/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver...
Autor principal: | AMORIM, Samia Laiane dos Reis |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4336 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado
Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites,
desafios e possibilidades. A partir de minha participação como bolsista voluntária no
referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto
de estudo a Formação do Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa,
realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará.
Participaram deste estudo, 157 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício
docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais (1o ao 5o) do Ensino
Fundamental. As informações foram constituídas por meio um formulário contendo
objetos e suas dimensões a serem respondidas pelas professoras. Este recorte do
projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios enfrentados pelos
professores Pedagogos para ensinar conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental, a partir da Formação Inicial. Para fundamentar as dimensões
aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fundamentar as
discussões relacionadas a Formação Inicial de Professores, apontados pelas professoras
em relação as oito dimensões relacionadas a formação. Os resultados apontam que
muito dessas professoras não conseguem se identificar com a matéria pois sua formação
inicial é mínima, o que não garante de fato o entrosamento com a matéria e a falta de
contato aprofundado para esse professor buscar com exatidão o domínio desses meios. |