/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
As histórias em quadrinho como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem da leitura em um centro educativo do município de Parintins AM
O presente trabalho visa mostrar a importância da utilização das HQs (histórias em quadrinhos) como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem da leitura em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de um Centro Educativo do município de Parintins. Para fundamentar a pesquisa emb...
Autor principal: | Ribeiro, Soraia Batista |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1510 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho visa mostrar a importância da utilização das HQs (histórias em quadrinhos) como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem da leitura em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de um Centro Educativo do município de Parintins. Para fundamentar a pesquisa embasou-se em alguns estudiosos como: Ramos (2016), Vergueiro (2015), Triviños (2015), Weisz (2004), e outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica empreendida a partir de um estudo de caso com apoio das técnicas de observações e aplicação de questionários. Os resultados apontaram as dificuldades que professores e alunos encontram mediante processo de ensino e aprendizagem da leitura, bem como evidencia a contribuição do uso das histórias em quadrinhos em sala de aula como possibilidade didática para contornar tais dificuldades. Pretende-se levar para conhecimento dos professores uma reflexão de suas práticas, métodos e estratégias de ensino, de forma a melhorar e alcançar o sucesso educativo. |