Dissertação

Entretenimento, consumo e sociabilidade no K-Pop: construções e experiências sociais no fandom Army em Belém do Pará.

This present research seeks to analyze, through entertainment as an experience and construction of the social, the consumption of South Korean pop and the practices of sociability in the Army fandom, which is the fandom of the main K-pop group today, BTS (Bangtan Sonyeodan). From a netnographic comm...

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Autor principal: PEREIRA, Raíssa Abraçado
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2024
Assuntos:
BTS
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16223
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spelling ir-2011-162232024-02-02T21:53:25Z Entretenimento, consumo e sociabilidade no K-Pop: construções e experiências sociais no fandom Army em Belém do Pará. PEREIRA, Raíssa Abraçado PEREIRA, Manuela do Corral Comunicação BTS Consumo Fandom Sociabilidade Communication Consumption Sociabilities CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO This present research seeks to analyze, through entertainment as an experience and construction of the social, the consumption of South Korean pop and the practices of sociability in the Army fandom, which is the fandom of the main K-pop group today, BTS (Bangtan Sonyeodan). From a netnographic communication-Anthropological approach and with ethnographic inspirations, we joined the field with participant observation of the fandom Army, aiming to understand how the consumption practices of these fans impact and contribute to the development of sociabilities and interaction practices among the fan community and between fan and BTS group. The analyzes are based, mainly, on theoretical contributions about consumption, sociability, fan culture and material culture. The methodological procedures include the application of online questionnaires, in-depth interviews via Google Meet and field observations on social networks. It is considered, from the analysis of reports and field observations, the importance of fans for the K-pop entertainment industry, because we identify them as the main agents for the dynamics of the industry and consumption, as well as the sociability that in this sphere is necessary for the codes to be familiar in the most diverse contexts. A presente pesquisa busca analisar, por meio do entretenimento enquanto experiência e construção do social, o consumo do pop sul-coreano e as práticas de sociabilidade no fandom Army, o qual é o fandom do principal grupo de K-pop da atualidade, o BTS (Bangtan Sonyeodan). A partir de uma abordagem comunicacional-antropológica netnográfica e com inspirações etnográficas, aderimos ao campo com observação participante do fandom Army, visando compreender como as práticas de consumo desses fãs impactam e contribuem para o desenvolvimento das sociabilidades e das práticas de interação entre a comunidade de fã e entre fã e grupo BTS. As análises se baseiam, principalmente, nos aportes teóricos sobre consumo, sociabilidade, cultura de fãs e cultura material. Os procedimentos metodológicos incluem a aplicação de questionários online, realização de entrevistas em profundidade via Google Meet e observações de campo nas redes sociais. Considera-se, a partir das análises dos relatos e observações de campo, a importância dos fãs para a indústria do entretenimento do K-pop, pois os identificamos como os principais agentes para a dinâmica da indústria e do consumo, assim como a sociabilidade que nessa esfera é necessária para que os códigos sejam familiares nos mais diversos contextos. 2024-02-02T21:52:46Z 2024-02-02T21:52:46Z 2022-04-25 Dissertação PEREIRA, Raíssa Abraçado. Entretenimento, consumo e sociabilidades no K-Pop: construções e experiências sociais no fandom Army em Belém do Pará. Orientadora: Manuela do Corral Vieira. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16223. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16223 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
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