/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
This work presents a descriptive analysis based in a corpus constituted by 50 publicity texts, which main objective is to verify how cognitives strategies are processed, since they are crucial to the textual understanding and also to the meaning elaboration, here in narrow sense named inference. As...
Autor principal: | NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2012
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527 |
id |
ir-2011-2527 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-25272018-01-22T11:29:03Z A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4291543797221091 Linguística Análise do discurso Texto publicitário Gênero publicitário Teoria da relevância CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This work presents a descriptive analysis based in a corpus constituted by 50 publicity texts, which main objective is to verify how cognitives strategies are processed, since they are crucial to the textual understanding and also to the meaning elaboration, here in narrow sense named inference. As communicative human activities come from ways which are intregatives and unseparated: the emissor, the text and receptor, this work tries to establish the role of each one of those elements plays to inference, based in the theoretical frames of two Linguistics branches: 1) Textual Linguistics which takes the text in detail to enfatize what cognitive activities are used, as inference; 2)Pragmatics, which comes along to Textual Linguistics, with special attention to the Relevance: Communication and cognition of Sperber and Wilson (1986), searching for relevant considerations about the way the information is represented in the mind as well how it is inferencially processed. O presente trabalho apresenta uma análise descritiva desenvolvida com base em um corpus de 50 textos, do gênero publicitário, cujo objetivo é verificar como se processa a estratégia cognitiva, fundamental ao processamento textual e à construção de sentido, denominada de inferência. Partindo do pressuposto de que a atividade humana comunicativa perpassa por três peças-chave, integrativas e indissociáveis, que são o emissor, o texto e o receptor. Procurou-se estabelecer o papel da cada um desses elementos no processamento de inferências, tendo por base teórica dois ramos da Lingüística: 1) A Linguística Textual, que esmiuça o seu principal elemento-chave, o texto, enfatizando que atividades e processamentos cognitivos, mais especificamente a inferenciação, são utilizados; 2) A Pragmática, que vem subsidiando a Lingüística Textual, com a Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986), na qual se buscam considerações pertinentes sobre o modo como a informação é representada na mente e como a mesma é processada inferencialmente. 2012-03-06T13:58:45Z 2012-03-06T13:58:45Z 2005-06-04 Dissertação NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do. A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2005. Curso de Mestrado em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Linguística Análise do discurso Texto publicitário Gênero publicitário Teoria da relevância CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
spellingShingle |
Linguística Análise do discurso Texto publicitário Gênero publicitário Teoria da relevância CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários |
topic_facet |
Linguística Análise do discurso Texto publicitário Gênero publicitário Teoria da relevância CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This work presents a descriptive analysis based in a corpus constituted by 50 publicity texts, which main objective is to verify how cognitives strategies are processed, since they are crucial to the textual understanding and also to the meaning elaboration, here in narrow sense named inference. As communicative human activities come from ways which are intregatives and unseparated: the emissor, the text and receptor, this work tries to establish the role of each one of those elements plays to inference, based in the theoretical frames of two Linguistics branches: 1) Textual Linguistics which takes the text in detail to enfatize what cognitive activities are used, as inference; 2)Pragmatics, which comes along to Textual Linguistics, with special attention to the Relevance: Communication and cognition of Sperber and Wilson (1986), searching for relevant considerations about the way the information is represented in the mind as well how it is inferencially processed. |
author_additional |
FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira |
author_additionalStr |
FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira |
format |
Dissertação |
author |
NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do |
title |
A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários |
title_short |
A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários |
title_full |
A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários |
title_fullStr |
A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários |
title_full_unstemmed |
A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários |
title_sort |
contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2012 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527 |
_version_ |
1832604663795417088 |
score |
11.755432 |