Dissertação

Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática

The objective of this research is to understand how the teachers of the Islands of Belém consist as teachers throughout a trajectory of professional formation in the partner-cultural conditions of this region with prominence to its mathematics knowledge. It is about teachers located in schools of...

ver descrição completa

Autor principal: ANDRADE, Ercio Oliveira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3083
id ir-2011-3083
recordtype dspace
spelling ir-2011-30832019-05-23T13:25:38Z Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática ANDRADE, Ercio Oliveira GONÇALVES, Tadeu Oliver http://lattes.cnpq.br/6789250569319668 Prática de ensino Formação de professores de matemática Curso de Licenciatura em Matemática Região Metropolitana de Belém Ilha do Combu - PA Ilha Grande - PA Ilha de Paquetá - PA Ilha de Cotijuba - PA Ilha de Urubuoca - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The objective of this research is to understand how the teachers of the Islands of Belém consist as teachers throughout a trajectory of professional formation in the partner-cultural conditions of this region with prominence to its mathematics knowledge. It is about teachers located in schools of five Islands managed by Belem City Hall and Para government Pará. Once diversified forms of knowledge are involved, we theoretically base our research in the authors: Tardif, Lorenzato, Fiorentini e Lorenzato, Imbernón, Smole e Diniz, Charlot, Zabala e Perrenoud. The methodology is based on the researcher’s participant observation (also called Ethnographic) and in the qualitative analysis of the obtained information. The research is based on the inquiry that searched to understand how the teachers in Island of Belém had formed with registered data: in the historical-cultural identification of the islands, of the respective schools, through interviews with the respective teachers, through data obtained in classroom through the mathematics course for initial series for teachers of the island, photos, videos and sound recording. The research shows that the teachers of initial series deal with mathematical concepts in classroom, thus they teach mathematics. It evidences the challenges and the necessity of a deeper knowledge of these concepts, as well as the perseverance before the difficulties found in the search of continued formation and also in the development of the teacher’s practice. The analysis shows that these teachers elaborate and elaborate again their knowledge through the development of their professional practice and also it identifies the search for knowledge by these teachers. O objetivo desta pesquisa é compreender como os professores das Ilhas de Belém constituem-se professores ao longo de uma trajetória de formação profissional nas condições sócio-culturais desta região com destaque para seus saberes matemáticos. Trata-se de professores lotados nas escolas de cinco Ilhas administradas pela Prefeitura Municipal de Belém e pelo Governo do Estado do Pará. Por se tratar de diversificadas formas de saberes buscamos referências nos autores: Tardif, Lorenzato, Fiorentini e Lorenzato, Imbernón, Smole e Diniz, Charlot, Zabala e Perrenoud .para esclarecer e fundamentar teoricamente esta pesquisa. A metodologia é fundamentada na observação participante do pesquisador, também chamada de Etnográfica e na análise do tipo qualitativa das informações obtidas. A pesquisa é baseada na investigação que buscou compreender como constituíram-se os professores nas Ilhas de Belém, com dados registrados: na identificação histórico-cultural das ilhas, das respectivas escolas, por entrevistas aos respectivos professores, por dados obtidos em sala de aula através do Curso de Matemática para os Professores de Séries Iniciais das Ilhas, fotos, vídeos e gravação sonora. A pesquisa mostra que os professores de séries iniciais lidam com conceitos matemáticos em sala de aula, por isso ensinam matemática. Evidencia os desafios e a necessidade de um aprofundamento do domínio desses conceitos, bem como a perseverança diante das dificuldades encontradas frente à busca de formação continuada e também no desenvolvimento da prática docente. A análise mostra que estes professores elaboram/reelaboram seus saberes através do desenvolvimento da prática docente, e também identifica a busca de conhecimentos por estes professores. 2012-10-24T18:17:50Z 2012-10-24T18:17:50Z 2007 Dissertação ANDRADE, Ercio Oliveira. Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3083 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Prática de ensino
Formação de professores de matemática
Curso de Licenciatura em Matemática
Região Metropolitana de Belém
Ilha do Combu - PA
Ilha Grande - PA
Ilha de Paquetá - PA
Ilha de Cotijuba - PA
Ilha de Urubuoca - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Prática de ensino
Formação de professores de matemática
Curso de Licenciatura em Matemática
Região Metropolitana de Belém
Ilha do Combu - PA
Ilha Grande - PA
Ilha de Paquetá - PA
Ilha de Cotijuba - PA
Ilha de Urubuoca - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ANDRADE, Ercio Oliveira
Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática
topic_facet Prática de ensino
Formação de professores de matemática
Curso de Licenciatura em Matemática
Região Metropolitana de Belém
Ilha do Combu - PA
Ilha Grande - PA
Ilha de Paquetá - PA
Ilha de Cotijuba - PA
Ilha de Urubuoca - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The objective of this research is to understand how the teachers of the Islands of Belém consist as teachers throughout a trajectory of professional formation in the partner-cultural conditions of this region with prominence to its mathematics knowledge. It is about teachers located in schools of five Islands managed by Belem City Hall and Para government Pará. Once diversified forms of knowledge are involved, we theoretically base our research in the authors: Tardif, Lorenzato, Fiorentini e Lorenzato, Imbernón, Smole e Diniz, Charlot, Zabala e Perrenoud. The methodology is based on the researcher’s participant observation (also called Ethnographic) and in the qualitative analysis of the obtained information. The research is based on the inquiry that searched to understand how the teachers in Island of Belém had formed with registered data: in the historical-cultural identification of the islands, of the respective schools, through interviews with the respective teachers, through data obtained in classroom through the mathematics course for initial series for teachers of the island, photos, videos and sound recording. The research shows that the teachers of initial series deal with mathematical concepts in classroom, thus they teach mathematics. It evidences the challenges and the necessity of a deeper knowledge of these concepts, as well as the perseverance before the difficulties found in the search of continued formation and also in the development of the teacher’s practice. The analysis shows that these teachers elaborate and elaborate again their knowledge through the development of their professional practice and also it identifies the search for knowledge by these teachers.
author_additional GONÇALVES, Tadeu Oliver
author_additionalStr GONÇALVES, Tadeu Oliver
format Dissertação
author ANDRADE, Ercio Oliveira
title Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática
title_short Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática
title_full Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática
title_fullStr Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática
title_full_unstemmed Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática
title_sort constituir-se professor nas ilhas de belém: ensinando e aprendendo matemática
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3083
_version_ 1787147753331097600
score 11.675608