Dissertação

Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial

This dissertation aimed to discuss how the teaching of African History and Ethnic-Racial Diversity, prescribed by law 10639/03, has an important contribution to an anti-racist education. Thus, we mobilize, through the dialectical process between teaching and learning as pedagogical tools, knowledge...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Wilson Júnior Bastos da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15505
id ir-2011-15505
recordtype dspace
spelling ir-2011-155052023-04-15T15:12:36Z Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial SILVA, Wilson Júnior Bastos da SILVA, Wesley Garcia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 https://orcid.org/0000-0002-2734-5442 Ensino de História História da África Ancestralidade Memória Podcast Relações étnico-raciais History teaching History of Africa Ancestry Memory Griot technology Ethnic-Racial Relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA This dissertation aimed to discuss how the teaching of African History and Ethnic-Racial Diversity, prescribed by law 10639/03, has an important contribution to an anti-racist education. Thus, we mobilize, through the dialectical process between teaching and learning as pedagogical tools, knowledge that involved the ancestry that walks with memory and, as a means, the orality to work on the valorization of an identity linked to the African continent. For this, we searched through the interface between “Griot Technology” from ancestry and the orality technology of cyberspace podcast, to put our purpose into practice. Our studies were based on “Irmã Maria Angelica Dantas school”, in Paragominas, which in its Political Pedagogical Project includes the “Project Black is the Root of Freedom” for discussions on ethnic-racial relations. Esta dissertação teve por objetivo fazer uma discussão sobre como o ensino de História da África e a Diversidade Étnico-Racial, preconizadas pela lei 10639/03, tem uma importante contribuição para uma educação antirracista. Assim, mobilizamos através do processo dialético entre ensino e aprendizagem como ferramentas pedagógicas conhecimentos que envolveram a ancestralidade que caminha com memória e como meio a oralidade para trabalharmos a valorização de uma identidade ligada ao continente africano. Para isto, buscamos através da interface entre “Tecnologia Griot” advinda da ancestralidade e a tecnologia da oralidade do ciberespaço podcast colocarmos em prática nosso propósito. Tivemos como base de nossos estudos a Escola Irmã Maria Angélica Dantas, em Paragominas, que em seu Projeto Político Pedagógico é inserido o “Projeto Negro é a Raiz da Liberdade” para as discussões sobre as relações étnicos-raciais. Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Angélica Dantas 2023-04-11T18:32:15Z 2023-04-11T18:32:15Z 2021-12-22 Dissertação SILVA, Wilson Júnior Bastos da. Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15505. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15505 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de História
História da África
Ancestralidade
Memória
Podcast
Relações étnico-raciais
History teaching
History of Africa
Ancestry
Memory
Griot technology
Ethnic-Racial Relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle Ensino de História
História da África
Ancestralidade
Memória
Podcast
Relações étnico-raciais
History teaching
History of Africa
Ancestry
Memory
Griot technology
Ethnic-Racial Relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
SILVA, Wilson Júnior Bastos da
Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial
topic_facet Ensino de História
História da África
Ancestralidade
Memória
Podcast
Relações étnico-raciais
History teaching
History of Africa
Ancestry
Memory
Griot technology
Ethnic-Racial Relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
description This dissertation aimed to discuss how the teaching of African History and Ethnic-Racial Diversity, prescribed by law 10639/03, has an important contribution to an anti-racist education. Thus, we mobilize, through the dialectical process between teaching and learning as pedagogical tools, knowledge that involved the ancestry that walks with memory and, as a means, the orality to work on the valorization of an identity linked to the African continent. For this, we searched through the interface between “Griot Technology” from ancestry and the orality technology of cyberspace podcast, to put our purpose into practice. Our studies were based on “Irmã Maria Angelica Dantas school”, in Paragominas, which in its Political Pedagogical Project includes the “Project Black is the Root of Freedom” for discussions on ethnic-racial relations.
author_additional SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
author_additionalStr SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
format Dissertação
author SILVA, Wilson Júnior Bastos da
title Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial
title_short Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial
title_full Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial
title_fullStr Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial
title_full_unstemmed Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial
title_sort aprendendo história com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de história da África e da diversidade étnico-racial
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15505
_version_ 1787148398993866752
score 11.755432