Dissertação

O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação

This study the following goals: 1. To investigate the students learning results from an evaluation experience, using the blackboard as a way of making it easier. 2. To use procedures that make the student participation in evaluation activities on the blackboard possible. It was developed in a high s...

ver descrição completa

Autor principal: MICCIONE, Domênico Góes
Grau: Dissertação
Idioma: Portuguese
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1771
id ir-2011-1771
recordtype dspace
spelling ir-2011-17712019-05-23T13:25:49Z O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação The blackboard to write as easier resource of interaction and learning of the student in the evaluation process MICCIONE, Domênico Góes SILVA, Francisco Hermes Santos da http://lattes.cnpq.br/3912906225739008 Aprendizagem Avaliação Matemática Ensino Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM This study the following goals: 1. To investigate the students learning results from an evaluation experience, using the blackboard as a way of making it easier. 2. To use procedures that make the student participation in evaluation activities on the blackboard possible. It was developed in a high school-first-year group from a federal public school of Pará. The results indicate that the blackboard use in an interaction way makes the students learning easier when pedagogy didactic aspects that do not depend on the tendencies in Mathematics Education, such as the diagnosis evaluation, social interaction, didactic contract, error / mistake and the epistemology obstacles are considered. Finally, we conclude that the blackboard must have its meaning established again for the mathematics teacher pedagogy practice. Esse estudo teve como objetivos: 1. Investigar os resultados da aprendizagem dos alunos, decorrente de uma experiência de avaliação, usando como recurso facilitador o quadro de escrever. 2. Utilizar procedimentos que possibilitem a participação do aluno nas atividades avaliativas desenvolvidas no quadro de escrever. Foi desenvolvida em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em escola pública federal do estado do Pará. Os resultados indicam que o uso do quadro de escrever de forma interativa, facilita a aprendizagem dos alunos quando considerados aspectos didático-pedagógicos inerentes às tendências em Educação Matemática, tais como a avaliação diagnóstica, a interação social, o contrato didático, o erro e os obstáculos epistemológicos. Por fim, conclui-se que o quadro de escrever deve ser ressignificado na prática pedagógica do professor de matemática. 2011-03-23T21:19:25Z 2011-03-23T21:19:25Z 2006-02-01 Dissertação MICCIONE, Domênico Góes. O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1771 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language Portuguese
topic Aprendizagem
Avaliação
Matemática
Ensino
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle Aprendizagem
Avaliação
Matemática
Ensino
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
MICCIONE, Domênico Góes
O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação
topic_facet Aprendizagem
Avaliação
Matemática
Ensino
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description This study the following goals: 1. To investigate the students learning results from an evaluation experience, using the blackboard as a way of making it easier. 2. To use procedures that make the student participation in evaluation activities on the blackboard possible. It was developed in a high school-first-year group from a federal public school of Pará. The results indicate that the blackboard use in an interaction way makes the students learning easier when pedagogy didactic aspects that do not depend on the tendencies in Mathematics Education, such as the diagnosis evaluation, social interaction, didactic contract, error / mistake and the epistemology obstacles are considered. Finally, we conclude that the blackboard must have its meaning established again for the mathematics teacher pedagogy practice.
author_additional SILVA, Francisco Hermes Santos da
author_additionalStr SILVA, Francisco Hermes Santos da
format Dissertação
author MICCIONE, Domênico Góes
title O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação
title_short O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação
title_full O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação
title_fullStr O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação
title_full_unstemmed O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação
title_sort o quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1771
_version_ 1832605217350221824
score 11.755432