Dissertação

Formação de professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica

This research was designed to identify the difficulties causes faced for teachers using computer science in their pedagogical pratice, to become able to overcome them and consequently to contribute for consolidation of educative computer science in teaching activities. During the development of...

ver descrição completa

Autor principal: PERRIER, Gerlane Romão Fonseca
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3081
id ir-2011-3081
recordtype dspace
spelling ir-2011-30812017-12-22T13:45:39Z Formação de professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica PERRIER, Gerlane Romão Fonseca ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do http://lattes.cnpq.br/5870609258842071 Prática de ensino Formação de professores Informática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This research was designed to identify the difficulties causes faced for teachers using computer science in their pedagogical pratice, to become able to overcome them and consequently to contribute for consolidation of educative computer science in teaching activities. During the development of this research it was observed that personal pratice using a applied methodology to applied computer science disciplines (“Informática Aplicada”) on technician in farming course, indicated a good way to partial overcoming of identified difficulties, even if this practice wasn´t related of a specific theoretical base. Therefore, we intended, by this work, to set some concepts and systemize them to become able to consider a methodology of work based on Projects Pedagogy that can promote the overcoming of the difficulties, after identify the problem root. Analogy with the cycle of development of softwares demonstrated that the adoption of a cyclical procedure for the development of works projects directed toward the use of computer science in the teaching practice represents a good methodological tool capable to favor the reflectivity on the teaching practice, promoting the interdisciplinarity and the transdisciplinarity, transforming educative computer science into a tool of linking disciplines, breaching the fragmented vision of a specific discipline introduced to computers exclusive use and/or restricted to computer science laboratories. Finally, we emphasize the continuous and continued professors formation necessity for the effective incorporation of educative computer science to their pedagogical practice, because, if they are enabled to apply new technologies and if they know how to design pedagogical projects with them, the professors will feel themselves encouraged in using these technologies in school curricular actions most creative. O presente trabalho foi desenvolvido no intuito de identificar as razões das dificuldades enfrentadas pelos docentes no que se refere à utilização da informática na prática pedagógica, para poder propor a superação das mesmas e consequentemente contribuir para a consolidação da informática educativa nas atividades docentes. Com o desenvolvimento desta pesquisa foi observado que a própria prática pessoal da metodologia aplicada à disciplina “Informática Aplicada” do curso técnico em agropecuária indicava um bom caminho a superação de parte das dificuldades identificadas, embora até então esta prática estivesse dissociada de uma fundamentação teórica específica. Deste modo procuramos, através deste trabalho, formalizar alguns conceitos e sistematizá-los para que, uma vez identificada a raiz do problema, possamos propor uma metodologia de trabalho baseado na Pedagogia de Projetos que possa promover a superação das dificuldades. A analogia com o ciclo de desenvolvimento de softwares demonstrou que a adoção de um procedimento cíclico para o desenvolvimento de projetos de trabalho voltados para o uso da informática na prática docente representa uma boa ferramenta metodológica capaz de favorecer a reflexividade sobre as práticas docentes, promovendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, transformando a informática educativa numa ferramenta de ligação entre as disciplinas, rompendo com a visão fragmentada de uma disciplina específica voltada apenas ao uso do computador e/ou apenas restrita ao laboratório de informática. Por fim, destacamos a necessidade da formação contínua e continuada dos docentes para a efetiva incorporação da informática educativa à sua prática pedagógica, pois, estando habilitados para o emprego das novas tecnologias e conhecendo como podem desenvolver projetos pedagógicos com elas, os docentes se sentirão encorajados em utilizá-las em ações curriculares escolares as mais criativas. 2012-10-24T17:30:20Z 2012-10-24T17:30:20Z 2005-12-20 Dissertação PERRIER, Gerlane Romão Fonseca. Formação de professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3081 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Prática de ensino
Formação de professores
Informática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Prática de ensino
Formação de professores
Informática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PERRIER, Gerlane Romão Fonseca
Formação de professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica
topic_facet Prática de ensino
Formação de professores
Informática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This research was designed to identify the difficulties causes faced for teachers using computer science in their pedagogical pratice, to become able to overcome them and consequently to contribute for consolidation of educative computer science in teaching activities. During the development of this research it was observed that personal pratice using a applied methodology to applied computer science disciplines (“Informática Aplicada”) on technician in farming course, indicated a good way to partial overcoming of identified difficulties, even if this practice wasn´t related of a specific theoretical base. Therefore, we intended, by this work, to set some concepts and systemize them to become able to consider a methodology of work based on Projects Pedagogy that can promote the overcoming of the difficulties, after identify the problem root. Analogy with the cycle of development of softwares demonstrated that the adoption of a cyclical procedure for the development of works projects directed toward the use of computer science in the teaching practice represents a good methodological tool capable to favor the reflectivity on the teaching practice, promoting the interdisciplinarity and the transdisciplinarity, transforming educative computer science into a tool of linking disciplines, breaching the fragmented vision of a specific discipline introduced to computers exclusive use and/or restricted to computer science laboratories. Finally, we emphasize the continuous and continued professors formation necessity for the effective incorporation of educative computer science to their pedagogical practice, because, if they are enabled to apply new technologies and if they know how to design pedagogical projects with them, the professors will feel themselves encouraged in using these technologies in school curricular actions most creative.
author_additional ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
author_additionalStr ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
format Dissertação
author PERRIER, Gerlane Romão Fonseca
title Formação de professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica
title_short Formação de professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica
title_full Formação de professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica
title_fullStr Formação de professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica
title_full_unstemmed Formação de professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica
title_sort formação de professores e informática. da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3081
_version_ 1787147737175687168
score 11.679366