Artigo

O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia

The article analyzes the publicity promise offered by the consumer culture, highlighting the mediatization process of indigenous populations through the documentary “Os warriors of the forest”, which shows the sustainable experience of Huni-Kuin in Acre, of Paeter-Suruí in Rondônia, and the Ya...

ver descrição completa

Autor principal: AMARAL FILHO, Otacílio
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661
id ir-2011-14661
recordtype dspace
spelling ir-2011-146612022-08-26T13:08:46Z O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia Forest marketing: the advertising promise for indigenous peoples, traditional populations and new populations from the global world in the Amazon AMARAL FILHO, Otacílio Cultura Publicidade Amazônia Culture Publicity Amazon Comunicação e Cultura The article analyzes the publicity promise offered by the consumer culture, highlighting the mediatization process of indigenous populations through the documentary “Os warriors of the forest”, which shows the sustainable experience of Huni-Kuin in Acre, of Paeter-Suruí in Rondônia, and the Yanomami in Amazonas as a form of resistance in the fight against the invasion of their lands. The communication process based on visuality and visibility is evidenced, which allows the presentation of the culture of these populations in a spectacular way, driven by the discourse of sustainability that guides, to a large extent, environmental activism and new sociability in media spaces. O artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-08-26T12:02:18Z 2022-08-26T12:02:18Z 2020-06 Artigo de Evento AMARAL FILHO, Otacílio. O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:. 2236-4285 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661 por Compós Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Brasil https://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/o-marketing-da-floresta--a-promessa-publicitaria-para-as-populacoes-indigenas--populacoes-tradicionais-e-novas-populacoe#
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Cultura
Publicidade
Amazônia Culture
Publicity
Amazon
Comunicação e Cultura
spellingShingle Cultura
Publicidade
Amazônia Culture
Publicity
Amazon
Comunicação e Cultura
AMARAL FILHO, Otacílio
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
topic_facet Cultura
Publicidade
Amazônia Culture
Publicity
Amazon
Comunicação e Cultura
description The article analyzes the publicity promise offered by the consumer culture, highlighting the mediatization process of indigenous populations through the documentary “Os warriors of the forest”, which shows the sustainable experience of Huni-Kuin in Acre, of Paeter-Suruí in Rondônia, and the Yanomami in Amazonas as a form of resistance in the fight against the invasion of their lands. The communication process based on visuality and visibility is evidenced, which allows the presentation of the culture of these populations in a spectacular way, driven by the discourse of sustainability that guides, to a large extent, environmental activism and new sociability in media spaces.
format Artigo
author AMARAL FILHO, Otacílio
title O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
title_short O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
title_full O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
title_fullStr O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
title_full_unstemmed O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
title_sort o marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na amazônia
publisher Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661
_version_ 1787148512471810048
score 11.755432