Dissertação

O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula

The blackboard nowadays has been, criticized by those teachers who consider it traditional. However some teachers and pedagogues, including myself, consider that since it is used in a different way, the blackboard has great importance for teaching and learning, mainly for mathematics. This essay is...

ver descrição completa

Autor principal: MICCIONE, Jani Selma Morais
Grau: Dissertação
Idioma: Portuguese
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1764
id ir-2011-1764
recordtype dspace
spelling ir-2011-17642018-02-26T12:56:37Z O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula The blackboard as mediating for construction of relations of autonomy in the environment of classroom MICCIONE, Jani Selma Morais SILVA, Francisco Hermes Santos da http://lattes.cnpq.br/3912906225739008 Interação social Quadro-negro Matemática Aprendizagem Interação professor-aluno CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The blackboard nowadays has been, criticized by those teachers who consider it traditional. However some teachers and pedagogues, including myself, consider that since it is used in a different way, the blackboard has great importance for teaching and learning, mainly for mathematics. This essay is about a study done in a junior high school 7th grade group and its goal is to verify what are the reasons that make students participation on blackboard activities difficult. This study shows that the blackboard isnt, in its material form, a traditional recourse. In its use there are power relations that make the students do not accept to participate in its activities. The discussion happens around the necessity of involving the students and the teacher in interaction activities which channel is the blackboard since it is adequate for mathematics communication between teacher and students and among students. O quadro de escrever tem sido nos dias atuais alvo de críticas por parte de muitos professores que o consideram tradicional. Entretanto, alguns professores e pedagogos dentre os quais eu me incluo, consideram que, desde que usado de forma diferenciada, é de suma importância para o ensino e aprendizagem, principalmente na disciplina de Matemática. Essa dissertação versa sobre um estudo feito em uma turma de 7 série do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi verificar quais os fatores que dificultam a participação dos alunos nas atividades no quadro de escrever. O estudo mostra que o quadro não é, em sua materialidade, um recurso tradicional. Em sua utilização estão presentes relações de poder que fazem com que os alunos não aceitem participar de suas atividades. As discussões são feitas em torno da necessidade de envolver os alunos e o professor em atividades interativas via quadro de escrever, haja vista que, esse artefato é adequado para a viabilização da comunicação matemática entre professor e alunos e dos alunos entre si. 2011-03-23T21:19:24Z 2011-03-23T21:19:24Z 2006-02-01 Dissertação MICCIONE, Jani Selma Morais. O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1764 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language Portuguese
topic Interação social
Quadro-negro
Matemática
Aprendizagem
Interação professor-aluno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Interação social
Quadro-negro
Matemática
Aprendizagem
Interação professor-aluno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MICCIONE, Jani Selma Morais
O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula
topic_facet Interação social
Quadro-negro
Matemática
Aprendizagem
Interação professor-aluno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The blackboard nowadays has been, criticized by those teachers who consider it traditional. However some teachers and pedagogues, including myself, consider that since it is used in a different way, the blackboard has great importance for teaching and learning, mainly for mathematics. This essay is about a study done in a junior high school 7th grade group and its goal is to verify what are the reasons that make students participation on blackboard activities difficult. This study shows that the blackboard isnt, in its material form, a traditional recourse. In its use there are power relations that make the students do not accept to participate in its activities. The discussion happens around the necessity of involving the students and the teacher in interaction activities which channel is the blackboard since it is adequate for mathematics communication between teacher and students and among students.
author_additional SILVA, Francisco Hermes Santos da
author_additionalStr SILVA, Francisco Hermes Santos da
format Dissertação
author MICCIONE, Jani Selma Morais
title O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula
title_short O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula
title_full O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula
title_fullStr O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula
title_full_unstemmed O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula
title_sort o quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1764
_version_ 1832605291165777920
score 11.755432