Dissertação

Uma proposta para ensinar os conceitos da análise combinatória e de probabilidade: uma aplicação do uso da história da matemática, como organizador prévio, e dos mapas conceituais

We discussed, in this work, a proposal of use of the history of the mathematics, as previous organizer, for the teaching of the combination analysis and of the probability. That use of the history of the mathematics has as objective to develop the knowledge subsumers, presents in the students' cogni...

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Autor principal: BOGA NETO, Francisco Rodrigues
Grau: Dissertação
Idioma: Portuguese
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1833
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spelling ir-2011-18332018-02-26T13:02:24Z Uma proposta para ensinar os conceitos da análise combinatória e de probabilidade: uma aplicação do uso da história da matemática, como organizador prévio, e dos mapas conceituais BOGA NETO, Francisco Rodrigues ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do http://lattes.cnpq.br/5870609258842071 Matemática Ensino Análise combinatória Probabilidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM We discussed, in this work, a proposal of use of the history of the mathematics, as previous organizer, for the teaching of the combination analysis and of the probability. That use of the history of the mathematics has as objective to develop the knowledge subsumers, presents in the students' cognitive structure, so that it can happen, in a significant way, the learning of the concepts of those topics of the mathematics, and that they will be taught, in a more detailed way, later on, through the conceptual maps. It is worth to stand out that, the previous organizers' of the content use, as well as the theory of the conceptual maps, they have theoretical justification in the works on significant learning, of the educational psychologist David P. Ausubel. Discutimos, neste trabalho, uma proposta de utilização da história da matemática, como organizador prévio, para o ensino da análise combinatória e da probabilidade. Esse uso da história da matemática tem como objetivo desenvolver os conhecimentos subsunçores, presentes na estrutura cognitiva dos alunos, para que possa ocorrer, de forma significativa, a aprendizagem dos conceitos desses tópicos da matemática, e que serão ensinados, de modo mais detalhado, posteriormente, através dos mapas conceituais. Vale ressaltar que, a utilização dos organizadores prévios do conteúdo, assim como a teoria dos mapas conceituais, têm fundamentação teórica nos trabalhos sobre aprendizagem significativa, do psicólogo educacional David P. Ausubel. 2011-03-23T21:19:33Z 2011-03-23T21:19:33Z 2005-04-01 Dissertação BOGA NETO, Francisco Rodrigues. Uma proposta para ensinar os conceitos da análise combinatória e de probabilidade: uma aplicação do uso da história da matemática, como organizador prévio, e dos mapas conceituais. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1833 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
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