/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso
This study aims at investigating how the beliefs about English as a foreign language of four undergraduate students of Letras course at UFPA influence, in a positive or negative way, their readiness for autonomous learning. The principles of this research are qualitative with the use of narratives,...
Autor principal: | NASCIMENTO, Cleuma de Almeida Matos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2011
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1706 |
id |
ir-2011-1706 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-17062018-02-27T13:20:43Z Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso Investigating the influence of the beliefs of pupils of the Course of Belle-Letters of the Federal University of Pará on its promptitude for the independent learning of the English: a case study NASCIMENTO, Cleuma de Almeida Matos SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Língua inglesa Aprendizagem Método de ensino Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This study aims at investigating how the beliefs about English as a foreign language of four undergraduate students of Letras course at UFPA influence, in a positive or negative way, their readiness for autonomous learning. The principles of this research are qualitative with the use of narratives, a questionnaire and interviews for data collecting and further cross validation. By analysing the beliefs and their relation with autonomous learning we concluded that teachers and students can together construct a new understanding of the teaching and learning process, as well as they can better comprehend their roles in it. This awareness is one of the foundations of learner autonomy. Objetiva investigar como as crenças sobre o ensino e aprendizagem de inglês de quatro alunas do curso de Letras da UFPA influenciam, positiva ou negativamente, sua prontidão para a aprendizagem autônoma. Os princípios desta pesquisa são qualitativos com a utilização de narrativas, questionário e entrevista para coleta e posterior triangulação de dados. Ao analisar as crenças e sua relação com a aprendizagem autônoma, constatamos que professores e alunos podem construir um novo entendimento do processo de ensino e aprendizagem, assim como podem compreender melhor o papel que desempenham nele. Essa conscientização é um dos importantes fundamentos da autonomia. 2011-03-23T21:19:18Z 2011-03-23T21:19:18Z 2007-06-26 Dissertação NASCIMENTO, Cleuma de Almeida Matos. Investigando a influência das crenças de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do Inglês: um estudo de caso. 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1706 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Língua inglesa Aprendizagem Método de ensino Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Língua inglesa Aprendizagem Método de ensino Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS NASCIMENTO, Cleuma de Almeida Matos Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso |
topic_facet |
Língua inglesa Aprendizagem Método de ensino Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
This study aims at investigating how the beliefs about English as a foreign language of four undergraduate students of Letras course at UFPA influence, in a positive or negative way, their readiness for autonomous learning. The principles of this research are qualitative with the use of narratives, a questionnaire and interviews for data collecting and further cross validation. By analysing the beliefs and their relation with autonomous learning we concluded that teachers and students can together construct a new understanding of the teaching and learning process, as well as they can better comprehend their roles in it. This awareness is one of the foundations of learner autonomy. |
author_additional |
SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
author_additionalStr |
SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
format |
Dissertação |
author |
NASCIMENTO, Cleuma de Almeida Matos |
title |
Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso |
title_short |
Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso |
title_full |
Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso |
title_fullStr |
Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso |
title_sort |
investigando a influência das crenças de alunos do curso de letras da universidade federal do pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2011 |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1706 |
_version_ |
1787149550573584384 |
score |
11.653393 |