Dissertação

Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA

This study investigates the use of active teaching methodologies in History classes at the Monte Horebe School, located in the municipality of Acará-Pa, based on a central concern: the traditionalist teaching approach adopted at the institution. The problem identified was the teaching practice of th...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261
id ir-2011-17261
recordtype dspace
spelling ir-2011-172612025-04-23T00:18:58Z Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira COSTA, Renato Pinheiro da http://lattes.cnpq.br/0413733044020733 https://orcid.org/0000-0001-7132-0579 Ensino de História Metodologias ativas Aprendizagem em História Estudo de caso Aula Oficina Teaching History Active methodologies Historical learning Case studies Workshop Class CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA This study investigates the use of active teaching methodologies in History classes at the Monte Horebe School, located in the municipality of Acará-Pa, based on a central concern: the traditionalist teaching approach adopted at the institution. The problem identified was the teaching practice of the History curriculum component, which is characterized by the passive transmission of content, with an emphasis on the memorization of historical facts, with no practical significance for the student's life, a practice dubbed by educator Paulo Freire as “banking education”. To address this problem, the study was carried out using qualitative research, with a focus on a case study carried out with students in the 9th year of primary school at the aforementioned school, using the methodology of participant-action research. Ethnographic elements were used, such as field observations, interviews and research diary notes. The educational product of this investigation was a workshop-class based on Problem-Based Learning (PBL), with the aim of transforming the school's pedagogical practice and overcoming the traditional model of teaching History that is still in force. Este estudo investiga a utilização das metodologias ativas de ensino nas aulas de História da Escola Monte Horebe, localizada no município de Acará-Pa, a partir de uma inquietação central: a abordagem de ensino tradicionalista adotada na instituição. A problemática identificada foi a prática de ensino do componente curricular de História que se caracteriza pela transmissão passiva de conteúdos, com ênfase na memorização de fatos históricos, sem significado prático para a vida do educando, prática essa, batizada pelo educador Paulo Freire, como "educação bancária". Para abordar esse problema, o estudo foi desenvolvido com uma pesquisa qualitativa, com um foco em estudo de caso realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da referida escola, utilizando a metodologia de pesquisa-ação participante. Foram empregados elementos etnográficos, como observações de campo, entrevistas e anotações do diário de pesquisa. O produto educacional dessa investigação foi uma aula-oficina baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de transformar a prática pedagógica da escola e superar o modelo tradicional de ensino de História ainda em vigor. SEMED - Secretaria de Educação do Município de Acará 2025-04-23T00:11:51Z 2025-04-23T00:11:51Z 2025-03-14 Dissertação SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira. Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no município do Acará-PA. Orientador: Renato Pinheiro da Costa. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de História
Metodologias ativas
Aprendizagem em História
Estudo de caso
Aula
Oficina
Teaching History
Active methodologies
Historical learning
Case studies
Workshop
Class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle Ensino de História
Metodologias ativas
Aprendizagem em História
Estudo de caso
Aula
Oficina
Teaching History
Active methodologies
Historical learning
Case studies
Workshop
Class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira
Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA
topic_facet Ensino de História
Metodologias ativas
Aprendizagem em História
Estudo de caso
Aula
Oficina
Teaching History
Active methodologies
Historical learning
Case studies
Workshop
Class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
description This study investigates the use of active teaching methodologies in History classes at the Monte Horebe School, located in the municipality of Acará-Pa, based on a central concern: the traditionalist teaching approach adopted at the institution. The problem identified was the teaching practice of the History curriculum component, which is characterized by the passive transmission of content, with an emphasis on the memorization of historical facts, with no practical significance for the student's life, a practice dubbed by educator Paulo Freire as “banking education”. To address this problem, the study was carried out using qualitative research, with a focus on a case study carried out with students in the 9th year of primary school at the aforementioned school, using the methodology of participant-action research. Ethnographic elements were used, such as field observations, interviews and research diary notes. The educational product of this investigation was a workshop-class based on Problem-Based Learning (PBL), with the aim of transforming the school's pedagogical practice and overcoming the traditional model of teaching History that is still in force.
author_additional COSTA, Renato Pinheiro da
author_additionalStr COSTA, Renato Pinheiro da
format Dissertação
author SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira
title Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA
title_short Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA
title_full Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA
title_fullStr Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA
title_sort ensino e aprendizagem de história baseada em problemas: estudo de caso em uma turma de 9º ano da emeif monte horebe, no município do acará-pa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2025
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261
_version_ 1832602758920798208
score 11.755432