/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos d...
Autor principal: | SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2839 |
Resumo: |
---|
Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações
do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de
desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola
pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos da pesquisa foram 30 crianças entre
5 e 12 anos de idade. A pesquisa postula uma abordagem qualitativa, fundamentada na
teoria das Representações Sociais, nos conceitos de Corpo e Desenhos. A coleta de
dados para a análise consta de: a) apresentação da proposta nas turmas para as crianças;
b) solicitação de desenhos pelas crianças. As análises das produções de desenhos e
entrevistas semi estruturadas tornou evidente aspectos do corpo que não são revelados
no cotidiano escolar. Há desenhos que representam sentimentos de alegrias, de
frustrações ou de decepções sobre algo está bem ou mistérios a serem revelados. As
mãos aparecem como uma representação forte e significativa para as crianças do 1° ano.
O coração foi a parte que mais significa o corpo para as crianças do 3° e do 5° ano
escolar. Concluímos que os desenhos são linguagens diferentes da falada, mas há a
necessidade de se saber o que o desenhante quis dizer ou sentiu ao colocar no papel
aquela figura. O embora possa ser uma imagem inconsciente do desenhante ela tem uma
função mediadora do pensamento, do corpo e da experiência que cada sujeito vivencia
ou projeta como um sonho ou um fantasma. |