Dissertação

Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora

Tache training is a crucial theme for the quality of education, since its initial training that should be based on the acquisition of a solid base of theoretical and practical knowledge, and its continuing education that has a fundamental role so that the teacher can update and improve constantly...

ver descrição completa

Autor principal: MORAES, Ivone Nazaré Monteiro de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15900
id ir-2011-15900
recordtype dspace
spelling ir-2011-159002024-09-26T18:43:44Z Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora MORAES, Ivone Nazaré Monteiro de PESSOA, Wilton Rabelo https://lattes.cnpq.br/0244057330247829 htps://orcid.org/0000-0002-9966-9585 Formação de professores Autoformação Narrativas Ciências Teacher training Self-training Narratives Sciences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS Tache training is a crucial theme for the quality of education, since its initial training that should be based on the acquisition of a solid base of theoretical and practical knowledge, and its continuing education that has a fundamental role so that the teacher can update and improve constantly. This work presents an investigation that took place through a research-training in a municipal school with seven (07) science teachers of final years, over two months through meetings of (self)formation with the use of narratives as a training process, as one of their characteristics they make use of reports of lived teaching experiences that carry with them meanings and relevant learning, because they present a fundamental role for the construction of knowledge and because they allow the self-reflection of practices and experiences for the construction of new knowledge and contribute to a more collective formation, their aspects will be presented during the. But, collectively, its aspects will be presented during the (self- )formation process and the realization of how they can contribute to the recent training of science teachers in the final years. The profile of the self-forming meetings or knowleding, the construction of a group of teachers with a guiding question, the formative aspects emerging from the analysis of the texts produced in (self-)formation, and the reflective report of the trainer are presented in detail. From this (self-)formation process, an educational product (PE) was created in the form of a formative itinerary for science teachers in the final years, which will serve as a formative model, allowing those who have access to it to apply and adapt it for reproduction in a school environment or wherever necessary A formação de professores é um tema crucial para a qualidade da educação, desde sua formação inicial que deve ser pautada na aquisição de uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos, e sua formação continuada que tem papel fundamental para que o professor possa se atualizar e se aprimorar constantemente. Este trabalho apresenta uma investigação que se deu através de uma pesquisaformação em uma escola municipal com sete (07) professores de ciências de anos finais, ao longo de dois meses por meio de encontros de (auto)formação com uso de narrativas como processo de formação, como uma de suas características elas fazem uso de relatos de experiências docentes vivenciadas que carregam consigo significados e aprendizagens relevantes , pois apresentam um papel fundamental para a construção de saberes e por permitirem a autorreflexão de práticas e experiências para a construção de novos saberes e contribuem para uma formação mais coletiva, seus aspectos serão apresentados durante o processo de (auto)formação e a constatação de como elas podem contribuir para a formação docente de professores de ciências nos anos finais. Apresenta-se de forma detalhada o perfil dos encontros (auto)formadores, a constituição do grupo de professores, as perguntas n75orteadoras, os aspectos formativos emergentes das análises dos textos produzidos na (auto)formação e o relato reflexivo da formadora. Desse processo de (auto)formação surgiu a criação de um Produto Educacional (P.E) na forma de um Itinerário Formativo Para Professores de Ciências nos Anos Finais ,que servirá de modelo formativo possibilitando a quem tiver acesso à sua aplicabilidade e adaptação para reprodução em ambientes escolares ou onde se fizer necessário. Escola Professora Perúcia Ferreira Castro, PFC, Brasil. 2023-09-01T21:03:08Z 2023-09-01T21:03:08Z 2023-05-11 Dissertação MORAES, Ivone Nazaré Monteiro de. Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora. Orientador: Prof. Dr. Wilton Rabelo Pessoa. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15900. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15900 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Formação de professores
Autoformação
Narrativas
Ciências
Teacher training
Self-training
Narratives
Sciences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Formação de professores
Autoformação
Narrativas
Ciências
Teacher training
Self-training
Narratives
Sciences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
MORAES, Ivone Nazaré Monteiro de
Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora
topic_facet Formação de professores
Autoformação
Narrativas
Ciências
Teacher training
Self-training
Narratives
Sciences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description Tache training is a crucial theme for the quality of education, since its initial training that should be based on the acquisition of a solid base of theoretical and practical knowledge, and its continuing education that has a fundamental role so that the teacher can update and improve constantly. This work presents an investigation that took place through a research-training in a municipal school with seven (07) science teachers of final years, over two months through meetings of (self)formation with the use of narratives as a training process, as one of their characteristics they make use of reports of lived teaching experiences that carry with them meanings and relevant learning, because they present a fundamental role for the construction of knowledge and because they allow the self-reflection of practices and experiences for the construction of new knowledge and contribute to a more collective formation, their aspects will be presented during the. But, collectively, its aspects will be presented during the (self- )formation process and the realization of how they can contribute to the recent training of science teachers in the final years. The profile of the self-forming meetings or knowleding, the construction of a group of teachers with a guiding question, the formative aspects emerging from the analysis of the texts produced in (self-)formation, and the reflective report of the trainer are presented in detail. From this (self-)formation process, an educational product (PE) was created in the form of a formative itinerary for science teachers in the final years, which will serve as a formative model, allowing those who have access to it to apply and adapt it for reproduction in a school environment or wherever necessary
author_additional PESSOA, Wilton Rabelo
author_additionalStr PESSOA, Wilton Rabelo
format Dissertação
author MORAES, Ivone Nazaré Monteiro de
title Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora
title_short Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora
title_full Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora
title_fullStr Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora
title_full_unstemmed Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora
title_sort processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15900
_version_ 1811330023916830720
score 11.755432