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Artigo
Mídia, intersubjetividade e quotidianidade: Etnografia das práticas comunicacionais em uma feira de Belém
This article describes an ethnographic research with the support of ethnomethodology held on a market in the city of Belém, Pará in two periods: the first one with nine months in 2011-12 and the other one with six months in 2015. Observing the communicational and cultural processes present in...
Autor principal: | CASTRO, Fábio Fonseca de |
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Outros Autores: | CASTRO, Marina Ramos Neves de |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14656 |
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ir-2011-14656 |
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ir-2011-146562022-08-26T12:46:04Z Mídia, intersubjetividade e quotidianidade: Etnografia das práticas comunicacionais em uma feira de Belém Media, intersubjetivity and everyday life: ethnography of communication practices at a fair in Belém CASTRO, Fábio Fonseca de CASTRO, Marina Ramos Neves de Intersubjetividade Tipificação Quotidiano Intersubjectivity Typification Everyday life Comunicação e Cultura This article describes an ethnographic research with the support of ethnomethodology held on a market in the city of Belém, Pará in two periods: the first one with nine months in 2011-12 and the other one with six months in 2015. Observing the communicational and cultural processes present in the social interactions present in this market, we try to describe the typifications (Schutz, 1967) that conforms intersubjectivity of social subjects who attend there. Along the way, we describes and discusses these typifications as social forms (Simmel, 1999; Simmel, 2006) of a banal everyday life (Heidegger, 1976, Heidegger, 1985; Heidegger 1992) and we seek to reflect on these typifications through Heidegger's notion of iddle talk (Gerede), understood as communication and cultural process accustomed to the banality of everyday life. O artigo descreve uma pesquisa etnográfica com apoio da etnometodologia realizada numa feira da cidade de Belém, Pará em dois momentos temporais: um com nove meses de duração em 2011-12 e outro com seis meses de duração, em 2015. Observando os processos comunicacionais e culturais presentes nas interações sociais dessa feira, procura-se descrever as tipificações (Schutz, 1967) que conforma a intersubjetividade dos sujeitos sociais que a frequentam. Nesse percurso, descreve-se e discute-se essas tipificações como a forma social (Simmel, 1999; Simmel, 2006) de uma quotidianidade banal (Heidegger, 1976; Heidegger, 1985; Heidegger 1992) e procura-se pensar nessas tipificações por meio da noção heideggeriana de falatório (Gerede), entendida enquanto processo comunicacional-cultural afeito à banalidade da vida quotidiana. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-08-26T12:02:08Z 2022-08-26T12:02:08Z 2017-06 Artigo de Evento CASTRO, Fábio Fonseca de; CASTRO, Marina Ramos Neves de. Mídia, intersubjetividade e quotidianidade: etnografia das práticas comunicacionais em uma feira de Belém. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 26., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14656. Acesso em:. 2236-4285 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14656 por Compós Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Brasil https://proceedings.science/compos/compos-2017/papers/midia--intersubjetividade-e-quotidianidade--etnografia-das-praticas-comunicacionais-em-uma-feira-de-belem# |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
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This article describes an ethnographic research with the support of
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nine months in 2011-12 and the other one with six months in 2015. Observing the
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social subjects who attend there. Along the way, we describes and discusses these typifications
as social forms (Simmel, 1999; Simmel, 2006) of a banal everyday life (Heidegger, 1976,
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