Dissertação

Análise de um processo de estudo de semelhança

This is about an investigation of a study procedure between similar images made by a research community, in a high school class from the public state branch in the outskirts of the city of Belém, seeking to answer if the activities developed by students in classroom characterize a mathematical ac...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Reginaldo da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3123
id ir-2011-3123
recordtype dspace
spelling ir-2011-31232019-05-23T13:25:54Z Análise de um processo de estudo de semelhança SILVA, Reginaldo da GUERRA, Renato Borges http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 Geometria euclidiana Matemática Ensino médio Transposição didática Currículo Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This is about an investigation of a study procedure between similar images made by a research community, in a high school class from the public state branch in the outskirts of the city of Belém, seeking to answer if the activities developed by students in classroom characterize a mathematical activity in view of the didactic transposition theory by Yves Chevallard. This is accomplished through collaborative activities that try to identify the flow of mathematical knowledge evoked by students while building a concept of similarity. The research is of a qualitative nature with an ethnographic approach, adapted to education according to Lüdke and André. Analysis show that accomplished activities promote a mathematical action, therefore mathematical activity through the knowledge raised and the links established upon construction of comprehensive models of the concept of similarity by students. Difficulties are outlined as important elements identifying knowledge and their links, such as the research community collaboration eases the studying process. Trata de uma investigação de um processo de estudo de semelhança de figuras realizado por uma comunidade de estudo, em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da periferia de Belém, buscando responder se as atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula caracterizam uma atividade matemática a luz da teoria da transposição didática de Yves Chevallard. Isso é realizado por meio de atividades colaborativas, em que busca identificar os movimentos dos saberes matemáticos evocados pelos alunos na construção do conceito de semelhança. A pesquisa é de natureza qualitativa, numa abordagem etnográfica adaptada à educação, segundo Lüdke e André. As análises mostram que as atividades realizadas promovem um fazer matemático e, portanto, uma atividade matemática, por meio dos saberes evocados e as articulações estabelecidas na construção de modelos para a compreensão pelos alunos do conceito de semelhança. São destacadas as dificuldades como elementos importantes na identificação de saberes e articulações destes, bem como a comunidade de estudo colaborativo como facilitador do processo de estudo. 2012-11-05T15:09:41Z 2012-11-05T15:09:41Z 2007-05-11 Dissertação SILVA, Reginaldo da. Análise de um processo de estudo de semelhança. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3123 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Geometria euclidiana
Matemática
Ensino médio
Transposição didática
Currículo
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Geometria euclidiana
Matemática
Ensino médio
Transposição didática
Currículo
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SILVA, Reginaldo da
Análise de um processo de estudo de semelhança
topic_facet Geometria euclidiana
Matemática
Ensino médio
Transposição didática
Currículo
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This is about an investigation of a study procedure between similar images made by a research community, in a high school class from the public state branch in the outskirts of the city of Belém, seeking to answer if the activities developed by students in classroom characterize a mathematical activity in view of the didactic transposition theory by Yves Chevallard. This is accomplished through collaborative activities that try to identify the flow of mathematical knowledge evoked by students while building a concept of similarity. The research is of a qualitative nature with an ethnographic approach, adapted to education according to Lüdke and André. Analysis show that accomplished activities promote a mathematical action, therefore mathematical activity through the knowledge raised and the links established upon construction of comprehensive models of the concept of similarity by students. Difficulties are outlined as important elements identifying knowledge and their links, such as the research community collaboration eases the studying process.
author_additional GUERRA, Renato Borges
author_additionalStr GUERRA, Renato Borges
format Dissertação
author SILVA, Reginaldo da
title Análise de um processo de estudo de semelhança
title_short Análise de um processo de estudo de semelhança
title_full Análise de um processo de estudo de semelhança
title_fullStr Análise de um processo de estudo de semelhança
title_full_unstemmed Análise de um processo de estudo de semelhança
title_sort análise de um processo de estudo de semelhança
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3123
_version_ 1832603430344982528
score 11.755432