/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História
This text deals with the steps taken towards a sociocultural cartography of the Jurunas neighborhood (Belém-Pará), according to the cognitive point of view of students from two classes of Fundamental Maior (8th and 9th Years), from Escola Vereador Gonçalo Duarte. Research / teaching strategy, mainly...
Autor principal: | CORRÊA, João Nazareno Pereira |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15465 |
id |
ir-2011-15465 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-154652023-04-15T15:06:37Z Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História CORRÊA, João Nazareno Pereira BASTOS, Carlos Augusto de Castro http://lattes.cnpq.br/5957760591235451 ProfHistória Ensino de História Cartografia Patrimônio cultural História local History teaching Cartography Cultural heritage Local history CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA ENSINO DE HISTÓRIA This text deals with the steps taken towards a sociocultural cartography of the Jurunas neighborhood (Belém-Pará), according to the cognitive point of view of students from two classes of Fundamental Maior (8th and 9th Years), from Escola Vereador Gonçalo Duarte. Research / teaching strategy, mainly, focused on moving elements of the local history of this urban space and its cultural heritage with the knowledge of school history, through the use and analysis of mental maps, textual productions and photographic records formulated by them subjects / students. The application of this mapping process or didactic sequence, emerged from the favorable meeting of my teaching experiences with the scientific theory of History Teaching, especially from the reflections emanating from the perspective of local history, the plural notion of heritage and important aspects of the field Cartography. That said, I can say that this research effort was able to glimpse the gestures that such students practice to territorialize the spaces in which they live and, with that, offered the possibility to unveil new scenarios of living heritage or in continuous movement of this southern region of the Capital of Pará. Este trabalho versa sobre os passos efetivados rumo a uma cartografia sociocultural do bairro do Jurunas (Belém-Pará), segundo o ponto de vista cognitivo dos estudantes de duas turmas do Fundamental Maior (8º e 9º Anos), da Escola Vereador Gonçalo Duarte. Esta estratégia de pesquisa/ensino está, sobretudo, focada a movimentar elementos da história local desse espaço urbano e de seu patrimônio cultural com os saberes da História escolar, por intermédio do uso e análise de mapas mentais, de produções textuais e de registros fotográficos formulados pelos sujeitos/discentes. A aplicação desse processo de mapeamento ou sequência didática, emergiu do encontro favorável das minhas experiências de ensino com a teoria científica do Ensino de História, em especial das reflexões emanadas da perspectiva da história local, da noção plural de patrimônio e de importantes vertentes do campo da Cartografia. Posto isto, posso adiantar que este esforço de pesquisa conseguiu vislumbrar os gestos que tais educandos praticam para territorializar os espaços em que vivem e, com isso, ofertou a possibilidade de descortinar novos cenários do patrimônio vivo ou em contínuo movimento desta região sul da Capital Paraense. 2023-04-05T23:19:01Z 2023-04-05T23:19:01Z 2020-12-03 Dissertação CORRÊA, João Nazareno Pereira. Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História. Orientador: Carlos Augusto de Castro Bastos. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15465. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15465 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
ProfHistória Ensino de História Cartografia Patrimônio cultural História local History teaching Cartography Cultural heritage Local history CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA ENSINO DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
ProfHistória Ensino de História Cartografia Patrimônio cultural História local History teaching Cartography Cultural heritage Local history CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA ENSINO DE HISTÓRIA CORRÊA, João Nazareno Pereira Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História |
topic_facet |
ProfHistória Ensino de História Cartografia Patrimônio cultural História local History teaching Cartography Cultural heritage Local history CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA ENSINO DE HISTÓRIA |
description |
This text deals with the steps taken towards a sociocultural cartography of the Jurunas neighborhood (Belém-Pará), according to the cognitive point of view of students from two classes of Fundamental Maior (8th and 9th Years), from Escola Vereador Gonçalo Duarte. Research / teaching strategy, mainly, focused on moving elements of the local history of this urban space and its cultural heritage with the knowledge of school history, through the use and analysis of mental maps, textual productions and photographic records formulated by them subjects / students. The application of this mapping process or didactic sequence, emerged from the favorable meeting of my teaching experiences with the scientific theory of History Teaching, especially from the reflections emanating from the perspective of local history, the plural notion of heritage and important aspects of the field Cartography. That said, I can say that this research effort was able to glimpse the gestures that such students practice to territorialize the spaces in which they live and, with that, offered the possibility to unveil new scenarios of living heritage or in continuous movement of this southern region of the Capital of Pará. |
author_additional |
BASTOS, Carlos Augusto de Castro |
author_additionalStr |
BASTOS, Carlos Augusto de Castro |
format |
Dissertação |
author |
CORRÊA, João Nazareno Pereira |
title |
Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História |
title_short |
Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História |
title_full |
Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História |
title_fullStr |
Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História |
title_full_unstemmed |
Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História |
title_sort |
cartografias do patrimônio cultural do bairro do jurunas (belém-pa): espaço, tempo e identidade no ensino de história |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15465 |
_version_ |
1787149109217460224 |
score |
11.755432 |