Artigo

Muito além dos pixels: experiências de consumo e cultura material em League of Legends

This article seeks to discuss consumer practices in the digital game League of Legends (LoL), from a study based on the field of communication and material culture. The objective is to understand the relationship between objects and players-subjects-consumers. In order to do so, we seek to analyze t...

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Autor principal: MACEDO, Tarcízio Pereira
Outros Autores: VIEIRA, Manuela do Corral
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Escola Superior de Propaganda e Marketing 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16081
id ir-2011-16081
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spelling ir-2011-160812023-11-27T13:32:56Z Muito além dos pixels: experiências de consumo e cultura material em League of Legends Far beyond the pixels: consumption and material culture experiences in League of Legends MACEDO, Tarcízio Pereira VIEIRA, Manuela do Corral Jogos digitais Consumo Cultura material Bens virtuais Comunicação Digital games Consumption Material culture Virtual goods Communication This article seeks to discuss consumer practices in the digital game League of Legends (LoL), from a study based on the field of communication and material culture. The objective is to understand the relationship between objects and players-subjects-consumers. In order to do so, we seek to analyze the social and cultural trajectory of these commodities in the symbolic experiences in LoL. In this perspective, according to the ethnographic method, reports and observations of the consumption of objects in LoL are presented by players from the cities of Belém (PA), Diadema (SP) and Osasco (SP). The results point to the existence of a complex web of interconnected meanings, responsible for (de)codify the objects and transform aggregations of pixels into experiences of communication, consumption and material culture. Este artigo procura discutir as práticas de consumo no jogo digital League of Legends (LoL) a partir de um olhar baseado nos estudos do campo da comunicação e da cultura material. O objetivo é compreender a relação entre objetos e jogadores-sujeitos-consumidores. Para tanto, procuramos analisar a trajetória social e cultural dessas mercadorias nas experiências simbólicas em LoL. Nessa perspectiva, e fazendo uso de método etnográfico, são apresentados relatos e observações do consumo de objetos em LoL por jogadores das cidades de Belém (PA), Diadema (SP) e Osasco (SP). Os resultados apontam para a existência de uma complexa teia de significados interconectados responsáveis por (de)codificar os objetos e transformar aglomerados de pixels em experiências de comunicação, consumo e cultura material. UFPA - Universidade Federal do Pará 2023-11-24T16:20:28Z 2023-11-24T16:20:28Z 2017-12 Artigo de Periódico MACEDO, Tarcízio; VIEIRA, Manuela do Corral. Muito além dos pixels: experiências de consumo e cultura material em League of Legends. Comunicação, Mídia e Consumo, online, v. 14, n. 41, p. 147-171, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1386. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16081. Acesso em:. 1883-7070 https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16081 10.18568/cmc.v14i41.1386 por Comunicação, Mídia e Consumo Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ application/pdf application/pdf Escola Superior de Propaganda e Marketing Brasil ESPM https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1386
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
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