Tese

Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório

This research aims to develop an epistemological study on notions of combinatorial reasoning in theses and dissertations defended between 1998 and 2019, resulting from masters and doctoral research, in Brazil, based on Qualitative Meta-Analysis, which will be used to build and analyze theses and...

ver descrição completa

Autor principal: MORAES, Guilherme Motta de
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16008
id ir-2011-16008
recordtype dspace
spelling ir-2011-160082023-10-20T18:03:03Z Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório MORAES, Guilherme Motta de NUNES, José Messildo Viana http://lattes.cnpq.br/5188612973174798 https://orcid.org/0000-0001-9492-4914 Meta-análise qualitativa Noção de raciocínio combinatório Modelo analítico Qualitative meta-analysis Notion of combinatorial reasoning Analytical model CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIO LÓGICO, SABERES E VALORES EDUCAÇÃO MATEMÁTICA This research aims to develop an epistemological study on notions of combinatorial reasoning in theses and dissertations defended between 1998 and 2019, resulting from masters and doctoral research, in Brazil, based on Qualitative Meta-Analysis, which will be used to build and analyze theses and dissertations, based on an Analytical Model for the Notion of Combinatorial Reasoning. Qualitative Meta-Analysis, associated with the Anthropological Theory of Didactics (TAD), is taken as a theoretical and methodological reference, based on the guidelines of the National Common Curricular Base and Fischbein's proposals. The thesis is organized into two major moments: studies of the teaching problem and the epistemological dimension and studies of the economic-institutional and ecological dimensions. The result obtained from the research demonstrates that the Analytical Model and the Notion of Combinatorial Reasoning play an important role in understanding the problems associated with counting, in three Levels: Level I - Absence of Multiplicative Systematization: at this level, subjects contextualize their answers, though without hints of combinatorial reasoning in his effort to find the solution to the problem; Level II – Beginning of Multiplicative Systematization: at this level, subjects are able to properly order and rank the variables, but cannot dissociate them, making them vary at the same time, which makes it impossible to verify the correct solution; and Level III – Generalizing Systematizations: at this level, the main property of formal thinking is the insertion of reality as a subset of a larger set of possibilities. Instead of theorizing about (concrete) empirical data, formal thinking allows the subject to theorize about possibilities. The bibliographical study linked to the Analytical Model applied to two collections of textbooks allowed a minimum structuring of criteria to analyze didactic materials, more specifically, textbooks, with the praxeological approach of TAD, making it possible to insert this analysis in one of the categories of the Analytical Model. A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver um estudo epistemológico sobre noções de raciocínio combinatório nas teses e dissertações defendidas entre os anos de 1998 e 2019, resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, a partir da Meta-Análise Qualitativa, a qual será utilizada para construir e analisar teses e dissertações, a partir de um Modelo Analítico para a Noção de Raciocínio Combinatório. Toma-se como referencial teórico e metodológico a Meta-Análise Qualitativa, associada à Teoria Antropológica do Didático (TAD), tendo como base as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e as propostas de Fischbein. A tese está organizada em dois grandes momentos: os estudos do problema docente e da dimensão epistemológica e os estudos das dimensões econômicoinstitucional e ecológica. O resultado obtido com a pesquisa demonstra que o Modelo Analítico e a Noção de Raciocínio Combinatório possuem um papel importante para compreender os problemas associados à contagem, em três Níveis: Nível I – Ausência de Sistematização Multiplicativa: nesse nível, os sujeitos contextualizam suas respostas, embora sem indícios de raciocínio combinatório em seu esforço para encontrar a solução do problema; Nível II – Início da Sistematização Multiplicativa: nesse nível, os sujeito são capazes de ordenar e seriar adequadamente as variáveis, mas não conseguem dissociálas, fazendo-as variar, ao mesmo tempo, o que torna impossível a verificação correta da solução; e Nível III – Sistematizações Generalizadoras: nesse nível, a principal propriedade do pensamento formal é a inserção da realidade como subconjunto de um conjunto maior de possibilidades. Em lugar de teorizar sobre dados empíricos (concretos), o pensamento formal permite que o sujeito teorize sobre possibilidades. O estudo bibliográfico atrelado ao Modelo Analítico aplicado a duas coleções de livros didáticos possibilitou uma estruturação mínima de critérios para analisar materiais didáticos, mais especificamente, livros didáticos, com a abordagem praxeológica da TAD, possibilitando inserir essa análise em uma das categorias do Modelo Analítico. UFPA - Universidade Federal do Pará 2023-10-20T18:00:56Z 2023-10-20T18:00:56Z 2022-11-30 Tese MORAIS, Guilherme Motta de. Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2022. 258 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16008. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16008 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Meta-análise qualitativa
Noção de raciocínio combinatório
Modelo analítico
Qualitative meta-analysis
Notion of combinatorial reasoning
Analytical model
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIO LÓGICO, SABERES E VALORES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle Meta-análise qualitativa
Noção de raciocínio combinatório
Modelo analítico
Qualitative meta-analysis
Notion of combinatorial reasoning
Analytical model
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIO LÓGICO, SABERES E VALORES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
MORAES, Guilherme Motta de
Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório
topic_facet Meta-análise qualitativa
Noção de raciocínio combinatório
Modelo analítico
Qualitative meta-analysis
Notion of combinatorial reasoning
Analytical model
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIO LÓGICO, SABERES E VALORES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
description This research aims to develop an epistemological study on notions of combinatorial reasoning in theses and dissertations defended between 1998 and 2019, resulting from masters and doctoral research, in Brazil, based on Qualitative Meta-Analysis, which will be used to build and analyze theses and dissertations, based on an Analytical Model for the Notion of Combinatorial Reasoning. Qualitative Meta-Analysis, associated with the Anthropological Theory of Didactics (TAD), is taken as a theoretical and methodological reference, based on the guidelines of the National Common Curricular Base and Fischbein's proposals. The thesis is organized into two major moments: studies of the teaching problem and the epistemological dimension and studies of the economic-institutional and ecological dimensions. The result obtained from the research demonstrates that the Analytical Model and the Notion of Combinatorial Reasoning play an important role in understanding the problems associated with counting, in three Levels: Level I - Absence of Multiplicative Systematization: at this level, subjects contextualize their answers, though without hints of combinatorial reasoning in his effort to find the solution to the problem; Level II – Beginning of Multiplicative Systematization: at this level, subjects are able to properly order and rank the variables, but cannot dissociate them, making them vary at the same time, which makes it impossible to verify the correct solution; and Level III – Generalizing Systematizations: at this level, the main property of formal thinking is the insertion of reality as a subset of a larger set of possibilities. Instead of theorizing about (concrete) empirical data, formal thinking allows the subject to theorize about possibilities. The bibliographical study linked to the Analytical Model applied to two collections of textbooks allowed a minimum structuring of criteria to analyze didactic materials, more specifically, textbooks, with the praxeological approach of TAD, making it possible to insert this analysis in one of the categories of the Analytical Model.
author_additional NUNES, José Messildo Viana
author_additionalStr NUNES, José Messildo Viana
format Tese
author MORAES, Guilherme Motta de
title Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório
title_short Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório
title_full Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório
title_fullStr Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório
title_full_unstemmed Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório
title_sort modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16008
_version_ 1787147713903591424
score 11.755432