Dissertação

Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora

D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafi...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Nilton Miguel da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7473346201664049
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300
Resumo:
D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas.