Tese

Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero

This study investigated the meaning of play‟s groups at street like a peer culture context, noticing them not only as forms of expression and reproduction of this culture but, principally as reconstruction and co-construction context of: sex roles, gender identity and sex role ideology. The study ha...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Lúcia Isabel da Conceição
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2013
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3967
id ir-2011-3967
recordtype dspace
spelling ir-2011-39672018-11-14T15:49:23Z Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero Playchasing, and things of the genders SILVA, Lúcia Isabel da Conceição PONTES, Fernando Augusto Ramos http://lattes.cnpq.br/1225408485576678 Interação social Desenvolvimento humano Brinquedos Identidade de gênero Crianças Adolescentes Terra Firme (Belém, PA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE This study investigated the meaning of play‟s groups at street like a peer culture context, noticing them not only as forms of expression and reproduction of this culture but, principally as reconstruction and co-construction context of: sex roles, gender identity and sex role ideology. The study has included 689 people among 0 and 18 years old (440 boys – 249 girls), who played together and they were resident or visitant of three streets around there in a district of Belém/Pará, during one year. The data were collected through three procedures: description from the social and demographic aspects from the area through a formulate; the number of the groups activities of play using scan sampling and the quality of these activities done through the recording of episodes. The results reveal gender differences between the participation in the street and the variety of the play subculture. It was observed a predominance of boys in the street, segregation in plays and different strategies of interaction between two groups of gender. There were major approach girls to the male subculture, doing subversion strategies of ideologies and gender roles. As of three explicative models of human being development (Hinde, 1979, 1987 e 1997; Bronfenbrenner, 1977, 1994 e 1999 e Rossetti-Ferreira, Amorin, Silva & Carvalho, 2003), trying to discuss about the relation between macro and micro determination in the culture formation of gender in play groups. The data about groups composition, segregation, preferences, content and quality of sharing the gender groups sex/ gender, confirm the relation of gender formation and take to a proposition of a unilateral approach among these groups which the girls are the first. Este estudo investigou o significado dos grupos de brincadeiras na rua como um contexto da cultura de pares, percebendo-os não apenas como espaços de expressão e reprodução da cultura de gênero, mas principalmente como contexto de reconstrução e co-construção destes aspectos: papéis sexuais, identidade de gênero e ideologia de papéis sexuais. O estudo incluiu 689 sujeitos entre 0 e 18 anos (440 meninos – 249 meninas), que brincavam juntos, sendo moradores ou visitantes de três ruas num bairro da periferia de Belém- Pará, durante um ano. Os dados foram coletados através de três procedimentos: descrição dos aspectos sócio-demográficos da área através de um formulário; identificação quantitativa das atividades dos grupos de brincadeira utilizando a técnica de varredura (scan sampling) e a descrição qualitativa das atividades através da filmagem de episódios. Os resultados revelam diferenças de gênero quanto à participação na rua e à variedade da subcultura lúdica. Observou-se predominância dos meninos na rua, segregação e tipificação sexual nas brincadeiras e estratégias diferenciadas de interação entre os dois grupos de gênero. Houve maior aproximação das meninas naquilo a que se denominou subcultura masculina, configurando estratégias de subversão das ideologias e papéis de gênero. A partir de três modelos explicativos do desenvolvimento humano (Hinde, 1979, 1987 e 1997; Bronfenbrenner, 1977, 1994 e 1999 e Rossetti-Ferreira, Amorin, Silva & Carvalho, 2003), busca-se discutir a relação entre macro e microdeterminações na construção da cultura dos gêneros dentro dos grupos de brincadeiras. Os dados sobre composição dos grupos, segregação, tipificação e preferência por brincadeiras e conteúdo e qualidade das interações entre os grupos de sexo/gênero confirmam o caráter relacional da construção do gênero e levam à proposição de um padrão de aproximação unilateral entre estes grupos, sendo que este padrão é protagonizado pelas meninas. 2013-06-05T13:27:52Z 2013-06-05T13:27:52Z 2006-06-26 Tese SILVA, Lúcia Isabel da Conceição. Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero. 2006. 299 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3967 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Interação social
Desenvolvimento humano
Brinquedos
Identidade de gênero
Crianças
Adolescentes
Terra Firme (Belém, PA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
spellingShingle Interação social
Desenvolvimento humano
Brinquedos
Identidade de gênero
Crianças
Adolescentes
Terra Firme (Belém, PA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
SILVA, Lúcia Isabel da Conceição
Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero
topic_facet Interação social
Desenvolvimento humano
Brinquedos
Identidade de gênero
Crianças
Adolescentes
Terra Firme (Belém, PA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
description This study investigated the meaning of play‟s groups at street like a peer culture context, noticing them not only as forms of expression and reproduction of this culture but, principally as reconstruction and co-construction context of: sex roles, gender identity and sex role ideology. The study has included 689 people among 0 and 18 years old (440 boys – 249 girls), who played together and they were resident or visitant of three streets around there in a district of Belém/Pará, during one year. The data were collected through three procedures: description from the social and demographic aspects from the area through a formulate; the number of the groups activities of play using scan sampling and the quality of these activities done through the recording of episodes. The results reveal gender differences between the participation in the street and the variety of the play subculture. It was observed a predominance of boys in the street, segregation in plays and different strategies of interaction between two groups of gender. There were major approach girls to the male subculture, doing subversion strategies of ideologies and gender roles. As of three explicative models of human being development (Hinde, 1979, 1987 e 1997; Bronfenbrenner, 1977, 1994 e 1999 e Rossetti-Ferreira, Amorin, Silva & Carvalho, 2003), trying to discuss about the relation between macro and micro determination in the culture formation of gender in play groups. The data about groups composition, segregation, preferences, content and quality of sharing the gender groups sex/ gender, confirm the relation of gender formation and take to a proposition of a unilateral approach among these groups which the girls are the first.
author_additional PONTES, Fernando Augusto Ramos
author_additionalStr PONTES, Fernando Augusto Ramos
format Tese
author SILVA, Lúcia Isabel da Conceição
title Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero
title_short Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero
title_full Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero
title_fullStr Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero
title_full_unstemmed Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero
title_sort papagaio, pira, peteca e coisas do gênero
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2013
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3967
_version_ 1832604409832407040
score 11.755432