Dissertação

A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários

This work presents a descriptive analysis based in a corpus constituted by 50 publicity texts, which main objective is to verify how cognitives strategies are processed, since they are crucial to the textual understanding and also to the meaning elaboration, here in narrow sense named inference. As...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527
id ir-2011-2527
recordtype dspace
spelling ir-2011-25272018-01-22T11:29:03Z A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4291543797221091 Linguística Análise do discurso Texto publicitário Gênero publicitário Teoria da relevância CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This work presents a descriptive analysis based in a corpus constituted by 50 publicity texts, which main objective is to verify how cognitives strategies are processed, since they are crucial to the textual understanding and also to the meaning elaboration, here in narrow sense named inference. As communicative human activities come from ways which are intregatives and unseparated: the emissor, the text and receptor, this work tries to establish the role of each one of those elements plays to inference, based in the theoretical frames of two Linguistics branches: 1) Textual Linguistics which takes the text in detail to enfatize what cognitive activities are used, as inference; 2)Pragmatics, which comes along to Textual Linguistics, with special attention to the Relevance: Communication and cognition of Sperber and Wilson (1986), searching for relevant considerations about the way the information is represented in the mind as well how it is inferencially processed. O presente trabalho apresenta uma análise descritiva desenvolvida com base em um corpus de 50 textos, do gênero publicitário, cujo objetivo é verificar como se processa a estratégia cognitiva, fundamental ao processamento textual e à construção de sentido, denominada de inferência. Partindo do pressuposto de que a atividade humana comunicativa perpassa por três peças-chave, integrativas e indissociáveis, que são o emissor, o texto e o receptor. Procurou-se estabelecer o papel da cada um desses elementos no processamento de inferências, tendo por base teórica dois ramos da Lingüística: 1) A Linguística Textual, que esmiuça o seu principal elemento-chave, o texto, enfatizando que atividades e processamentos cognitivos, mais especificamente a inferenciação, são utilizados; 2) A Pragmática, que vem subsidiando a Lingüística Textual, com a Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986), na qual se buscam considerações pertinentes sobre o modo como a informação é representada na mente e como a mesma é processada inferencialmente. 2012-03-06T13:58:45Z 2012-03-06T13:58:45Z 2005-06-04 Dissertação NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do. A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2005. Curso de Mestrado em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Linguística
Análise do discurso
Texto publicitário
Gênero publicitário
Teoria da relevância
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Linguística
Análise do discurso
Texto publicitário
Gênero publicitário
Teoria da relevância
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do
A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
topic_facet Linguística
Análise do discurso
Texto publicitário
Gênero publicitário
Teoria da relevância
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This work presents a descriptive analysis based in a corpus constituted by 50 publicity texts, which main objective is to verify how cognitives strategies are processed, since they are crucial to the textual understanding and also to the meaning elaboration, here in narrow sense named inference. As communicative human activities come from ways which are intregatives and unseparated: the emissor, the text and receptor, this work tries to establish the role of each one of those elements plays to inference, based in the theoretical frames of two Linguistics branches: 1) Textual Linguistics which takes the text in detail to enfatize what cognitive activities are used, as inference; 2)Pragmatics, which comes along to Textual Linguistics, with special attention to the Relevance: Communication and cognition of Sperber and Wilson (1986), searching for relevant considerations about the way the information is represented in the mind as well how it is inferencially processed.
author_additional FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira
author_additionalStr FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira
format Dissertação
author NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do
title A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title_short A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title_full A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title_fullStr A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title_full_unstemmed A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title_sort contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527
_version_ 1832604663795417088
score 11.755432