/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança
This work is part of the field of historical education insofar as it is concerned with the results obtained in the training process of young people and adolescents, especially in what is related to the preparation for the exercise of what we define as active citizenship. In it, we provide a brief hi...
Autor principal: | LOBATO, Fernando José Rodrigues |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15514 |
id |
ir-2011-15514 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-155142023-04-15T15:14:53Z Fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança LOBATO, Fernando José Rodrigues LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto http://lattes.cnpq.br/0040917069487308 https://orcid.org/0000-0002-8396-0618 Ensino de História Didática de História Consciência histórica Democracia Direitos Humanos Cidadania ativa History teaching Didactics of History Historical consciousness Democracy Human Rights Active citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA This work is part of the field of historical education insofar as it is concerned with the results obtained in the training process of young people and adolescents, especially in what is related to the preparation for the exercise of what we define as active citizenship. In it, we provide a brief history of the role of the formal school in the process of inclusion of new generations in the cultural environment of each period. Taking as a reference what was positive about education in the Federal Constitution of 1988 and in Law 9,394/1996 (Law of Guidelines and Bases of National Education), we elaborated and carried out a qualitative research with students entering the integrated high school courses of the IFPA Campus Bragança in order to observe and analyze their citizenship formation. In addition to this citizenship education, we also seek to observe and analyze some elements present in the historical awareness of these students, given the intention to develop methodologies in order to make historical learning more meaningful and capable of providing temporal guidance for students. Este trabalho se insere no campo da educação histórica na medida em que está preocupado com os resultados obtidos no processo de formação dos jovens e adolescentes, especialmente naquilo que se relaciona com o preparo para o exercício do que definimos como cidadania ativa. Nele, fazemos um breve histórico do papel da escola formal no processo de inclusão das novas gerações no ambiente cultural de cada época. Tendo como referência o que foi positivado sobre a educação na Constituição Federal de 1988 e na Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), elaboramos e executamos uma pesquisa de caráter qualitativo com discentes ingressantes nos cursos de ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança com o fim de observar e analisar a formação cidadã dos mesmos. Além dessa formação cidadã, buscamos também observar e analisar alguns elementos presentes na consciência histórica desses discentes, haja vista a pretensão de elaboração de metodologias com o fim de tornar o aprendizado histórico mais significativo e capaz de proporcionar orientação temporal para os educandos. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2023-04-12T19:45:25Z 2023-04-12T19:45:25Z 2021-12-20 Dissertação LOBATO, Fernando José Rodrigues. Fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança. Orientadora: Maria Roseane Corrêa Pinto Lima. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15514. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15514 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Ensino de História Didática de História Consciência histórica Democracia Direitos Humanos Cidadania ativa History teaching Didactics of History Historical consciousness Democracy Human Rights Active citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
Ensino de História Didática de História Consciência histórica Democracia Direitos Humanos Cidadania ativa History teaching Didactics of History Historical consciousness Democracy Human Rights Active citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA LOBATO, Fernando José Rodrigues Fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança |
topic_facet |
Ensino de História Didática de História Consciência histórica Democracia Direitos Humanos Cidadania ativa History teaching Didactics of History Historical consciousness Democracy Human Rights Active citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA |
description |
This work is part of the field of historical education insofar as it is concerned with the results obtained in the training process of young people and adolescents, especially in what is related to the preparation for the exercise of what we define as active citizenship. In it, we provide a brief history of the role of the formal school in the process of inclusion of new generations in the cultural environment of each period. Taking as a reference what was positive about education in the Federal Constitution of 1988 and in Law 9,394/1996 (Law of Guidelines and Bases of National Education), we elaborated and carried out a qualitative research with students entering the integrated high school courses of the IFPA Campus Bragança in order to observe and analyze their citizenship formation. In addition to this citizenship education, we also seek to observe and analyze some elements present in the historical awareness of these students, given the intention to develop methodologies in order to make historical learning more meaningful and capable of providing temporal guidance for students. |
author_additional |
LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto |
author_additionalStr |
LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto |
format |
Dissertação |
author |
LOBATO, Fernando José Rodrigues |
title |
Fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança |
title_short |
Fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança |
title_full |
Fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança |
title_fullStr |
Fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança |
title_full_unstemmed |
Fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança |
title_sort |
fotografia colorida em 5 x 7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do ifpa campus bragança |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15514 |
_version_ |
1787147490006401024 |
score |
11.674684 |