Dissertação

Livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos

The emergence and popularization of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), consolidated by the advancement of Computer-Mediated Communication (CMC), led to the insertion of digital genres in Portuguese Language Textbooks (LDLP). In this direction, the research seeks to understand...

ver descrição completa

Autor principal: CRUZ, Mayara Alexandra Oliveira da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15641
id ir-2011-15641
recordtype dspace
spelling ir-2011-156412023-05-31T17:37:59Z Livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos CRUZ, Mayara Alexandra Oliveira da RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos Podcast Livro didático Oralidade Formação docente Textbook Orality Teacher training CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES ESTUDOS LINGUÍSTICOS The emergence and popularization of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), consolidated by the advancement of Computer-Mediated Communication (CMC), led to the insertion of digital genres in Portuguese Language Textbooks (LDLP). In this direction, the research seeks to understand the didacticization of the digital discursive genre podcast in Portuguese language textbooks. Thus, the main objective of this study is to understand how Portuguese language teachers, working in the final years of Elementary School, in public schools, mobilize the digital podcast genre proposed in Portuguese language textbooks as a function of the teaching and learning process. This work is situated in the field of Teaching and Learning Languages and Cultures (EALC). The main scholars mobilized are Bakhtin (1997) and his Circle, Rojo (2012, 2015), Bunzen (2009) and Villarta-Neder and Ferreira (2020). The methodological approach is based on documental analysis of textbooks, used by public school teachers, as well as on collaborative research, considering the need for greater articulation between the university and the school. Regarding the treatment of the podcast in LDLP, there was an insufficient and superficial approach. It is noteworthy that, due to the pandemic context, it was necessary to hold online training meetings, in remote mode, with teachers from the final years of Elementary School, to generate data. The results reveal the presence of several oral genres in teaching practices, as well as digital tools and digital genres. However, such data also reveal that there are efforts to be undertaken regarding the understanding and more purposeful use of the textbook, the use of the podcast discursive genre in the classroom and teacher training focused on new technologies in favor of the teaching process. teaching and learning. In this sense, a didactic proposal about the podcast genre is presented, based on the accomplishment of a pedagogical work that expands and strengthens the students' competence for the increasingly effective use of digital and oral practices from a reflexive and contextualized systematization. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A emergência e a popularização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), consolidadas pelo avanço da Comunicação Mediada por Computador (CMC), provocou a inserção dos gêneros digitais nos livros didáticos de língua portuguesa (LDLP). Nesse direcionamento, a pesquisa procura compreender a didatização do gênero discursivo digital podcast nos livros didáticos de língua portuguesa. Desse modo, o principal objetivo deste estudo é compreender como professores de língua portuguesa, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas, mobilizam o gênero digital podcast proposto nos livros didáticos de língua portuguesa em função do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho é situado no campo do Ensino e Aprendizagem de Línguas e Culturas (EALC). Os principais estudiosos mobilizados são Bakhtin (1997) e seu Círculo, Rojo (2012, 2015), Bunzen (2009) e Villarta-Neder e Ferreira (2020). A abordagem metodológica é baseada na análise documental de livro didático, utilizado pelos professores da rede pública, assim como na pesquisa colaborativa, considerando a necessidade de maior articulação entre a universidade e a escola. Em relação ao tratamento do podcast no LDLP, verificou-se uma abordagem insuficiente e superficial. Ressalta-se que, devido ao contexto pandêmico, fez-se necessária a realização de encontros formativos online, no modo remoto, com docentes dos anos finais do Ensino Fundamental, para a geração de dados. Os resultados revelam a presença de diversos gêneros orais nas práticas de ensino, bem como das ferramentas digitais e dos gêneros digitais. Contudo, tais dados revelam também que existem esforços a serem empreendidos no que concerne à compreensão e ao uso mais propositivo do livro didático, à utilização do gênero discursivo podcast em sala de aula e à formação docente voltada para as novas tecnologias em prol do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, apresenta-se uma proposta didática sobre o gênero podcast fundamentada na realização de um trabalho pedagógico que amplie e fortaleça a competência dos alunos para o uso cada vez mais efetivo das práticas digitais e orais a partir de uma sistematização reflexiva e contextualizada. UFPA - Universidade Federal do Pará 2023-05-31T13:37:26Z 2023-05-31T13:37:26Z 2022-05-13 Dissertação CRUZ, Mayara Alexandra Oliveira. Livro didático, oralidade e podcast: ancoragens e deslocamentos na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos.Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15641. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15641 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Podcast
Livro didático
Oralidade
Formação docente
Textbook
Orality
Teacher training
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
spellingShingle Podcast
Livro didático
Oralidade
Formação docente
Textbook
Orality
Teacher training
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
CRUZ, Mayara Alexandra Oliveira da
Livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos
topic_facet Podcast
Livro didático
Oralidade
Formação docente
Textbook
Orality
Teacher training
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
description The emergence and popularization of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), consolidated by the advancement of Computer-Mediated Communication (CMC), led to the insertion of digital genres in Portuguese Language Textbooks (LDLP). In this direction, the research seeks to understand the didacticization of the digital discursive genre podcast in Portuguese language textbooks. Thus, the main objective of this study is to understand how Portuguese language teachers, working in the final years of Elementary School, in public schools, mobilize the digital podcast genre proposed in Portuguese language textbooks as a function of the teaching and learning process. This work is situated in the field of Teaching and Learning Languages and Cultures (EALC). The main scholars mobilized are Bakhtin (1997) and his Circle, Rojo (2012, 2015), Bunzen (2009) and Villarta-Neder and Ferreira (2020). The methodological approach is based on documental analysis of textbooks, used by public school teachers, as well as on collaborative research, considering the need for greater articulation between the university and the school. Regarding the treatment of the podcast in LDLP, there was an insufficient and superficial approach. It is noteworthy that, due to the pandemic context, it was necessary to hold online training meetings, in remote mode, with teachers from the final years of Elementary School, to generate data. The results reveal the presence of several oral genres in teaching practices, as well as digital tools and digital genres. However, such data also reveal that there are efforts to be undertaken regarding the understanding and more purposeful use of the textbook, the use of the podcast discursive genre in the classroom and teacher training focused on new technologies in favor of the teaching process. teaching and learning. In this sense, a didactic proposal about the podcast genre is presented, based on the accomplishment of a pedagogical work that expands and strengthens the students' competence for the increasingly effective use of digital and oral practices from a reflexive and contextualized systematization.
author_additional RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
author_additionalStr RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
format Dissertação
author CRUZ, Mayara Alexandra Oliveira da
title Livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos
title_short Livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos
title_full Livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos
title_fullStr Livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos
title_full_unstemmed Livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos
title_sort livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15641
_version_ 1787148931003580416
score 11.755432