Dissertação

Baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas

BAIUKA is an educational game aimed to wake up ecological consciousness based on Amazonian legends. This study aimed to build an educational game for kids, based on Multiple Intelligences, facing the Amazonian culture, automatically generating ratings from independent agents, based on the behavio...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Danielle Fonseca
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2613
id ir-2011-2613
recordtype dspace
spelling ir-2011-26132021-06-21T15:14:03Z Baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas COSTA, Danielle Fonseca FAVERO, Eloi Luiz http://lattes.cnpq.br/1497269209026542 Jogos educativos Agentes autonômos Inteligências múltiplas Educational games Autonomous agents Multiple intelligences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO BAIUKA is an educational game aimed to wake up ecological consciousness based on Amazonian legends. This study aimed to build an educational game for kids, based on Multiple Intelligences, facing the Amazonian culture, automatically generating ratings from independent agents, based on the behavior of the player, and helping the teacher in the classroom. The game aimed to provide a specific tool of learning motivation from the use of educational games on the web, and develop a model to evaluate educational games. The methodological way had as its analysis basis the qualitative methodology and involved, beyond bibliographic and documentary research, a field research at Ipiranga´s School, applying a checklist for Portuguese Language teachers properly selected, as well as experts that, in some way, work in this reality. The research results indicate a good acceptance by teachers to provide moments of play activity for children. Unfortunately, the difficulty also noticed in creating an educational game that is interesting to the young, combining teaching methods with the power of computer games. However, despite this sad fact, the research points to hope that computer games can be considered the state-of-the-art for the development of environments for learning motivation. The production of this new generation of educational games requires interdisciplinary teams, creative and able to work cooperatively. BAIUKA é um jogo educativo voltado para despertar a consciência ecológica baseado em lendas amazônicas. Este trabalho teve como objetivo central construir um jogo educativo infantil baseado nas Inteligências Múltiplas, voltado para a cultura amazônica, gerando automaticamente avaliações sobre o comportamento do jogador, a partir de agentes autônomos, auxiliando o professor em sala de aula. Teve como objetivos específicos oferecer um instrumento de motivação da aprendizagem a partir do uso de jogos educativos na web, além de desenvolver um modelo para avaliar jogos educacionais. A caminhada metodológica teve como principal base de análise a metodologia qualitativa e envolveu, além de pesquisas documentais e bibliográficas, a pesquisa de campo na Escola Ipiranga, com aplicação de um checklist a professores devidamente selecionados, assim como especialistas que, de alguma forma, atuam nessa realidade. Os resultados da pesquisa indicam a boa aceitação por parte dos professores de proporcionar momentos de atividade lúdica para as crianças. Infelizmente, também constatamos a dificuldade em se criar um jogo educacional que seja interessante ao jovem, aliando metodologias pedagógicas ao poder dos jogos computacionais. Porém, não obstante essa triste constatação, a pesquisa aponta com esperança que os jogos computadorizados possam ser considerados o estado da arte para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem motivadores. A produção desta nova geração de jogos didáticos requer times interdisciplinares, criativos e capazes de trabalharem cooperativamente. 2012-04-12T17:19:04Z 2012-04-12T17:19:04Z 2009-09-18 Dissertação COSTA, Danielle Fonseca. Baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas. Orientador: Elói Luiz Favero. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica.) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2613. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2613 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Tecnologia UFPA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Jogos educativos
Agentes autonômos
Inteligências múltiplas
Educational games
Autonomous agents
Multiple intelligences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
spellingShingle Jogos educativos
Agentes autonômos
Inteligências múltiplas
Educational games
Autonomous agents
Multiple intelligences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
COSTA, Danielle Fonseca
Baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas
topic_facet Jogos educativos
Agentes autonômos
Inteligências múltiplas
Educational games
Autonomous agents
Multiple intelligences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
description BAIUKA is an educational game aimed to wake up ecological consciousness based on Amazonian legends. This study aimed to build an educational game for kids, based on Multiple Intelligences, facing the Amazonian culture, automatically generating ratings from independent agents, based on the behavior of the player, and helping the teacher in the classroom. The game aimed to provide a specific tool of learning motivation from the use of educational games on the web, and develop a model to evaluate educational games. The methodological way had as its analysis basis the qualitative methodology and involved, beyond bibliographic and documentary research, a field research at Ipiranga´s School, applying a checklist for Portuguese Language teachers properly selected, as well as experts that, in some way, work in this reality. The research results indicate a good acceptance by teachers to provide moments of play activity for children. Unfortunately, the difficulty also noticed in creating an educational game that is interesting to the young, combining teaching methods with the power of computer games. However, despite this sad fact, the research points to hope that computer games can be considered the state-of-the-art for the development of environments for learning motivation. The production of this new generation of educational games requires interdisciplinary teams, creative and able to work cooperatively.
author_additional FAVERO, Eloi Luiz
author_additionalStr FAVERO, Eloi Luiz
format Dissertação
author COSTA, Danielle Fonseca
title Baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas
title_short Baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas
title_full Baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas
title_fullStr Baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas
title_full_unstemmed Baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas
title_sort baiuka: jogos de lendas amazônicas para avaliação de inteligências múltiplas
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2613
_version_ 1832604295827030016
score 11.755432