Dissertação

Representações sociais de jovens da ilha de Cotijuba – Belém (PA) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida

This study focuses on the Social Representations (SR) of young Cotijuba Island, Belém (PA) on the secondary education and the relationships of education with their life projects. The overall objective of this research was to analyze the social representations (SR) of young secondary education studen...

ver descrição completa

Autor principal: TRINDADE, Mariléia Pereira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2908
id ir-2011-2908
recordtype dspace
spelling ir-2011-29082018-08-23T18:13:55Z Representações sociais de jovens da ilha de Cotijuba – Belém (PA) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida TRINDADE, Mariléia Pereira NASCIMENTO, Ivany Pinto http://lattes.cnpq.br/6649004854958284 Representação social Ensino médio Ilha de Cotijuba - PA Belém - PA Adolescentes Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO This study focuses on the Social Representations (SR) of young Cotijuba Island, Belém (PA) on the secondary education and the relationships of education with their life projects. The overall objective of this research was to analyze the social representations (SR) of young secondary education students in Cotijuba on the school and the relationships of education with their life projects. The specific objectives were: to characterize the sociocultural profile of the young subjects of the research; to identify the anchors and objectifications constitute the SR young people about the secondary education; to know the life projects of youth; to indicate the relationships between school and life projects of young people. The Theory of Social Representations underlies this study, whose testing procedures used from this theory were the objectification and anchoring to characterize the SR. The locus of research was the State School of Elementary and Secondary Education Prof. Marta da Conceição, located on the island of Cotijuba, Belém (PA). The subjects of this study were young students of 3rd year of secondary education of this school. Survey questionnaires were used to characterize the profile of the school and students. There was also a round of conversation with the study subjects. The discourse analysis allowed evaluating the content of the information generated from the questionnaires and the wheel of conversation to characterize the SR. The Social Representations of young islanders Cotijuba revealed that the secondary education represents an achievement for these students. On the other hand, the SR of young people indicate that the difficulties faced in the process of teaching and reduced articulation of curriculum within the context of living led to a dissociation between secondary education and life projects. FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas Este estudo enfoca as Representações Sociais (RS) de jovens da ilha de Cotijuba, Belém/PA, sobre o Ensino Médio e as relações desse ensino com seus projetos de vida. O objetivo geral dessa investigação foi analisar as Representações Sociais (RS) de jovens estudantes do Ensino Médio em Cotijuba, sobre o Ensino Médio e as relações deste ensino com seus projetos de vida. Os objetivos específicos foram: caracterizar o perfil sociocultural dos jovens sujeitos da pesquisa; identificar as objetivações e ancoragens constitutivas das RS dos jovens sobre o Ensino Médio; conhecer os projetos de vida dos jovens; indicar as relações entre Ensino Médio e os projetos de vida dos jovens. A Teoria das Representações Sociais embasa este estudo, cujos procedimentos de análise utilizados a partir dessa teoria foram a objetivação e a ancoragem para caracterizar as RS. O lócus de pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Marta da Conceição, situada na ilha de Cotijuba, Belém (PA). Os sujeitos desse estudo foram jovens estudantes do 3º ano do Ensino Médio dessa escola. Na pesquisa de campo foram utilizados questionários para caracterizar o perfil da escola e dos alunos. Houve ainda uma roda de conversa com os sujeitos do estudo. A Análise do Discurso possibilitou avaliar o conteúdo das informações geradas a partir dos questionários e da roda de conversa para caracterizar as RS. As Representações Sociais dos jovens ilhéus de Cotijuba revelaram que o Ensino Médio representa uma conquista para esses sujeitos. Por outro lado, as RS dos jovens indicam que as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e a pouca articulação do currículo com o contexto de vivência possibilitaram uma dissociação entre o Ensino Médio e projetos de vida. 2012-08-31T16:14:01Z 2012-08-31T16:14:01Z 2011-10-14 Dissertação TRINDADE, Mariléia Pereira. Representações sociais de jovens da ilha de Cotijuba – Belém (PA) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2908 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Representação social
Ensino médio
Ilha de Cotijuba - PA
Belém - PA
Adolescentes
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
spellingShingle Representação social
Ensino médio
Ilha de Cotijuba - PA
Belém - PA
Adolescentes
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
TRINDADE, Mariléia Pereira
Representações sociais de jovens da ilha de Cotijuba – Belém (PA) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida
topic_facet Representação social
Ensino médio
Ilha de Cotijuba - PA
Belém - PA
Adolescentes
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
description This study focuses on the Social Representations (SR) of young Cotijuba Island, Belém (PA) on the secondary education and the relationships of education with their life projects. The overall objective of this research was to analyze the social representations (SR) of young secondary education students in Cotijuba on the school and the relationships of education with their life projects. The specific objectives were: to characterize the sociocultural profile of the young subjects of the research; to identify the anchors and objectifications constitute the SR young people about the secondary education; to know the life projects of youth; to indicate the relationships between school and life projects of young people. The Theory of Social Representations underlies this study, whose testing procedures used from this theory were the objectification and anchoring to characterize the SR. The locus of research was the State School of Elementary and Secondary Education Prof. Marta da Conceição, located on the island of Cotijuba, Belém (PA). The subjects of this study were young students of 3rd year of secondary education of this school. Survey questionnaires were used to characterize the profile of the school and students. There was also a round of conversation with the study subjects. The discourse analysis allowed evaluating the content of the information generated from the questionnaires and the wheel of conversation to characterize the SR. The Social Representations of young islanders Cotijuba revealed that the secondary education represents an achievement for these students. On the other hand, the SR of young people indicate that the difficulties faced in the process of teaching and reduced articulation of curriculum within the context of living led to a dissociation between secondary education and life projects.
author_additional NASCIMENTO, Ivany Pinto
author_additionalStr NASCIMENTO, Ivany Pinto
format Dissertação
author TRINDADE, Mariléia Pereira
title Representações sociais de jovens da ilha de Cotijuba – Belém (PA) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida
title_short Representações sociais de jovens da ilha de Cotijuba – Belém (PA) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida
title_full Representações sociais de jovens da ilha de Cotijuba – Belém (PA) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida
title_fullStr Representações sociais de jovens da ilha de Cotijuba – Belém (PA) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida
title_full_unstemmed Representações sociais de jovens da ilha de Cotijuba – Belém (PA) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida
title_sort representações sociais de jovens da ilha de cotijuba – belém (pa) sobre o ensino médio e as relações com seus projetos de vida
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2908
_version_ 1787148277371633664
score 11.653393