/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Análise de um processo de estudo de semelhança
This is about an investigation of a study procedure between similar images made by a research community, in a high school class from the public state branch in the outskirts of the city of Belém, seeking to answer if the activities developed by students in classroom characterize a mathematical ac...
Autor principal: | SILVA, Reginaldo da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2012
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3123 |
id |
ir-2011-3123 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-31232019-05-23T13:25:54Z Análise de um processo de estudo de semelhança SILVA, Reginaldo da GUERRA, Renato Borges http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 Geometria euclidiana Matemática Ensino médio Transposição didática Currículo Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This is about an investigation of a study procedure between similar images made by a research community, in a high school class from the public state branch in the outskirts of the city of Belém, seeking to answer if the activities developed by students in classroom characterize a mathematical activity in view of the didactic transposition theory by Yves Chevallard. This is accomplished through collaborative activities that try to identify the flow of mathematical knowledge evoked by students while building a concept of similarity. The research is of a qualitative nature with an ethnographic approach, adapted to education according to Lüdke and André. Analysis show that accomplished activities promote a mathematical action, therefore mathematical activity through the knowledge raised and the links established upon construction of comprehensive models of the concept of similarity by students. Difficulties are outlined as important elements identifying knowledge and their links, such as the research community collaboration eases the studying process. Trata de uma investigação de um processo de estudo de semelhança de figuras realizado por uma comunidade de estudo, em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da periferia de Belém, buscando responder se as atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula caracterizam uma atividade matemática a luz da teoria da transposição didática de Yves Chevallard. Isso é realizado por meio de atividades colaborativas, em que busca identificar os movimentos dos saberes matemáticos evocados pelos alunos na construção do conceito de semelhança. A pesquisa é de natureza qualitativa, numa abordagem etnográfica adaptada à educação, segundo Lüdke e André. As análises mostram que as atividades realizadas promovem um fazer matemático e, portanto, uma atividade matemática, por meio dos saberes evocados e as articulações estabelecidas na construção de modelos para a compreensão pelos alunos do conceito de semelhança. São destacadas as dificuldades como elementos importantes na identificação de saberes e articulações destes, bem como a comunidade de estudo colaborativo como facilitador do processo de estudo. 2012-11-05T15:09:41Z 2012-11-05T15:09:41Z 2007-05-11 Dissertação SILVA, Reginaldo da. Análise de um processo de estudo de semelhança. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3123 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Geometria euclidiana Matemática Ensino médio Transposição didática Currículo Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Geometria euclidiana Matemática Ensino médio Transposição didática Currículo Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SILVA, Reginaldo da Análise de um processo de estudo de semelhança |
topic_facet |
Geometria euclidiana Matemática Ensino médio Transposição didática Currículo Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This is about an investigation of a study procedure between similar images made by a
research community, in a high school class from the public state branch in the outskirts of the
city of Belém, seeking to answer if the activities developed by students in classroom
characterize a mathematical activity in view of the didactic transposition theory by Yves
Chevallard. This is accomplished through collaborative activities that try to identify the flow
of mathematical knowledge evoked by students while building a concept of similarity. The
research is of a qualitative nature with an ethnographic approach, adapted to education
according to Lüdke and André. Analysis show that accomplished activities promote a
mathematical action, therefore mathematical activity through the knowledge raised and the
links established upon construction of comprehensive models of the concept of similarity by
students. Difficulties are outlined as important elements identifying knowledge and their
links, such as the research community collaboration eases the studying process. |
author_additional |
GUERRA, Renato Borges |
author_additionalStr |
GUERRA, Renato Borges |
format |
Dissertação |
author |
SILVA, Reginaldo da |
title |
Análise de um processo de estudo de semelhança |
title_short |
Análise de um processo de estudo de semelhança |
title_full |
Análise de um processo de estudo de semelhança |
title_fullStr |
Análise de um processo de estudo de semelhança |
title_full_unstemmed |
Análise de um processo de estudo de semelhança |
title_sort |
análise de um processo de estudo de semelhança |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2012 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3123 |
_version_ |
1832603430344982528 |
score |
11.755432 |