/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais
In this article we review the principal findings from a series of studies about conditional discrimination training without differential consequences, which have been conducted in our laboratory with human participants who had no previous experience as research subjects. We seek to describe the proc...
Autor principal: | BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão |
---|---|
Outros Autores: | ASSIS, Grauben José Alves de |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2013
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3988 |
id |
ir-2011-3988 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-39882018-01-29T17:19:49Z Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais Training without differential consequences: conceptual and methodological importance, and some educational implications BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão ASSIS, Grauben José Alves de Pareamento consistente Consistência de estímulos Estímulo/resposta Ensino In this article we review the principal findings from a series of studies about conditional discrimination training without differential consequences, which have been conducted in our laboratory with human participants who had no previous experience as research subjects. We seek to describe the procedures utilized and discuss the results obtained with reference to conceptual and methodological aspects which these studies share in common. In particular, we focus on reinforcement (in terms of its temporal schedule), and alternative sources of control (Sample-Sc and Sample-Si matching, as well as reexposure to the training trials). Finally, we draw a relationship between the procedural routine and the role of teachers in the classroom, and suggest some educational implications which may be involved in the programming and implementation of instructional strategies. Neste trabalho, retomamos os principais estudos sobre o treino de discriminações condicionais sem conseqüências diferenciais implementados em nosso laboratório com humanos desprovidos de história prévia de participação como sujeitos. Buscamos descrever os procedimentos utilizados e discutimos os resultados em torno de aspectos conceituais e metodológicos a respeito dos quais os estudos podem ser inter-relacionados - a questão do reforço (a temporalidade com que este segue o desempenho, enquanto uma característica envolvida em sua definição) e fontes alternativas de controle (o pareamento Modelo-Sc e Modelo-Si, bem como a reexposição às tentativas de treino). Finalmente, relacionamos o procedimento geral dos estudos com a postura do professor em sala de aula e sugerimos algumas implicações educacionais dele decorrentes, como podendo estar envolvidas na programação e implementação do ensino. 2013-06-11T13:25:20Z 2013-06-11T13:25:20Z 2002-08 Artigo de Periódico BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão; ASSIS, Grauben José Alves de. Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 18, n. 2, p. 149-160, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v18n2/a05v18n2.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000200005>. 1806-3446 0102-3772 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3988 por Acesso Aberto application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Pareamento consistente Consistência de estímulos Estímulo/resposta Ensino |
spellingShingle |
Pareamento consistente Consistência de estímulos Estímulo/resposta Ensino BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais |
topic_facet |
Pareamento consistente Consistência de estímulos Estímulo/resposta Ensino |
description |
In this article we review the principal findings from a series of studies about conditional discrimination training without differential consequences, which have been conducted in our laboratory with human participants who had no previous experience as research subjects. We seek to describe the procedures utilized and discuss the results obtained with reference to conceptual and methodological aspects which these studies share in common. In particular, we focus on reinforcement (in terms of its temporal schedule), and alternative sources of control (Sample-Sc and Sample-Si matching, as well as reexposure to the training trials). Finally, we draw a relationship between the procedural routine and the role of teachers in the classroom, and suggest some educational implications which may be involved in the programming and implementation of instructional strategies. |
format |
Artigo |
author |
BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão |
author2 |
ASSIS, Grauben José Alves de |
author2Str |
ASSIS, Grauben José Alves de |
title |
Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais |
title_short |
Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais |
title_full |
Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais |
title_fullStr |
Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais |
title_full_unstemmed |
Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais |
title_sort |
treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais |
publishDate |
2013 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3988 |
_version_ |
1832603431934623744 |
score |
11.755432 |