Mathematics teaching |
spellingShingle |
Resolução de problemas Concepções Ensino de Matemática Problem Solving Conceptions Mathematics teaching FARIAS, Dione Barros Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental |
topic_facet |
Resolução de problemas Concepções Ensino de Matemática Problem Solving Conceptions Mathematics teaching |
description |
The Problem Solving from the official documents
and international , comes consolidating as important for the
field of Mathematics Education. In this perspective, we aim
analyze what are the senses attributed by mathematics teachers to
Problem Solving. Regarding the theme, there are several focuses
and approaches, of which we highlight authors like Polya, Vila
and Callejo, Onuchic and Allevato, Schoenfeld, among others,
who we resort as theoretical support. An investigation was carried
out with seven mathematics teachers from the city of Breves
- PA, who responded a semi-structured interview. We observe
what conceptions that teachers mobilize in relation to Problem
Solving, and as they establish a relationship with knowledge
about their pedagogical practices, concepts and ideas, change their
professional practices. |
format |
Artigo |
author |
FARIAS, Dione Barros |
author2 |
LACERDA, Alan Gonçalves FERREIRA, Robson dos Santos |
author2Str |
LACERDA, Alan Gonçalves FERREIRA, Robson dos Santos |
title |
Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental |
title_short |
Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental |
title_full |
Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental |
title_fullStr |
Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental |
title_sort |
resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14559 |
_version_ |
1787148794102546432 |
score |
11.755432 |