tcc

As histórias em quadrinho como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem da leitura em um centro educativo do município de Parintins AM

O presente trabalho visa mostrar a importância da utilização das HQs (histórias em quadrinhos) como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem da leitura em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de um Centro Educativo do município de Parintins. Para fundamentar a pesquisa emb...

ver descrição completa

Autor principal: Ribeiro, Soraia Batista
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1510
Resumo:
O presente trabalho visa mostrar a importância da utilização das HQs (histórias em quadrinhos) como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem da leitura em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de um Centro Educativo do município de Parintins. Para fundamentar a pesquisa embasou-se em alguns estudiosos como: Ramos (2016), Vergueiro (2015), Triviños (2015), Weisz (2004), e outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica empreendida a partir de um estudo de caso com apoio das técnicas de observações e aplicação de questionários. Os resultados apontaram as dificuldades que professores e alunos encontram mediante processo de ensino e aprendizagem da leitura, bem como evidencia a contribuição do uso das histórias em quadrinhos em sala de aula como possibilidade didática para contornar tais dificuldades. Pretende-se levar para conhecimento dos professores uma reflexão de suas práticas, métodos e estratégias de ensino, de forma a melhorar e alcançar o sucesso educativo.