Tese

A educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si

To present Thesis that interferes in the group of researches developed by Pesquisa Education's Line: Curriculum, Epistemologia and History of the Program of Masters degree in Education of the Federal University of Pará, the 20TH century. Takes as corpus of study the narratives of five education ex-H...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Ghislaine Dias da
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2013
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4063
id ir-2011-4063
recordtype dspace
spelling ir-2011-40632019-05-23T13:25:43Z A educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si COSTA, Ghislaine Dias da ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da http://lattes.cnpq.br/3735617515418666 Educação e Estado Escolarização Hansenianos Existencialismo Transgressão Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO To present Thesis that interferes in the group of researches developed by Pesquisa Education's Line: Curriculum, Epistemologia and History of the Program of Masters degree in Education of the Federal University of Pará, the 20TH century. Takes as corpus of study the narratives of five education ex-Hansenianos memories, documents and historical sources to analyze by triad power-know-subject, that experience as a transgressor. The theoretical research depart of contributions from authors transiting by post-structuralism, especially the thought of Michel Foucault where search-if a dialogue about parallel lives, education, subjectivation, transgression and aestheticization. The survey analyses show that the experience of schooling not only presents some specifics about the modes and the context in which it was carried, but, also, as for the singular and existential meaning that acquired for the hansenianos patients that entered the school in their lives, and with this they opened banks to experience both of transgressors processes itself as in the collective social life of the colony by decreasing the strength of subjectivation: make it possible to think that the Transgression in the field of education, plays an important role in Education to enable the creation of passages, gaps for new configurations of senses, new modes of existence, as a space for the recognition of the multiplicity of existence, the difference in the formation of subjectivities resistant, transgressive, creators; reveal a unique experience of schooling can contribute to re questioning knowledge and educational practice ethics and politically committed to the differences and contribute to redeem certain images sometimes forgotten history, the lives of infamous men, denied, silenced voices in contexts of schooling; Finally point to the prospect of teaching ethics and aesthetically oriented, capable of acts of creation and the transgression. A presente Tese que se insere no conjunto de pesquisas desenvolvidas pela Linha de Pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, objetiva problematizar a experiência de escolarização de ex-Hansenianos, da antiga colônia de Marituba no Pará do século XX. Toma como corpus de estudo as narrativas de memórias de escolarização de cinco ex-Hansenianos, documentos e fontes históricas para analisar pela tríade poder-saber-sujeito, aquela experiência como transgressora. Os aportes teóricos da pesquisa partem das contribuições de autores que transitam pelo Pós-estruturalismo, especialmente o pensamento de Michel Foucault onde busca-se um diálogo sobre vidas paralelas, escolarização, subjetivação, transgressão e estetização. As análises da pesquisa apontam que a experiência de escolarização não apenas apresenta algumas especificidades quanto aos modos e ao contexto em que ela se efetivou, mas, também, quanto ao significado singular e existencial que adquiriu para os Hansenianos que inseriram a escola em suas vidas, e com isso abriram margens para processos transgressores tanto da experiência de si como no convívio coletivo social da colônia ao diminuir a força do dispositivo de subjetivação; possibilitam pensar que a Transgressão no campo da educação, assume um papel importante na Escolarização ao possibilitar a criação de passagens, fendas para novas configurações de sentidos, novos modos de existência, como espaço para o reconhecimento da multiplicidade do existir, da diferença na constituição de subjetividades resistentes, transgressoras, criadoras; revelam uma experiência singular de escolarização capaz de contribuir para reproblematizar saberes e práticas educativas ética e politicamente comprometidas com as diferenças e contribuir para resgatar certas imagens por vezes esquecidas, história menores, vidas de homens infames, vozes negadas, silenciadas em contextos de escolarização; finalmente apontam para a perspectiva de uma docência ética e esteticamente orientada, capaz de atos de criação e transgressão. 2013-08-06T12:31:00Z 2013-08-06T12:31:00Z 2013-03-25 Tese COSTA, Ghislaine Dias da. A educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si. 2013. 210 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4063 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação e Estado
Escolarização
Hansenianos
Existencialismo
Transgressão
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
spellingShingle Educação e Estado
Escolarização
Hansenianos
Existencialismo
Transgressão
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
COSTA, Ghislaine Dias da
A educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si
topic_facet Educação e Estado
Escolarização
Hansenianos
Existencialismo
Transgressão
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
description To present Thesis that interferes in the group of researches developed by Pesquisa Education's Line: Curriculum, Epistemologia and History of the Program of Masters degree in Education of the Federal University of Pará, the 20TH century. Takes as corpus of study the narratives of five education ex-Hansenianos memories, documents and historical sources to analyze by triad power-know-subject, that experience as a transgressor. The theoretical research depart of contributions from authors transiting by post-structuralism, especially the thought of Michel Foucault where search-if a dialogue about parallel lives, education, subjectivation, transgression and aestheticization. The survey analyses show that the experience of schooling not only presents some specifics about the modes and the context in which it was carried, but, also, as for the singular and existential meaning that acquired for the hansenianos patients that entered the school in their lives, and with this they opened banks to experience both of transgressors processes itself as in the collective social life of the colony by decreasing the strength of subjectivation: make it possible to think that the Transgression in the field of education, plays an important role in Education to enable the creation of passages, gaps for new configurations of senses, new modes of existence, as a space for the recognition of the multiplicity of existence, the difference in the formation of subjectivities resistant, transgressive, creators; reveal a unique experience of schooling can contribute to re questioning knowledge and educational practice ethics and politically committed to the differences and contribute to redeem certain images sometimes forgotten history, the lives of infamous men, denied, silenced voices in contexts of schooling; Finally point to the prospect of teaching ethics and aesthetically oriented, capable of acts of creation and the transgression.
author_additional ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da
author_additionalStr ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da
format Tese
author COSTA, Ghislaine Dias da
title A educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si
title_short A educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si
title_full A educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si
title_fullStr A educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si
title_full_unstemmed A educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si
title_sort educação como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no pará do século xx a (re) criação da experiência de si
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2013
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4063
_version_ 1832605226501144576
score 11.755432