Artigo

De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém

The article discusses the relationship between social representations and artistic representations, observing the receipt of two video clips, both thematising the periphery, by high school students from two schools in the outskirts of Belém (Brasil). We want to understand how a artistic represent...

ver descrição completa

Autor principal: CASTRO, Fábio Fonseca de
Outros Autores: FREITAS, Aline Meriane do Carmo de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Caxias do Sul 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14750
id ir-2011-14750
recordtype dspace
spelling ir-2011-147502023-11-27T14:23:12Z De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém Which one periphery are you talking about? From artistic representation to social representation of periphery on schools in Belém’s outskirts CASTRO, Fábio Fonseca de FREITAS, Aline Meriane do Carmo de Periferia Representações sociais Amazônia Intersubjetividade Periphery Social representations Amazon Intersubjectivity The article discusses the relationship between social representations and artistic representations, observing the receipt of two video clips, both thematising the periphery, by high school students from two schools in the outskirts of Belém (Brasil). We want to understand how a artistic representation contributes to conform a social representation on the social dialogic process and about the liminality between artistic representations and media representations. The objective is to understand the dynamic role of the central nucleus of the representations, structured, as demonstrated by observation, through the dialogical process inherent to the social experience. O artigo discute a relação entre representações artísticas e representações sociais, observando a recepção de dois videoclipes musicais, ambos tematizando a periferia, por alunos do Ensino Médio de duas escolas de periferia de Belém. Indaga-se de que maneira uma representação artística contribui para conformar uma representação social, sobre o processo dialógico estabelecido e sobre a liminaridade entre representações artísticas e representações midiáticas. Objetiva-se compreender o papel dinâmico do núcleo central das representações, estruturado, conforme demonstra a observação, por meio do processo dialógico inerente à experiência social. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-09-21T17:18:02Z 2022-09-21T17:18:02Z 2013-06 Artigo de Periódico CASTRO, Fábio Fonseca de; FREITAS, Aline Meriane do Carmo de. De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém. Conexão, online, v. 12, n. 23, p. 67-84, jan./jun. 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14750. Acesso em:. 2178-2687 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14750 por Conexão: Comunicação e Cultura Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Caxias do Sul Brasil UCS http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2268
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Periferia
Representações sociais
Amazônia
Intersubjetividade
Periphery
Social representations
Amazon
Intersubjectivity
spellingShingle Periferia
Representações sociais
Amazônia
Intersubjetividade
Periphery
Social representations
Amazon
Intersubjectivity
CASTRO, Fábio Fonseca de
De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém
topic_facet Periferia
Representações sociais
Amazônia
Intersubjetividade
Periphery
Social representations
Amazon
Intersubjectivity
description The article discusses the relationship between social representations and artistic representations, observing the receipt of two video clips, both thematising the periphery, by high school students from two schools in the outskirts of Belém (Brasil). We want to understand how a artistic representation contributes to conform a social representation on the social dialogic process and about the liminality between artistic representations and media representations. The objective is to understand the dynamic role of the central nucleus of the representations, structured, as demonstrated by observation, through the dialogical process inherent to the social experience.
format Artigo
author CASTRO, Fábio Fonseca de
author2 FREITAS, Aline Meriane do Carmo de
author2Str FREITAS, Aline Meriane do Carmo de
title De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém
title_short De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém
title_full De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém
title_fullStr De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém
title_full_unstemmed De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém
title_sort de que periferia estás falando? da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de belém
publisher Universidade Caxias do Sul
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14750
_version_ 1787149548889571328
score 11.653393