/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Regra de três: prática escolar de modelagem matemática
SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Autor principal: | SILVA, Denivaldo Pantoja da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2012
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2951 |
id |
ir-2011-2951 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-29512018-08-20T18:04:27Z Regra de três: prática escolar de modelagem matemática SILVA, Denivaldo Pantoja da GUERRA, Renato Borges http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 Matemática Modelo matemático Ensino fundamental Regra de três CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação O objetivo desta pesquisa é apontar caminhos que possam levar, mesmo que parcialmente, à compreensão do ensino da regra de três como iniciação de uma consciência critica que revele os modelos matemáticos como algo mais que matemática, como construtos dos sujeitos culturais, formados nos seios de grupos com quem compartilham atividades, e, portanto, que tais modelos matemáticos não estão livres de interesses e intenções outras não matemáticas. E ainda, Discutiu-se sobre ambigüidade com relação à aplicação da proporcionalidade no enfrentamento de problemas de regra de três. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores que participaram de um curso de formação continuada para professores das séries finais do ensino fundamental. Aqui, à luz da Educação Matemática Critica e aliada aos tipos de problemas tratados ao largo de sua história pode permitir um fazer docente da regra de três algebrizada relacionada a outros temas escolares, matemáticos e não matemáticos. Verificou-se que o caráter prático da regra de três ao longo do tempo, torna possível construir uma compreensão que revele esse fazer como um fazer algebrizado que pode promover o ensino da modelagem matemática na escola. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2012-09-12T15:33:54Z 2012-09-12T15:33:54Z 2011-04-08 Dissertação SILVA, Denivaldo Pantoja da. Regra de três: prática escolar de modelagem matemática. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2951 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Matemática Modelo matemático Ensino fundamental Regra de três CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Matemática Modelo matemático Ensino fundamental Regra de três CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Denivaldo Pantoja da Regra de três: prática escolar de modelagem matemática |
topic_facet |
Matemática Modelo matemático Ensino fundamental Regra de três CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
author_additional |
GUERRA, Renato Borges |
author_additionalStr |
GUERRA, Renato Borges |
format |
Dissertação |
author |
SILVA, Denivaldo Pantoja da |
title |
Regra de três: prática escolar de modelagem matemática |
title_short |
Regra de três: prática escolar de modelagem matemática |
title_full |
Regra de três: prática escolar de modelagem matemática |
title_fullStr |
Regra de três: prática escolar de modelagem matemática |
title_full_unstemmed |
Regra de três: prática escolar de modelagem matemática |
title_sort |
regra de três: prática escolar de modelagem matemática |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2012 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2951 |
_version_ |
1832602837945679872 |
score |
11.755432 |