/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação
This study the following goals: 1. To investigate the students learning results from an evaluation experience, using the blackboard as a way of making it easier. 2. To use procedures that make the student participation in evaluation activities on the blackboard possible. It was developed in a high s...
Autor principal: | MICCIONE, Domênico Góes |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | Portuguese |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2011
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1771 |
id |
ir-2011-1771 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-17712019-05-23T13:25:49Z O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação The blackboard to write as easier resource of interaction and learning of the student in the evaluation process MICCIONE, Domênico Góes SILVA, Francisco Hermes Santos da http://lattes.cnpq.br/3912906225739008 Aprendizagem Avaliação Matemática Ensino Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM This study the following goals: 1. To investigate the students learning results from an evaluation experience, using the blackboard as a way of making it easier. 2. To use procedures that make the student participation in evaluation activities on the blackboard possible. It was developed in a high school-first-year group from a federal public school of Pará. The results indicate that the blackboard use in an interaction way makes the students learning easier when pedagogy didactic aspects that do not depend on the tendencies in Mathematics Education, such as the diagnosis evaluation, social interaction, didactic contract, error / mistake and the epistemology obstacles are considered. Finally, we conclude that the blackboard must have its meaning established again for the mathematics teacher pedagogy practice. Esse estudo teve como objetivos: 1. Investigar os resultados da aprendizagem dos alunos, decorrente de uma experiência de avaliação, usando como recurso facilitador o quadro de escrever. 2. Utilizar procedimentos que possibilitem a participação do aluno nas atividades avaliativas desenvolvidas no quadro de escrever. Foi desenvolvida em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em escola pública federal do estado do Pará. Os resultados indicam que o uso do quadro de escrever de forma interativa, facilita a aprendizagem dos alunos quando considerados aspectos didático-pedagógicos inerentes às tendências em Educação Matemática, tais como a avaliação diagnóstica, a interação social, o contrato didático, o erro e os obstáculos epistemológicos. Por fim, conclui-se que o quadro de escrever deve ser ressignificado na prática pedagógica do professor de matemática. 2011-03-23T21:19:25Z 2011-03-23T21:19:25Z 2006-02-01 Dissertação MICCIONE, Domênico Góes. O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1771 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
Portuguese |
topic |
Aprendizagem Avaliação Matemática Ensino Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Aprendizagem Avaliação Matemática Ensino Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM MICCIONE, Domênico Góes O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação |
topic_facet |
Aprendizagem Avaliação Matemática Ensino Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
description |
This study the following goals: 1. To investigate the students learning results from an evaluation experience, using the blackboard as a way of making it easier. 2. To use procedures that make the student participation in evaluation activities on the blackboard possible. It was developed in a high school-first-year group from a federal public school of Pará. The results indicate that the blackboard use in an interaction way makes the students learning easier when pedagogy didactic aspects that do not depend on the tendencies in Mathematics Education, such as the diagnosis evaluation, social interaction, didactic contract, error / mistake and the epistemology obstacles are considered. Finally, we conclude that the blackboard must have its meaning established again for the mathematics teacher pedagogy practice. |
author_additional |
SILVA, Francisco Hermes Santos da |
author_additionalStr |
SILVA, Francisco Hermes Santos da |
format |
Dissertação |
author |
MICCIONE, Domênico Góes |
title |
O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação |
title_short |
O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação |
title_full |
O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação |
title_fullStr |
O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação |
title_full_unstemmed |
O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação |
title_sort |
o quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2011 |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1771 |
_version_ |
1832605217350221824 |
score |
11.755432 |