Dissertação

O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão

In this study, we investigated the learning of mathematical rules in the context of the classroom, emphasizing, primarily, the discussions about language. Our main goal was to investigate the linguistic difficulties, faced by students during the learning of mathematical rules, in particular, the con...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Paulo Vilhena da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2887
id ir-2011-2887
recordtype dspace
spelling ir-2011-28872018-01-03T12:54:36Z O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão SILVA, Paulo Vilhena da SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da http://lattes.cnpq.br/3588315106445865 Aprendizagem Linguística matemática Ensino fundamental Belém - PA Pará - Estado Ludwig Wittgenstein Matemática Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM In this study, we investigated the learning of mathematical rules in the context of the classroom, emphasizing, primarily, the discussions about language. Our main goal was to investigate the linguistic difficulties, faced by students during the learning of mathematical rules, in particular, the concept / division algorithm. To this end, we discuss, among other things, the theme "following rules" proposed by the Austrian philosopher Ludwig Wittgenstein in his Philosophical Investigations. Our work and our analysis were based primarily on this author, who discusses, among other themes, language and their meaning and foundations of mathematics, as well as the reflections of philosopher Gilles-Gaston Granger who analyzes the formal languages. We conducted a field survey that was developed at the “school of pedagogical application” of the Federal University of Pará, in a class of fourth grade. The lessons taught by the classroom teacher was observed and later the students were asked to solve division problems, verbal and nonverbal, followed by a brief interview in which we ask, among other issues, how students solve problems involving the division. In our analysis we highlight some students' difficulties, perceived in observations and in their written records or oral: some students, in its resolution strategies, invent new “mathematical rules". There are still those who "confuse" the contexts in solving verbal mathematical problems as well as the difficulty of understanding the problems that bring implicit information. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Neste trabalho, investigamos o aprendizado de regras matemáticas no contexto da sala de aula, com ênfase, principalmente, nas discussões sobre a linguagem. Nosso objetivo principal foi pesquisar as dificuldades de ordem lingüística, enfrentadas pelos alunos no decurso do aprendizado das regras matemáticas, em especial, o conceito/algoritmo da divisão. Para tanto, discutimos, entre outras coisas, o tema “seguir regras”, proposto pelo filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas. Nosso trabalho e nossas análises foram fundamentadas, principalmente, na filosofia deste autor, que discute, entre outros temas, a linguagem e sua significação e os fundamentos da matemática, bem como nas reflexões do filósofo Gilles-Gaston Granger que analisa as linguagens formais. Realizamos uma pesquisa de campo que foi desenvolvida na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, em uma turma da quarta série do ensino fundamental. As aulas ministradas pela professora da turma foram observadas e, posteriormente, foi solicitado aos alunos que resolvessem problemas de divisão verbais e não-verbais, seguido de uma breve entrevista, na qual indagamos, entre outras questões, como os alunos resolveram os problemas envolvendo a divisão. Em nossas análises destacamos algumas dificuldades dos alunos, percebidas nas observações e em seus registros escritos ou orais: alguns alunos, em suas estratégias de resolução, inventam novas “regras matemáticas”. Há ainda aqueles que “confundem” os contextos na resolução de problemas matemáticos verbais, bem como a dificuldade de compreensão de problemas que trazem informações implícitas. 2012-08-08T14:14:06Z 2012-08-08T14:14:06Z 2011-03-01 Dissertação SILVA, Paulo Vilhena da. O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2887 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Aprendizagem
Linguística matemática
Ensino fundamental
Belém - PA
Pará - Estado
Ludwig Wittgenstein
Matemática
Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Aprendizagem
Linguística matemática
Ensino fundamental
Belém - PA
Pará - Estado
Ludwig Wittgenstein
Matemática
Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SILVA, Paulo Vilhena da
O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão
topic_facet Aprendizagem
Linguística matemática
Ensino fundamental
Belém - PA
Pará - Estado
Ludwig Wittgenstein
Matemática
Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description In this study, we investigated the learning of mathematical rules in the context of the classroom, emphasizing, primarily, the discussions about language. Our main goal was to investigate the linguistic difficulties, faced by students during the learning of mathematical rules, in particular, the concept / division algorithm. To this end, we discuss, among other things, the theme "following rules" proposed by the Austrian philosopher Ludwig Wittgenstein in his Philosophical Investigations. Our work and our analysis were based primarily on this author, who discusses, among other themes, language and their meaning and foundations of mathematics, as well as the reflections of philosopher Gilles-Gaston Granger who analyzes the formal languages. We conducted a field survey that was developed at the “school of pedagogical application” of the Federal University of Pará, in a class of fourth grade. The lessons taught by the classroom teacher was observed and later the students were asked to solve division problems, verbal and nonverbal, followed by a brief interview in which we ask, among other issues, how students solve problems involving the division. In our analysis we highlight some students' difficulties, perceived in observations and in their written records or oral: some students, in its resolution strategies, invent new “mathematical rules". There are still those who "confuse" the contexts in solving verbal mathematical problems as well as the difficulty of understanding the problems that bring implicit information.
author_additional SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
author_additionalStr SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
format Dissertação
author SILVA, Paulo Vilhena da
title O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão
title_short O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão
title_full O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão
title_fullStr O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão
title_full_unstemmed O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão
title_sort o aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2887
_version_ 1832602812125544448
score 11.755432