Tese

Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências

This research is motivated by concerns from my first teaching experiences, still in my undergraduate studies, which persist to accompany me even in the present time. As a result of them, I seek to understand in what terms formative experiences, shared by science teachers, within a continuing educ...

ver descrição completa

Autor principal: ABREU, Josyane Barros
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15583
id ir-2011-15583
recordtype dspace
spelling ir-2011-155832023-05-09T19:57:53Z Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências ABREU, Josyane Barros FREITAS, Nádia Magalhães da Silva http://lattes.cnpq.br/2982253212145468 PESSOA, Wilton Rabelo http://lattes.cnpq.br/0244057330247829 https://orcid.org/0000-0003-0042-8640 https://orcid.org/0000-0002-9966-9585 Formação de professores Problematização da docência Inovação didática Teacher training Problematization of teaching Didactic innovation CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS This research is motivated by concerns from my first teaching experiences, still in my undergraduate studies, which persist to accompany me even in the present time. As a result of them, I seek to understand in what terms formative experiences, shared by science teachers, within a continuing education, inspired by the Biographical Project Workshops, express the problematization of teaching and rehearse Teaching Innovations. This is a research-training, based on the (auto)biographical method, which explores life and training histories of fourteen (14) teachers who teach Science, in an in-service training. The results were possible because the participants of the research sought, in their own way, the continuing education, for already feeling dissatisfied with the way they were teaching. Even so, they arrive at the course wanting to learn "recipe packages" to better teach their students. However, they are surprised by experiences that lead them to question their teaching practices, awakening in them a more reflective and inquisitive look at themselves, personally and professionally, leading them to investigate their own practices and to recognize limitations in their performance, which awakened in them the desire to try new/other ways of doing things in their teaching. From this, new beginnings emerge, which awaken in the participants the feeling of incompleteness and guide them to a process of self-knowledge, which makes them responsible for their (self)forming and transforming power, allowing them to act on themselves and to operate their own didactic choices, which rehearse, in their teaching, Didactic Innovation. In view of the facts reported, I argue that Didactic Innovation is constituted as a product and process of selfknowledge of teachers through autobiographical formative experiences, shared in dynamics of continuing education and problematizing of teaching, constituting a possible way to produce innovative views on the teaching practice open to becoming. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta pesquisa é motivada por inquietações provenientes desde as minhas primeiras experiências docentes, ainda na graduação, as quais persistem em me acompanhar ainda no tempo presente. Fruto delas, busco compreender em que termos experiências formativas, partilhadas por professores de Ciências, no interior de uma formação continuada, inspirada nos Ateliês Biográficos de Projeto, expressam a problematização da docência e ensaiam Inovações Didáticas. Trata de uma pesquisa-formação, pautada no método (auto)biográfico, que explora histórias de vida e de formação de 14 (quatorze) professores que ensinam Ciências, numa formação continuada em serviço. Os resultados foram possíveis porque os participantes da pesquisa buscaram, de forma própria, a formação continuada, por já sentirem-se insatisfeito com a forma em que ensinavam. Mesmo assim, chegam no curso desejando aprender “pacotes de receitas” para melhor ensinar seus alunos. No entanto, são surpreendidos por experiências que os conduziram à problematização de suas práticas docentes, despertando neles um olhar mais reflexivo e inquisitivo para si, pessoal e profissionalmente, encaminhando-os à investigação de suas próprias práticas e ao reconhecimento de limitações em suas atuações, o que despertou neles o desejo de experimentar novas/outras feituras em seus fazeres docentes. Disso, emergem novos começos, que despertam nos participantes o sentimento de incompletude e os guiam a um processo de autoconhecimento, que os responsabiliza pelo seu poder (auto)formador e transformador, permitindo-lhes agir sobre si mesmo e a operar escolhas didáticas próprias, que ensaiam, no seu fazer docente, a Inovação Didática. Diante dos fatos relatados, defendo que a Inovação Didática se constitui como produto e processo de autoconhecimento dos professores por meio de experiências autobiográficas formadoras, partilhadas em dinâmicas de formação continuada e problematizadoras da docência, constituindo-se caminho possível para produzir olhares inovativos sobre a prática docente a aberto ao devir. 2023-05-09T19:57:08Z 2023-05-09T19:57:08Z 2022-06-08 Tese ABREU, Josyane Barros. Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências. Orientadora: Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas. 2022. 141 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15583. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15583 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Formação de professores
Problematização da docência
Inovação didática
Teacher training
Problematization of teaching
Didactic innovation
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
spellingShingle Formação de professores
Problematização da docência
Inovação didática
Teacher training
Problematization of teaching
Didactic innovation
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
ABREU, Josyane Barros
Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências
topic_facet Formação de professores
Problematização da docência
Inovação didática
Teacher training
Problematization of teaching
Didactic innovation
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
description This research is motivated by concerns from my first teaching experiences, still in my undergraduate studies, which persist to accompany me even in the present time. As a result of them, I seek to understand in what terms formative experiences, shared by science teachers, within a continuing education, inspired by the Biographical Project Workshops, express the problematization of teaching and rehearse Teaching Innovations. This is a research-training, based on the (auto)biographical method, which explores life and training histories of fourteen (14) teachers who teach Science, in an in-service training. The results were possible because the participants of the research sought, in their own way, the continuing education, for already feeling dissatisfied with the way they were teaching. Even so, they arrive at the course wanting to learn "recipe packages" to better teach their students. However, they are surprised by experiences that lead them to question their teaching practices, awakening in them a more reflective and inquisitive look at themselves, personally and professionally, leading them to investigate their own practices and to recognize limitations in their performance, which awakened in them the desire to try new/other ways of doing things in their teaching. From this, new beginnings emerge, which awaken in the participants the feeling of incompleteness and guide them to a process of self-knowledge, which makes them responsible for their (self)forming and transforming power, allowing them to act on themselves and to operate their own didactic choices, which rehearse, in their teaching, Didactic Innovation. In view of the facts reported, I argue that Didactic Innovation is constituted as a product and process of selfknowledge of teachers through autobiographical formative experiences, shared in dynamics of continuing education and problematizing of teaching, constituting a possible way to produce innovative views on the teaching practice open to becoming.
author_additional FREITAS, Nádia Magalhães da Silva
author_additionalStr FREITAS, Nádia Magalhães da Silva
format Tese
author ABREU, Josyane Barros
title Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências
title_short Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências
title_full Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências
title_fullStr Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências
title_full_unstemmed Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências
title_sort problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15583
_version_ 1787147490324119552
score 11.755432