Artigo

Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento

Aiming to investigate the effects of antecedent verbal stimuli on behavior, twenty-four students were exposed to a match to sample procedure. The task consisted of pointing out to each of three comparison stimuli. The correct behavior was reinforced in fixed ratio 6. In Condition 1, the order of the...

ver descrição completa

Autor principal: BRAGA, Mariella Vasconcelos Nogueira
Outros Autores: ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de, PARACAMPO, Carla Cristina Paiva, SANTOS, Joene Vieira dos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2386
id ir-2011-2386
recordtype dspace
spelling ir-2011-23862018-02-06T17:13:28Z Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento Effects of manipulation of formal properties of verbal stimuli on behavior BRAGA, Mariella Vasconcelos Nogueira ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de PARACAMPO, Carla Cristina Paiva SANTOS, Joene Vieira dos Comportamento verbal Análise do comportamento Estímulo/resposta Aiming to investigate the effects of antecedent verbal stimuli on behavior, twenty-four students were exposed to a match to sample procedure. The task consisted of pointing out to each of three comparison stimuli. The correct behavior was reinforced in fixed ratio 6. In Condition 1, the order of the presentation of the stimuli at the beginning of phases 2, 3, 4 and 5 was: corresponding instruction, minimal instruction, corresponding question, minimal question, respectively. The eight conditions differed only in the order in which the verbal stimuli were presented. The corresponding stimuli and corresponding question established the correct behavior in 95% and 33% of the cases, respectively. The minimal stimuli didn't establish the correct behavior. The results have implications on the defining of rules. Objetivando avaliar os efeitos de estímulos antecedentes verbais sobre o comportamento, 24 estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa consistia em apontar para cada um dos três estímulos de comparação. O comportamento correto era reforçado em razão fixa 6. Na Condição 1, a ordem de apresentação dos estímulos nas Fases 2, 3, 4 e 5 era: instrução correspondente, instrução mínima, pergunta correspondente, pergunta mínima, respectivamente. As oito condições diferiam quanto à ordem de apresentação das instruções e perguntas. A instrução e a pergunta correspondente estabeleceram o comportamento correto em 95% e 33% dos casos, respectivamente. A instrução e a pergunta mínima não estabeleceram o comportamento correto. Os resultados têm implicações para as definições de regras. 2011-11-30T17:29:26Z 2011-11-30T17:29:26Z 2010 Artigo de Periódico BRAGA, Mariella Vasconcelos Nogueira et al. Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 26, n. 4, p. 661-673, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n4/10.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400010>. 0102-3772 http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2386 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Comportamento verbal
Análise do comportamento
Estímulo/resposta
spellingShingle Comportamento verbal
Análise do comportamento
Estímulo/resposta
BRAGA, Mariella Vasconcelos Nogueira
Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento
topic_facet Comportamento verbal
Análise do comportamento
Estímulo/resposta
description Aiming to investigate the effects of antecedent verbal stimuli on behavior, twenty-four students were exposed to a match to sample procedure. The task consisted of pointing out to each of three comparison stimuli. The correct behavior was reinforced in fixed ratio 6. In Condition 1, the order of the presentation of the stimuli at the beginning of phases 2, 3, 4 and 5 was: corresponding instruction, minimal instruction, corresponding question, minimal question, respectively. The eight conditions differed only in the order in which the verbal stimuli were presented. The corresponding stimuli and corresponding question established the correct behavior in 95% and 33% of the cases, respectively. The minimal stimuli didn't establish the correct behavior. The results have implications on the defining of rules.
format Artigo
author BRAGA, Mariella Vasconcelos Nogueira
author2 ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
SANTOS, Joene Vieira dos
author2Str ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
SANTOS, Joene Vieira dos
title Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento
title_short Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento
title_full Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento
title_fullStr Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento
title_full_unstemmed Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento
title_sort efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2386
_version_ 1832603827448053760
score 11.755432