Dissertação

Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA

Thisresearch aimsto look into the educational experience of the CommunityRadio of the Municipality of Primavera-Pará as a didactic-pedagogical tool for the dissemination of educational contents in Science, contributing to the integral formation of 4th and 5th year students during the Covid-19 pand...

ver descrição completa

Autor principal: ALMEIDA, Jamilla de Nazaré de Oliveira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15374
id ir-2011-15374
recordtype dspace
spelling ir-2011-153742023-08-31T21:46:17Z Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA ALMEIDA, Jamilla de Nazaré de Oliveira SOUZA FILHO, Erasmo Borges de http://lattes.cnpq.br/5387951750537371 https://orcid.org/0000-0002-4092-7973 Ensino de ciências Ensino fundamental Pandemia Covid-19 Rádio comunitária Radio Community Radio Education Primavera community Pandemic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS Thisresearch aimsto look into the educational experience of the CommunityRadio of the Municipality of Primavera-Pará as a didactic-pedagogical tool for the dissemination of educational contents in Science, contributing to the integral formation of 4th and 5th year students during the Covid-19 pandemic. We approach the characteristics, themes and educational curriculum of the municipality as strategies and source of educational information on the contents of the referred discipline. Based on interviews with teachers, parents and students about radio and its role as a broadcaster of teaching and learning in this pandemic period, we sought to analyze the social context, marks, impacts and characteristics of this remote education. The main theoretical and methodological framework provides a brief review of the use of radio for education. We see the importance of radio for the Amazon, as well as for the Primavera community, even in a time of effervescence on the internet and social networks, with an emphasis on the relationship established between listeners and speaker teachers/students. The qualitative analysis also showed us that the school public is the one that most participates in the broadcasts, as well as the public of parents and teachers from other cities are also present, making us have new subsidies for the analysis of the current research context. Esta dissertação é o resultado da pesquisa que teve como objetivo refletir sobre o ensino de Ciências, a partir da experiência educativa com o projeto “A educação está no ar” da Secretaria Municipal de Educação, SEMED, veiculado por meio da Rádio Comunitária do Município de Primavera-PA, durante a pandemia de Covid-19, e o uso da rádio como um importante recurso pedagógico nesse contexto. Esse projeto foi desenvolvido com alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Antonia Cunha, do Município de Primavera, e envolveu toda a comunidade escolar. E foi a partir dessa experiência, que se formulou a seguinte questão de pesquisa: Qual o impacto para o ensino de Ciências, com a veiculação de conteúdos por meio da rádio comunitária “Regional FM”, e desta como um importante recurso pedagógico na ampliação dessa área de conhecimento para todo o município de Primavera, Pará, a partir da pandemia de Covid-19? Nesse sentido, a pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, com utilização da entrevista semiestruturada inicialmente com três alunos, e posteriormente por meio do grupo focal com os demais alunos participantes do projeto, assim como, extensiva aos pais e professores da Escola. Assim, este estudo tomou como referências a pesquisa qualitativa, referendada no estudo de caso, e com os seguintes autores: Bogdan e Biklen (2012); Freire (2014); Moraes e Galiazzi (2006); Krasilchik (1987) e Silva e Trivelato (2016). Como resultado da pesquisa, evidencia-se a importância do ensino de ciências para o Município, e para a Amazônia como um todo, por meio de um instrumento importante e de grande penetração na região, que é o rádio, assim como os recursos disponíveis da internet e das redes sociais locais. A efetivação desse recurso possibilitou a interação na relação estabelecida entre alunos, professores, pais e ouvintes da rádio comunitária, principalmente no período do ensino emergencial, ocasionado pela pandemia de Covid 19. Tal iniciativa se mostrou uma alternativa eficaz tanto para a Escola, quanto para o município de Primavera, pelo alcance da rádio, assim como o protagonismo dos alunos participantes no projeto de ciências com a rádio. Ao final da pesquisa, que teve como foco o ensino de ciências por meio do rádio, verificou-se a repercussão do projeto junto aos alunos, pais e professores, por ter sido uma experiência envolvente com essa área do conhecimento, uma vez que os textos utilizados no projeto, além de didáticos, também o foram desenvolvidos de forma lúdica, com uma linguagem acessível a todo público que acompanhou o programa “Educação está no ar”, enquanto esteve sendo transmitido, levando o conhecimento sobre ciências a lugares distantes. Assim, esta pesquisa evidencia a importância de ações e iniciativas inovadoras, que levem o conhecimento para além do muro da escola, envolvendo a comunidade escolar e os recursos disponíveis na comunidade, como nesse caso o uso da rádio comunitária como um importante recurso pedagógico. Como produto da pesquisa foi criado um blog para a divulgação de todo o projeto realizado, os programas de rádio que foram a ar, além de outros materiais ligados ao ensino de ciências que foram utilizados, e o roteiro para se desenvolver de forma semelhante essa atividade na escola, ressignificando-se assim o ensino de ciências, em propostas inovadoras. PREFEITURA MUNICIPAL DE PRIMAVERA, PA 2023-02-28T18:42:07Z 2023-02-28T18:42:07Z 2022-11-25 Dissertação ALMEIDA, Jamilla de Nazaré de Oliveira. Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA. Orientador: Prof. Dr. Erasmo Borges de Souza Filho. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15374. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15374 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de ciências
Ensino fundamental
Pandemia Covid-19
Rádio comunitária
Radio
Community Radio
Education
Primavera community
Pandemic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Ensino de ciências
Ensino fundamental
Pandemia Covid-19
Rádio comunitária
Radio
Community Radio
Education
Primavera community
Pandemic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ALMEIDA, Jamilla de Nazaré de Oliveira
Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA
topic_facet Ensino de ciências
Ensino fundamental
Pandemia Covid-19
Rádio comunitária
Radio
Community Radio
Education
Primavera community
Pandemic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description Thisresearch aimsto look into the educational experience of the CommunityRadio of the Municipality of Primavera-Pará as a didactic-pedagogical tool for the dissemination of educational contents in Science, contributing to the integral formation of 4th and 5th year students during the Covid-19 pandemic. We approach the characteristics, themes and educational curriculum of the municipality as strategies and source of educational information on the contents of the referred discipline. Based on interviews with teachers, parents and students about radio and its role as a broadcaster of teaching and learning in this pandemic period, we sought to analyze the social context, marks, impacts and characteristics of this remote education. The main theoretical and methodological framework provides a brief review of the use of radio for education. We see the importance of radio for the Amazon, as well as for the Primavera community, even in a time of effervescence on the internet and social networks, with an emphasis on the relationship established between listeners and speaker teachers/students. The qualitative analysis also showed us that the school public is the one that most participates in the broadcasts, as well as the public of parents and teachers from other cities are also present, making us have new subsidies for the analysis of the current research context.
author_additional SOUZA FILHO, Erasmo Borges de
author_additionalStr SOUZA FILHO, Erasmo Borges de
format Dissertação
author ALMEIDA, Jamilla de Nazaré de Oliveira
title Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA
title_short Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA
title_full Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA
title_fullStr Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA
title_full_unstemmed Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA
title_sort nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, pa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15374
_version_ 1787149352815296512
score 11.755432