Dissertação

As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica

This research aimed to analyze mathematics education, from a Critical perspective, in the daily lives of elderly people and as specific objectives: to describe mathematics in their daily lives and to identify mathematics throughout the lives of elderly people. The theorists who base this research...

ver descrição completa

Autor principal: MOREIRA, Elinalda da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15640
id ir-2011-15640
recordtype dspace
spelling ir-2011-156402023-05-30T19:05:19Z As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica MOREIRA, Elinalda da Silva SALES, Elielson Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5467537517169068 https://orcid.org/0000-0001-6242-582X Educação matemática Educação matemática crítica Inclusão social Pessoa idosa Matemática no cotidiano Mathematics education Critical mathematics education Social inclusion Elderly Mathematics in everyday life CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA This research aimed to analyze mathematics education, from a Critical perspective, in the daily lives of elderly people and as specific objectives: to describe mathematics in their daily lives and to identify mathematics throughout the lives of elderly people. The theorists who base this research are: Skovsmose, D’Ambrosio, Freire and others who contribute significantly to the construction of references. In order to produce the data, interviews were conducted with 6 elderly people, 4 women and 2 men. The locus of this study is the São José Operário community, located in the Bengui neighborhood, in Belém do Pará. The methodology is based on a qualitative approach, through case study, with semi-structured interview, focusing on Critical Mathematics Education, anchored in the studies of Skovsmose (2001, 2005, 2007, 2012, 2021). The results reveal that elderly people interact with mathematics in their daily and religious activities, they also bring “traumas” from the methodology used in the past to teach mathematics, since at the time, traditional teaching was used, based on the use of “palmations”. The categories reveal that because it is a rigid teaching, there was no continuation of studies, leading them to informal work, a reflection of a banking education evidenced by Freire, where the student was a being without opportunities for questioning and reflection in the classroom. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta pesquisa teve como objetivo analisar a educação matemática, na perspectiva Crítica, no cotidiano de pessoas idosas e como objetivos específicos: descrever a matemática em seu cotidiano e identificar a matemática ao longo da vida das pessoas idosas. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Skovsmose, D’Ambrosio, Freire e outros que contribuem significativamente para a construção dos referenciais. Para a realizar a produção dos dados foram feitas entrevistas com 6 pessoas idosas, sendo 4 mulheres e 2 homens. O lócus deste estudo é a comunidade São José Operário, situada no bairro do Bengui, em Belém do Pará. A metodologia, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso, com entrevista semiestruturada, focalizando na Educação Matemática Crítica, ancorada nos estudos de Skovsmose (2001, 2005, 2007, 2012, 2021). Os resultados revelam que as pessoas idosas interagem com a matemática no cotidiano em suas atividades diárias e religiosas, também trazem “traumas” da metodologia utilizada no passado para se ensinar a matemática, visto que na época, era tido o ensino tradicional, baseado no uso de “palmatórias”. As categorias revelam por ser um ensino rígido, não houve continuação nos estudos, levando-os ao trabalho informal, reflexo de uma educação bancária evidenciada por Freire, onde o aluno era um ser sem oportunidades de questionamentos e reflexão em sala de aula. 2023-05-30T19:04:53Z 2023-05-30T19:04:53Z 2023-03-16 Dissertação MOREIRA, Elinalda da Silva. As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica. Orientador: Elielson Ribeiro de Sales. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15640. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15640 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação matemática
Educação matemática crítica
Inclusão social
Pessoa idosa
Matemática no cotidiano
Mathematics education
Critical mathematics education
Social inclusion
Elderly
Mathematics in everyday life
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle Educação matemática
Educação matemática crítica
Inclusão social
Pessoa idosa
Matemática no cotidiano
Mathematics education
Critical mathematics education
Social inclusion
Elderly
Mathematics in everyday life
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
MOREIRA, Elinalda da Silva
As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica
topic_facet Educação matemática
Educação matemática crítica
Inclusão social
Pessoa idosa
Matemática no cotidiano
Mathematics education
Critical mathematics education
Social inclusion
Elderly
Mathematics in everyday life
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
description This research aimed to analyze mathematics education, from a Critical perspective, in the daily lives of elderly people and as specific objectives: to describe mathematics in their daily lives and to identify mathematics throughout the lives of elderly people. The theorists who base this research are: Skovsmose, D’Ambrosio, Freire and others who contribute significantly to the construction of references. In order to produce the data, interviews were conducted with 6 elderly people, 4 women and 2 men. The locus of this study is the São José Operário community, located in the Bengui neighborhood, in Belém do Pará. The methodology is based on a qualitative approach, through case study, with semi-structured interview, focusing on Critical Mathematics Education, anchored in the studies of Skovsmose (2001, 2005, 2007, 2012, 2021). The results reveal that elderly people interact with mathematics in their daily and religious activities, they also bring “traumas” from the methodology used in the past to teach mathematics, since at the time, traditional teaching was used, based on the use of “palmations”. The categories reveal that because it is a rigid teaching, there was no continuation of studies, leading them to informal work, a reflection of a banking education evidenced by Freire, where the student was a being without opportunities for questioning and reflection in the classroom.
author_additional SALES, Elielson Ribeiro de
author_additionalStr SALES, Elielson Ribeiro de
format Dissertação
author MOREIRA, Elinalda da Silva
title As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica
title_short As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica
title_full As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica
title_fullStr As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica
title_full_unstemmed As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica
title_sort as matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade são josé operário, belém-pa: uma análise a partir da educação matemática crítica
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15640
_version_ 1787149517298073600
score 11.755432