/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
The article analyzes the publicity promise offered by the consumer culture, highlighting the mediatization process of indigenous populations through the documentary “Os warriors of the forest”, which shows the sustainable experience of Huni-Kuin in Acre, of Paeter-Suruí in Rondônia, and the Ya...
Autor principal: | AMARAL FILHO, Otacílio |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661 |
id |
ir-2011-14661 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-146612022-08-26T13:08:46Z O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia Forest marketing: the advertising promise for indigenous peoples, traditional populations and new populations from the global world in the Amazon AMARAL FILHO, Otacílio Cultura Publicidade Amazônia Culture Publicity Amazon Comunicação e Cultura The article analyzes the publicity promise offered by the consumer culture, highlighting the mediatization process of indigenous populations through the documentary “Os warriors of the forest”, which shows the sustainable experience of Huni-Kuin in Acre, of Paeter-Suruí in Rondônia, and the Yanomami in Amazonas as a form of resistance in the fight against the invasion of their lands. The communication process based on visuality and visibility is evidenced, which allows the presentation of the culture of these populations in a spectacular way, driven by the discourse of sustainability that guides, to a large extent, environmental activism and new sociability in media spaces. O artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-08-26T12:02:18Z 2022-08-26T12:02:18Z 2020-06 Artigo de Evento AMARAL FILHO, Otacílio. O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:. 2236-4285 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661 por Compós Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Brasil https://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/o-marketing-da-floresta--a-promessa-publicitaria-para-as-populacoes-indigenas--populacoes-tradicionais-e-novas-populacoe# |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Cultura Publicidade Amazônia Culture Publicity Amazon Comunicação e Cultura |
spellingShingle |
Cultura Publicidade Amazônia Culture Publicity Amazon Comunicação e Cultura AMARAL FILHO, Otacílio O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
topic_facet |
Cultura Publicidade Amazônia Culture Publicity Amazon Comunicação e Cultura |
description |
The article analyzes the publicity promise offered by the consumer culture, highlighting
the mediatization process of indigenous populations through the documentary “Os
warriors of the forest”, which shows the sustainable experience of Huni-Kuin in Acre,
of Paeter-Suruí in Rondônia, and the Yanomami in Amazonas as a form of resistance
in the fight against the invasion of their lands. The communication process based on
visuality and visibility is evidenced, which allows the presentation of the culture of
these populations in a spectacular way, driven by the discourse of sustainability that
guides, to a large extent, environmental activism and new sociability in media spaces. |
format |
Artigo |
author |
AMARAL FILHO, Otacílio |
title |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
title_short |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
title_full |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
title_fullStr |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
title_full_unstemmed |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
title_sort |
o marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na amazônia |
publisher |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661 |
_version_ |
1787148512471810048 |
score |
11.755432 |