/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática
The objective of this research is to understand how the teachers of the Islands of Belém consist as teachers throughout a trajectory of professional formation in the partner-cultural conditions of this region with prominence to its mathematics knowledge. It is about teachers located in schools of...
Autor principal: | ANDRADE, Ercio Oliveira |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2012
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3083 |
id |
ir-2011-3083 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-30832019-05-23T13:25:38Z Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática ANDRADE, Ercio Oliveira GONÇALVES, Tadeu Oliver http://lattes.cnpq.br/6789250569319668 Prática de ensino Formação de professores de matemática Curso de Licenciatura em Matemática Região Metropolitana de Belém Ilha do Combu - PA Ilha Grande - PA Ilha de Paquetá - PA Ilha de Cotijuba - PA Ilha de Urubuoca - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The objective of this research is to understand how the teachers of the Islands of Belém consist as teachers throughout a trajectory of professional formation in the partner-cultural conditions of this region with prominence to its mathematics knowledge. It is about teachers located in schools of five Islands managed by Belem City Hall and Para government Pará. Once diversified forms of knowledge are involved, we theoretically base our research in the authors: Tardif, Lorenzato, Fiorentini e Lorenzato, Imbernón, Smole e Diniz, Charlot, Zabala e Perrenoud. The methodology is based on the researcher’s participant observation (also called Ethnographic) and in the qualitative analysis of the obtained information. The research is based on the inquiry that searched to understand how the teachers in Island of Belém had formed with registered data: in the historical-cultural identification of the islands, of the respective schools, through interviews with the respective teachers, through data obtained in classroom through the mathematics course for initial series for teachers of the island, photos, videos and sound recording. The research shows that the teachers of initial series deal with mathematical concepts in classroom, thus they teach mathematics. It evidences the challenges and the necessity of a deeper knowledge of these concepts, as well as the perseverance before the difficulties found in the search of continued formation and also in the development of the teacher’s practice. The analysis shows that these teachers elaborate and elaborate again their knowledge through the development of their professional practice and also it identifies the search for knowledge by these teachers. O objetivo desta pesquisa é compreender como os professores das Ilhas de Belém constituem-se professores ao longo de uma trajetória de formação profissional nas condições sócio-culturais desta região com destaque para seus saberes matemáticos. Trata-se de professores lotados nas escolas de cinco Ilhas administradas pela Prefeitura Municipal de Belém e pelo Governo do Estado do Pará. Por se tratar de diversificadas formas de saberes buscamos referências nos autores: Tardif, Lorenzato, Fiorentini e Lorenzato, Imbernón, Smole e Diniz, Charlot, Zabala e Perrenoud .para esclarecer e fundamentar teoricamente esta pesquisa. A metodologia é fundamentada na observação participante do pesquisador, também chamada de Etnográfica e na análise do tipo qualitativa das informações obtidas. A pesquisa é baseada na investigação que buscou compreender como constituíram-se os professores nas Ilhas de Belém, com dados registrados: na identificação histórico-cultural das ilhas, das respectivas escolas, por entrevistas aos respectivos professores, por dados obtidos em sala de aula através do Curso de Matemática para os Professores de Séries Iniciais das Ilhas, fotos, vídeos e gravação sonora. A pesquisa mostra que os professores de séries iniciais lidam com conceitos matemáticos em sala de aula, por isso ensinam matemática. Evidencia os desafios e a necessidade de um aprofundamento do domínio desses conceitos, bem como a perseverança diante das dificuldades encontradas frente à busca de formação continuada e também no desenvolvimento da prática docente. A análise mostra que estes professores elaboram/reelaboram seus saberes através do desenvolvimento da prática docente, e também identifica a busca de conhecimentos por estes professores. 2012-10-24T18:17:50Z 2012-10-24T18:17:50Z 2007 Dissertação ANDRADE, Ercio Oliveira. Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3083 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Prática de ensino Formação de professores de matemática Curso de Licenciatura em Matemática Região Metropolitana de Belém Ilha do Combu - PA Ilha Grande - PA Ilha de Paquetá - PA Ilha de Cotijuba - PA Ilha de Urubuoca - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Prática de ensino Formação de professores de matemática Curso de Licenciatura em Matemática Região Metropolitana de Belém Ilha do Combu - PA Ilha Grande - PA Ilha de Paquetá - PA Ilha de Cotijuba - PA Ilha de Urubuoca - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA ANDRADE, Ercio Oliveira Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática |
topic_facet |
Prática de ensino Formação de professores de matemática Curso de Licenciatura em Matemática Região Metropolitana de Belém Ilha do Combu - PA Ilha Grande - PA Ilha de Paquetá - PA Ilha de Cotijuba - PA Ilha de Urubuoca - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The objective of this research is to understand how the teachers of the
Islands of Belém consist as teachers throughout a trajectory of professional
formation in the partner-cultural conditions of this region with prominence to its
mathematics knowledge. It is about teachers located in schools of five Islands
managed by Belem City Hall and Para government Pará. Once diversified forms
of knowledge are involved, we theoretically base our research in the authors:
Tardif, Lorenzato, Fiorentini e Lorenzato, Imbernón, Smole e Diniz, Charlot,
Zabala e Perrenoud. The methodology is based on the researcher’s participant
observation (also called Ethnographic) and in the qualitative analysis of the
obtained information. The research is based on the inquiry that searched to
understand how the teachers in Island of Belém had formed with registered
data: in the historical-cultural identification of the islands, of the respective
schools, through interviews with the respective teachers, through data obtained
in classroom through the mathematics course for initial series for teachers of
the island, photos, videos and sound recording. The research shows that the
teachers of initial series deal with mathematical concepts in classroom, thus
they teach mathematics. It evidences the challenges and the necessity of a
deeper knowledge of these concepts, as well as the perseverance before the
difficulties found in the search of continued formation and also in the
development of the teacher’s practice. The analysis shows that these teachers
elaborate and elaborate again their knowledge through the development of their
professional practice and also it identifies the search for knowledge by these
teachers. |
author_additional |
GONÇALVES, Tadeu Oliver |
author_additionalStr |
GONÇALVES, Tadeu Oliver |
format |
Dissertação |
author |
ANDRADE, Ercio Oliveira |
title |
Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática |
title_short |
Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática |
title_full |
Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática |
title_fullStr |
Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática |
title_full_unstemmed |
Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática |
title_sort |
constituir-se professor nas ilhas de belém: ensinando e aprendendo matemática |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2012 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3083 |
_version_ |
1787147753331097600 |
score |
11.675608 |