Dissertação

Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri

We place this study in the subgroup of educational policies that bears the title Educational policy in the city: limits and perspectives in the implementation of the Municipal Education Plan in Igarapé-Miri/Pará. The focus issue was how the Municipal Education Plan (PME) contributes to the democrati...

ver descrição completa

Autor principal: GONÇALVES, Alessandra Quaresma
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17152
id ir-2011-17152
recordtype dspace
spelling ir-2011-171522025-04-08T12:49:16Z Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri GONÇALVES, Alessandra Quaresma SOUZA, Alexandre Augusto Cals e http://lattes.cnpq.br/2652815221358066 https://orcid.org/0000-0002-1424-5055 Gestão da educação Plano Municipal da Educação Democracia Education management Municipal Education Plan Democracy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITÓRIOS ESTUDOS SOCIAIS E SUAS HUMANIDADES We place this study in the subgroup of educational policies that bears the title Educational policy in the city: limits and perspectives in the implementation of the Municipal Education Plan in Igarapé-Miri/Pará. The focus issue was how the Municipal Education Plan (PME) contributes to the democratic management of public education in the city of Igarapé-Miri/Pará? The objectives that led the study were: to investigate the theoretical framework about democratic educational management as a public policy represented by the PME, to describe the democratic management of education, through the implementation of the PME in the city of Igarapé-Miri/Pará and to verify whether the PME contributed to the democratization of educational management in the city of Igarapé-Miri/Pará. The main references that supported this production were classic authors, such as contractarians, and modern authors such as: Becher; Raveloson (2011), Bordenave (1994), Dourado (2001,2018), Lück (2009,2011), Muller; Surel (2002), Paro (1998,1999, 2007,2011), Saviani (2014), institutional publications and legislation. The adopted methodology was bibliographical, documental and the case study essay. Data analysis showed that the goals of the PME, such as the democratic management of public education, were not implemented, since the municipal public power of Igarapé-Miri did not offer the adequate infrastructure, such as the creation of collegiate bodies or the financial allocation for this, thus the main contribution of the PME is its legal existence, which brings in itself the perspective for its future realization. Situamos este estudo no subgrupo de políticas educacionais que traz o título Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do Plano Municipal de Educação em Igarapé-Miri/Pará. A problemática focalizada foi como o Plano Municipal de Educação(PME) contribui para a gestão democrática do ensino público na cidade de Igarapé-Miri/Pará? Os objetivos que conduziram o estudo foram: investigar o referencial teórico acerca da gestão educacional democrática como política pública representada pelo PME, descrever a gestão democrática da educação, por meio da implementação do PME na cidade de Igarapé-Miri/Pará e verificar se o PME contribuiu para a democratização da gestão educacional na cidade de Igarapé-Miri/Pará. As principais referências que subsidiaram esta produção foram de autores clássicos, como os contratualistas e modernos como: Becher; Raveloson (2011), Bordenave (1994), Dourado (2001,2018), Lück (2009,2011), Muller; Surel (2002), Paro (1998,1999, 2007,2011), Saviani (2014), publicações institucionais e legislação. A metodologia adotada foi bibliográfica, documental e o ensaio de estudo de caso. A análise dos dados evidenciou que as metas do PME, como a gestão democrática do ensino público não foram implementadas, pois o poder público municipal de Igarapé-Miri não ofereceu a infraestrutura adequada, como a criação dos órgãos colegiados ou a dotação financeira para tal, assim a principal contribuição do PME é sua existência jurídica, a qual traz em si a perspectiva para a sua realização futura. Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri 2025-04-08T12:33:31Z 2025-04-08T12:33:31Z 2022-10-11 Dissertação GONÇALVES, Alessandra Quaresma. Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Cidades, Territórios e Identidades) - Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17152. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17152 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Abaetetuba UFPA Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Gestão da educação
Plano Municipal da Educação
Democracia
Education management
Municipal Education Plan
Democracy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITÓRIOS
ESTUDOS SOCIAIS E SUAS HUMANIDADES
spellingShingle Gestão da educação
Plano Municipal da Educação
Democracia
Education management
Municipal Education Plan
Democracy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITÓRIOS
ESTUDOS SOCIAIS E SUAS HUMANIDADES
GONÇALVES, Alessandra Quaresma
Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri
topic_facet Gestão da educação
Plano Municipal da Educação
Democracia
Education management
Municipal Education Plan
Democracy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITÓRIOS
ESTUDOS SOCIAIS E SUAS HUMANIDADES
description We place this study in the subgroup of educational policies that bears the title Educational policy in the city: limits and perspectives in the implementation of the Municipal Education Plan in Igarapé-Miri/Pará. The focus issue was how the Municipal Education Plan (PME) contributes to the democratic management of public education in the city of Igarapé-Miri/Pará? The objectives that led the study were: to investigate the theoretical framework about democratic educational management as a public policy represented by the PME, to describe the democratic management of education, through the implementation of the PME in the city of Igarapé-Miri/Pará and to verify whether the PME contributed to the democratization of educational management in the city of Igarapé-Miri/Pará. The main references that supported this production were classic authors, such as contractarians, and modern authors such as: Becher; Raveloson (2011), Bordenave (1994), Dourado (2001,2018), Lück (2009,2011), Muller; Surel (2002), Paro (1998,1999, 2007,2011), Saviani (2014), institutional publications and legislation. The adopted methodology was bibliographical, documental and the case study essay. Data analysis showed that the goals of the PME, such as the democratic management of public education, were not implemented, since the municipal public power of Igarapé-Miri did not offer the adequate infrastructure, such as the creation of collegiate bodies or the financial allocation for this, thus the main contribution of the PME is its legal existence, which brings in itself the perspective for its future realization.
author_additional SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
author_additionalStr SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
format Dissertação
author GONÇALVES, Alessandra Quaresma
title Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri
title_short Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri
title_full Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri
title_fullStr Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri
title_full_unstemmed Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri
title_sort política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em igarapé-miri
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2025
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17152
_version_ 1832604697943343104
score 11.755432