/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua
The research seeks to understand the formation of the cultural identity of elementary school children in light of the municipal curriculum guidelines of Ananindeua. A qualitative approach was used, involving documents and descriptive representations of children in the 4th and 5th years of morn...
Autor principal: | MARTINS, Leide Daiane dos Anjos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16888 |
id |
ir-2011-16888 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-168882025-02-11T14:53:42Z Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua MARTINS, Leide Daiane dos Anjos RAMOS, João Batista Santiago http://lattes.cnpq.br/8078757512392983 ROCHA, Carlos José Trindade da http://lattes.cnpq.br/7815926450187234 https://orcid.org/0000-0001-5172-9182 Identidade cultural Crianças Currículo Cultural identity Children Curriculum CNPQ::OUTROS ETNO-SABERES E TECNOLOGIAS SOCIAIS ESTUDOS ANTRÓPICOS The research seeks to understand the formation of the cultural identity of elementary school children in light of the municipal curriculum guidelines of Ananindeua. A qualitative approach was used, involving documents and descriptive representations of children in the 4th and 5th years of morning and afternoon classes at an elementary school in the municipality. The results indicate that the municipality's curriculum document created macro areas, including Multiculturalism, now called Cultural Identity involving citizenship and civics. In practice, it is necessary to rethink educational approaches, considering the fundamental role they play in the identity and cultural formation of children, in order to better promote the appreciation of diversity as an integral part of this cultural identity process of children in the school environment, as it reflects on various concepts of Amazonian education and daily life in the globalized world. The Amazonian cultural plurality, present in everyday school life, must ratify cultural diversity as a fundamental trait in the construction of children's identities, defined and negotiated in the field of conflicts and the infinite possibilities of singularization in the municipal school environment of Ananindeua. A pesquisa busca compreender a formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares municipais de Ananindeua. Utilizou-se uma abordagem qualitativa envolvendo documentos e representações descritivas de crianças do 4º e 5º anos matutino e vespertino de uma escola do ensino fundamental do município. Os resultados apontam que o documento curricular do município criou macroáreas e entre elas a de Multiculturalismo passando a ser chamada de Identidade Cultural envolvendo cidadania e civismo. Na prática é necessário repensar as abordagens educacionais, considerando o papel fundamental que desempenham na formação identitária e cultural das crianças, a fim de mais bem promover a valorização da diversidade como parte integrante desse processo identitário cultural de crianças no âmbito escolar, pois reflete sobre diversos conceitos da educação amazônica e sobre o cotidiano do mundo globalizado. A pluralidade cultural amazônica presente no cotidiano escolar deve ratificar a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades de crianças, definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de singularização, no âmbito escolar municipal de Ananindeua. SEMED - Secretaria de Educação / Ananindeua 2025-02-11T14:52:57Z 2025-02-11T14:52:57Z 2024-03-15 Dissertação MARTINS, Leide Daiane dos Anjos. Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua. Orientador: João Batista Santiago Ramos; Coorientador: Carlos José Trindade da Rocha. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16888. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16888 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Castanhal UFPA Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Identidade cultural Crianças Currículo Cultural identity Children Curriculum CNPQ::OUTROS ETNO-SABERES E TECNOLOGIAS SOCIAIS ESTUDOS ANTRÓPICOS |
spellingShingle |
Identidade cultural Crianças Currículo Cultural identity Children Curriculum CNPQ::OUTROS ETNO-SABERES E TECNOLOGIAS SOCIAIS ESTUDOS ANTRÓPICOS MARTINS, Leide Daiane dos Anjos Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua |
topic_facet |
Identidade cultural Crianças Currículo Cultural identity Children Curriculum CNPQ::OUTROS ETNO-SABERES E TECNOLOGIAS SOCIAIS ESTUDOS ANTRÓPICOS |
description |
The research seeks to understand the formation of the cultural identity of elementary
school children in light of the municipal curriculum guidelines of Ananindeua. A
qualitative approach was used, involving documents and descriptive
representations of children in the 4th and 5th years of morning and afternoon
classes at an elementary school in the municipality. The results indicate that the
municipality's curriculum document created macro areas, including Multiculturalism,
now called Cultural Identity involving citizenship and civics. In practice, it is
necessary to rethink educational approaches, considering the fundamental role they
play in the identity and cultural formation of children, in order to better promote the
appreciation of diversity as an integral part of this cultural identity process of children
in the school environment, as it reflects on various concepts of Amazonian
education and daily life in the globalized world. The Amazonian cultural plurality,
present in everyday school life, must ratify cultural diversity as a fundamental trait
in the construction of children's identities, defined and negotiated in the field of
conflicts and the infinite possibilities of singularization in the municipal school
environment of Ananindeua. |
author_additional |
RAMOS, João Batista Santiago |
author_additionalStr |
RAMOS, João Batista Santiago |
format |
Dissertação |
author |
MARTINS, Leide Daiane dos Anjos |
title |
Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua |
title_short |
Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua |
title_full |
Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua |
title_fullStr |
Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua |
title_full_unstemmed |
Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua |
title_sort |
formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de ananindeua |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2025 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16888 |
_version_ |
1832604697402277888 |
score |
11.755432 |