/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia
It presents the results of a research in the field of Language Teaching and Learning which aimed at developing students autonomy regarding their appropriation of English as a foreign language in a country school. The study was developed as an imposing need to make English learning meaningful and mot...
Autor principal: | NATIVIDADE, Elda Carla Barata |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2011
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2076 |
id |
ir-2011-2076 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-20762018-02-27T13:04:25Z Buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia NATIVIDADE, Elda Carla Barata SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Língua inglesa Ensino médio Estudo de caso Aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM It presents the results of a research in the field of Language Teaching and Learning which aimed at developing students autonomy regarding their appropriation of English as a foreign language in a country school. The study was developed as an imposing need to make English learning meaningful and motivating to students in this school. Motivation was seen as an important element in the construction of this knowledge. The study relied on previous research by Brown e Jacob (apud WILLIAN et al, 2004) e Harmer (2001), and on motivation; and Holec (apud PAIVA, 2005), Dickinson (1994), Little (1991), Benson (2001), and Paiva (2007) on autonomy in foreign languages learning. Methodological guidelines were borrowed from Hadley (2004) and Viana (2007) and especially on how to conduct data collection, organization, and analysis in an action - research format. This study was conducted by he teacher-researcher, based on data collected by the author in her High School freshman class with twenty eight students enrolled in the evening class of a public school in São Francisco do Pará. The data analysis proved that a meaningful learning must have students‟ daily life as a starting point to any activity. It also proved that situations which demand students using the language in real contexts makes learning more meaningful to them at the same time that it fosters autonomy. The activity conducted for this study, called Posters‟ show, aimed at developing quality behavior in students towards learning because, taking autonomy as a background, students‟ daily life, their life experiences, and their responsibility towards the learning situation are far more important elements to experience than mastering grammar rules or even covering the complete content of each academic year. Results showed that positive outcomes because a change occurred in students perceptions on learning, evidencing that it is possible to enhance autonomous attitudes when proper guidance is given to students. Apresenta resultados de uma pesquisa investigativa realizada no campo do ensino e aprendizagem de línguas buscando desenvolver a autonomia do aluno referente à aquisição do conhecimento de língua inglesa em uma escola rural. Este trabalho derivou da necessidade de tornar significativa a aprendizagem de inglês levando em consideração também a motivação como um elemento importante na construção desse conhecimento. Do ponto de vista teórico foram relevantes as contribuições de e Harmer (2001), Brown e Jacob (apud WILLIAN et al, 2004) sobre motivação; Holec (apud PAIVA, 2005), Little (1991), Dickinson (1994) Benson (2001) e Paiva (2007) no que se refere à autonomia no ensino e aprendizagem de línguas. Do ponto de vista metodológico, as contribuições de Hadley (2004) e Viana (2007) foram importantes para o direcionamento dos procedimentos de constituição dos dados à luz dos estudos da pesquisa-ação. Este trabalho foi realizado por mim enquanto professora e pesquisadora, coletando os dados em minha sala de aula com uma turma de Ensino Médio composta por vinte e oito alunos do primeiro ano do turno da noite em uma escola pública na cidade de São Francisco do Pará. A análise dos dados permitiu afirmar que uma aprendizagem significativa deve partir de situações que envolvam os alunos em condições de uso da língua. Ele também mostrou que situação de uso da língua em contexto real faz a aprendizagem ter mais sentido para os alunos ao mesmo tempo em que adotam autonomia. A atividade que conduziu este estudo foi chamada de foi Posters' show cujo objetivo desenvolver nos alunos comportamentos diferenciados em relação à aprendizagem. Pois, em se tratando de autonomia, a vivência dos alunos, a experiência, e a responsabilidade na situação de aprendizagem são mais importantes do que o domínio das regras gramaticais ou mesmo do conteúdo programático anual destinado à cada etapa de ensino. A análise dos dados permitiu afirmar que o trabalho obteve resultados positivos, pois ocorreram mudanças nos alunos acerca da própria aprendizagem, evidenciando que é possível construir atitudes autônomas se forem dadas condições apropriadas aos alunos. 2011-03-30T17:10:23Z 2011-03-30T17:10:23Z 2009-04-24 Dissertação NATIVIDADE, Elda Carla Barata. Buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia. 2009. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2076 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Língua inglesa Ensino médio Estudo de caso Aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Língua inglesa Ensino médio Estudo de caso Aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM NATIVIDADE, Elda Carla Barata Buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia |
topic_facet |
Língua inglesa Ensino médio Estudo de caso Aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
It presents the results of a research in the field of Language Teaching and Learning which aimed at developing students autonomy regarding their appropriation of English as a foreign language in a country school. The study was developed as an imposing need to make English learning meaningful and motivating to students in this school. Motivation was seen as an important element in the construction of this knowledge. The study relied on previous research by Brown e Jacob (apud WILLIAN et al, 2004) e Harmer (2001), and on motivation; and Holec (apud PAIVA, 2005), Dickinson (1994), Little (1991), Benson (2001), and Paiva (2007) on autonomy in foreign languages learning. Methodological guidelines were borrowed from Hadley (2004) and Viana (2007) and especially on how to conduct data collection, organization, and analysis in an action - research format. This study was conducted by he teacher-researcher, based on data collected by the author in her High School freshman class with twenty eight students enrolled in the evening class of a public school in São Francisco do Pará. The data analysis proved that a meaningful learning must have students‟ daily life as a starting point to any activity. It also proved that situations which demand students using the language in real contexts makes learning more meaningful to them at the same time that it fosters autonomy. The activity conducted for this study, called Posters‟ show, aimed at developing quality behavior in students towards learning because, taking autonomy as a background, students‟ daily life, their life experiences, and their responsibility towards the learning situation are far more important elements to experience than mastering grammar rules or even covering the complete content of each academic year. Results showed that positive outcomes because a change occurred in students perceptions on learning, evidencing that it is possible to enhance autonomous attitudes when proper guidance is given to students. |
author_additional |
SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
author_additionalStr |
SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
format |
Dissertação |
author |
NATIVIDADE, Elda Carla Barata |
title |
Buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia |
title_short |
Buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia |
title_full |
Buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia |
title_fullStr |
Buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia |
title_full_unstemmed |
Buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia |
title_sort |
buscando significações na aprendizagem de inglês no ensino médio: uma experiência de fomento de autonomia |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2011 |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2076 |
_version_ |
1832603428135632896 |
score |
11.755432 |