Dissertação

Regra de três: prática escolar de modelagem matemática

SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação

Autor principal: SILVA, Denivaldo Pantoja da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2951
id ir-2011-2951
recordtype dspace
spelling ir-2011-29512018-08-20T18:04:27Z Regra de três: prática escolar de modelagem matemática SILVA, Denivaldo Pantoja da GUERRA, Renato Borges http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 Matemática Modelo matemático Ensino fundamental Regra de três CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação O objetivo desta pesquisa é apontar caminhos que possam levar, mesmo que parcialmente, à compreensão do ensino da regra de três como iniciação de uma consciência critica que revele os modelos matemáticos como algo mais que matemática, como construtos dos sujeitos culturais, formados nos seios de grupos com quem compartilham atividades, e, portanto, que tais modelos matemáticos não estão livres de interesses e intenções outras não matemáticas. E ainda, Discutiu-se sobre ambigüidade com relação à aplicação da proporcionalidade no enfrentamento de problemas de regra de três. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores que participaram de um curso de formação continuada para professores das séries finais do ensino fundamental. Aqui, à luz da Educação Matemática Critica e aliada aos tipos de problemas tratados ao largo de sua história pode permitir um fazer docente da regra de três algebrizada relacionada a outros temas escolares, matemáticos e não matemáticos. Verificou-se que o caráter prático da regra de três ao longo do tempo, torna possível construir uma compreensão que revele esse fazer como um fazer algebrizado que pode promover o ensino da modelagem matemática na escola. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2012-09-12T15:33:54Z 2012-09-12T15:33:54Z 2011-04-08 Dissertação SILVA, Denivaldo Pantoja da. Regra de três: prática escolar de modelagem matemática. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2951 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Matemática
Modelo matemático
Ensino fundamental
Regra de três
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Matemática
Modelo matemático
Ensino fundamental
Regra de três
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Denivaldo Pantoja da
Regra de três: prática escolar de modelagem matemática
topic_facet Matemática
Modelo matemático
Ensino fundamental
Regra de três
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
author_additional GUERRA, Renato Borges
author_additionalStr GUERRA, Renato Borges
format Dissertação
author SILVA, Denivaldo Pantoja da
title Regra de três: prática escolar de modelagem matemática
title_short Regra de três: prática escolar de modelagem matemática
title_full Regra de três: prática escolar de modelagem matemática
title_fullStr Regra de três: prática escolar de modelagem matemática
title_full_unstemmed Regra de três: prática escolar de modelagem matemática
title_sort regra de três: prática escolar de modelagem matemática
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2951
_version_ 1832602837945679872
score 11.755432