Dissertação

Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função

This is an exploratory research that aimed to investigate the elements that compose university students’ concept image related to the concept of limit of a function of one real variable. It was investigated the knowledge of 25 students of mathematics’ course in two public universities in the state o...

ver descrição completa

Autor principal: MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2013
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4541
id ir-2011-4541
recordtype dspace
spelling ir-2011-45412017-12-22T14:10:59Z Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio BRANDEMBERG, João Cláudio http://lattes.cnpq.br/3873561463033176 Matemática Limite de uma função Imagem conceitual Definição conceitual pessoal Definição conceitual formal Limite (Matemática) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This is an exploratory research that aimed to investigate the elements that compose university students’ concept image related to the concept of limit of a function of one real variable. It was investigated the knowledge of 25 students of mathematics’ course in two public universities in the state of Pará (Brazil). The data collection was made, at first, through a questionnaire that contained tasks involving limit of one real variable function’s conceptual aspects. The second stage consisted in interviews with six students that were selected because of their evoked concept images in the previous stage, since they were related to the four Discussion Themes (DT) that leaded those interviews. The data analysis was based on the theory of Tall&Vinner (1981) and Vinner (1991), besides the studies of Cottril et al (1996), Jordaan (2005), Juter (2006), Nair (2009), above others, which composed the theoretical framework of this study. Above the results obtained in this research, we emphasize that the students relate the concept of limit of a function of one real variable with static and/or dynamic interpretations that, in some moments, constituted themselves as potential conflict factors, such as described by Vinner (1991). Besides, we’ve also noticed that some evoked concept images weren’t coherent, which influenced them to construct a personal concept definition different from the formal concept definition of limit of a function of one real variable. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta é uma pesquisa de caráter exploratório, cujo objetivo foi investigar os elementos que compõem a imagem conceitual de estudantes universitários sobre o conceito de limite de uma função de uma variável real. O estudo envolveu 25 estudantes do curso de licenciatura em matemática de duas universidades públicas no estado do Pará (Brasil) e constituiu-se de duas etapas. Primeiramente, aplicamos um questionário que continha tarefas relacionadas aos aspectos conceituais de limite de uma função de uma variável. A segunda etapa consistiu na realização de entrevistas com seis sujeitos que foram selecionados devido às imagens conceituais evocadas por eles na etapa anterior, e que por sua vez, encontravam-se em conformidade com os quatro Temas de Discussão (TD) que nortearam essas entrevistas. A análise dos resultados baseou-se, sobretudo, na teoria de Tall e Vinner (1981) e Vinner (1991), bem como nos estudos realizados por Cottril et al (1996), Jordaan (2005), Juter (2006), Nair (2009), dentre outros, que compuseram a fundamentação teórica do presente estudo. Dentre os resultados obtidos, ressaltamos que os estudantes relacionam o conceito de limite de uma função de uma variável real com interpretações estáticas e/ou dinâmicas que, em alguns momentos, constituíram-se como fatores de conflito potencial, conforme destacado por Vinner (1991). Além disso, evidenciamos que algumas das imagens conceituais evocadas pelos sujeitos investigados não se fizeram coerentes, fato que os influenciou a construir uma definição conceitual pessoal diferente da definição conceitual formal de limite de uma função de uma variável real. 2013-12-16T12:37:20Z 2013-12-16T12:37:20Z 2013-02-28 Dissertação MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio. Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4541 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Matemática
Limite de uma função
Imagem conceitual
Definição conceitual pessoal
Definição conceitual formal
Limite (Matemática)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática
Limite de uma função
Imagem conceitual
Definição conceitual pessoal
Definição conceitual formal
Limite (Matemática)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio
Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função
topic_facet Matemática
Limite de uma função
Imagem conceitual
Definição conceitual pessoal
Definição conceitual formal
Limite (Matemática)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This is an exploratory research that aimed to investigate the elements that compose university students’ concept image related to the concept of limit of a function of one real variable. It was investigated the knowledge of 25 students of mathematics’ course in two public universities in the state of Pará (Brazil). The data collection was made, at first, through a questionnaire that contained tasks involving limit of one real variable function’s conceptual aspects. The second stage consisted in interviews with six students that were selected because of their evoked concept images in the previous stage, since they were related to the four Discussion Themes (DT) that leaded those interviews. The data analysis was based on the theory of Tall&Vinner (1981) and Vinner (1991), besides the studies of Cottril et al (1996), Jordaan (2005), Juter (2006), Nair (2009), above others, which composed the theoretical framework of this study. Above the results obtained in this research, we emphasize that the students relate the concept of limit of a function of one real variable with static and/or dynamic interpretations that, in some moments, constituted themselves as potential conflict factors, such as described by Vinner (1991). Besides, we’ve also noticed that some evoked concept images weren’t coherent, which influenced them to construct a personal concept definition different from the formal concept definition of limit of a function of one real variable.
author_additional BRANDEMBERG, João Cláudio
author_additionalStr BRANDEMBERG, João Cláudio
format Dissertação
author MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio
title Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função
title_short Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função
title_full Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função
title_fullStr Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função
title_full_unstemmed Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função
title_sort um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2013
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4541
_version_ 1832605068589793280
score 11.755432